TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA TEOLOGIA NA RELIGIÃO

Por:   •  17/3/2017  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA INTRODUÇÃO À TEOLOGIA ENVAGÉLICA – KARL BARTH

O livro de Karl Barth é dividido em quatro capítulos, ele aborda o lugar da teologia; a existência da teologia; os perigos que ameaçam a teologia e, por último, o labor da teologia. Cada capítulo apresenta ensinamentos referentes ao tema Teologia.

Antes de falar separadamente de cada capítulo, falarei um pouco do autor Karl Barth.

Karl Barth (1886 – 1968), foi pastor da Igreja Reformada, um dos líderes da teologia dialética e da neo-ortodoxia protestante, e o mais importante teólogo do século XX. No decorrer de seus estudos, Barth apresentou diversos panoramas de etapas de sua peregrinação teológica, uma avaliação de seu pensamento, tendo como base a fé reformada, como exposta nas confissões clássicas, com especial atenção a seus principais temas teológicos (o Deus Triúno, a Palavra de Deus, a concentração Cristológica, a reconciliação), ou seja, partindo de uma dogmática eclesiástica . Autor de diversos livros, Barth é considerado atualmente como um dos maiores teólogos do cristianismo e, segundo suas escritas, em momento algum de sua carreira, ele migra da teologia puramente dialética e passa a usar a analogia da fé. Para ele, a analogia seria a única forma viável de se falar com Deus.

O livro “Introdução à Teologia Evangélica”, contém a última preleção feita por Karl Barth, um resumo sucinto de suas ideias básicas. Como estudante, professor e pastor, o livro se retrata de um caráter eminentemente pessoal, profundamente polêmico – para os controversos da teologia evangélica protestante e reformadora – e mais do que apenas ciência e escrita, contém sabedoria.

• O lugar da Teologia

O primeiro ensinamento de Karl Barth trata sobre a Palavra, onde se afirma que “a Palavra de Deus é a palavra que Deus falou, fala e falará por meio de toda a humanidade” – trata-se de testemunhas, comunidade, o Espírito. De forma objetiva, Barth inicia seu pensamento, na busca com a Palavra de Deus. Ele não interessa em comparar teologias ou religiões para julgar qual teologia ou religião é superior porque todas elas se consideram e se representam como a melhor teologia. Para Barth, a Teologia Evangélica apresenta o Deus que se manifesta no evangelho, que por si mesmo fala aos seres humanos. Ele assinala três pontos chaves em que a teologia evangélica estabelece a sua essência da reflexão: na existência humana, na fé da comunidade e finalmente, na própria razão por ser essa a fonte da reflexão no entendimento da fé. Dando destaque sempre que, pela sua própria natureza, o assunto dessa teologia será Deus.

• A Existência da Teologia

Nesse capítulo, a primeira coisa que Barth aborda é sobre a Admiração. O termo é derivado de miraculum “milagre”. Ele mostra que o teólogo irá lidar com o agir de Deus e seu milagres, portanto viverá admirando. Na sequência em seu pensamento, Barth discorre sobre a pessoa que se envolve com a teologia e, devido a esse envolvimento e profundidade, ela mostrará áreas íntimas da humanidade. Diante disso, o teólogo terá comprometimento com Deus e os estudos e, por fim, a fé, onde Barth afirma que é o evento na história da pessoa, sem a qual todas as demais possibilidades não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com