TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do conto “no retiro da figueira”

Por:   •  31/5/2017  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  6.322 Visualizações

Página 1 de 2

Guilherme Rosenbach

Resenha do conto “no retiro da figueira”

No retiro da figueira, escrita por Moacyr Scliar é um conto publicado no livro “Antologia de Contos: Contos Brasileiros Contemporâneos” produzido pela editora Salamandra. Ele conta a história de uma família que quer se mudar para um bairro mais seguro, pois o lugar onde habitam está ficando cada vez mais perigoso.

Na busca por uma nova moradia eles conhecem um bairro perfeito, no caso o condomínio Retiro da Figueira, que além de ser organizado com uma ótima segurança havia casas lindas e bem planejadas. Como o pai desta família havia sido promovido em sua empresa, logo mudaram-se para esse excelente condomínio.

A vida nessa nova localidade era muito boa, os vizinhos, moradores do condomínio eram gentis e educados. Tudo seguia normalmente até que em um domingo pela manhã o alarme do bairro tocou, os moradores assustados direcionam-se para um salão de festas, onde o chefe de segurança, um homem muito simpático, com muita tranquilidade voz disse que haviam foragidos da polícia nos arredores do condomínio.

No dia seguinte durante a madrugada, a sirene do alarme volta a tocar, os moradores contrariados agruparam-se novamente no salão de festas, o chefe de segurança sorrindo disse que infelizmente eles não poderiam sair pois os bandidos ainda estavam nos arredores do condomínio. Após dois dias de retidos no salão de festas do bairro, a polícia cercou o recinto, assim os moradores concordaram com seus seguranças, que realmente estava perigoso no lado de fora.

No quarto dia de confinamento, um jatinho desce na pista de pouso do bairro, todos os moradores correram para o local, na intenção de saber o que estava ocorrendo, então, do avião desce um homem e entrega para o chefe de segurança uma mala. Assim que todos seus comparsas adentram a aeronave o avião decola e some. Após o acontecimento a família e seus vizinhos descobrem que na verdade estavam sendo detidos como reféns.

Como o tema é um sequestro muito bem planejado de modo que alguns sequestrados estavam felizes com os acontecimentos, este conto embora curto é ótimo para a leitura. O autor consegue descrever os acontecimentos, os locais e as situações de maneira simples, o que deixa o conto direto, comunicativo e agradável.

Ele mostra uma luta corriqueira dos pais para melhorar a segurança da família. De maneira engraçada Moacyr descreve um grave acontecimento na sociedade.

Gostei muito de ler o conto, acredito que por ser uma pequena e incrível história, todos deveriam ter a oportunidade de desfrutar desse momento de descontração, não se leva tempo para entender o texto, deixando ele bom até nos dias corridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com