TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Conto "O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA-BATA”

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 2

O conto "O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA-BATA” descreve os momentos finais da vida de um pastor de uma boiada, Azarias, que desde cedo trabalhou cuidando de bois, e não teve sequer a oportunidade de estudo. Certa tarde ao estar cuidando da boiada, como fizera em quase toda sua vida, Azarias presencia a explosão de Mabata-bata, o boi mais valioso da manada do seu tio, o qual estava destinado a ser prenda de lobolo — o dote que o noivo pagava à família da noiva ao se casar com ela. Foi neste momento que o desespero de Azarias começou.

Por medo do seu tio matá-lo, Azarias resolve fugir, já que não tinha provas para se inocentar do acidente. Porém, algo o impede de fugir para longe do rio, e ele acaba ficando por perto de onde morava. Mais tarde, soldados avisam para seu tio Raul que haviam minas espalhadas pelo campo, e o mesmo resolve procurar Azarias e os seus bois. Como Azarias não voltaria pela voz de Raul, pelo medo que o menino sentia de seu tio, sua avó decide ir junto. Por fim, ao ser convencido de voltar, após a promessa de entrar na escola no próximo ano, uma tragédia acontece, impedindo o bom menino de desfrutar de seu simples pedido: estudar.

Este é um conto intenso, apesar das poucas páginas. O autor consegue explorar diferentes emoções, como o medo, a raiva, a ingenuidade e a surpresa, para criar uma sensação de imersão e transmitir os acontecimentos de modo a gerar empatia e carinho pelo menino Azarias. O fim trágico traz um elemento de choque, e deixa o leitor genuinamente triste, pela perda do personagem que ainda possuía dezenas de anos para viver. Portanto, a história, engajante do início ao fim, destaca-se pela sua capacidade de prender o leitor em sua trama e pelos momentos de tensão bem construídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com