TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valorizando a leitura nas escolas

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.732 Palavras (15 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 15

 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PORTÃO                                                                                                             CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

ANDRESSA CARDOSO DE ALMEIDA

DAIANA PAULA FERNANDES BECKER

TAMIRIS DIAS DOS SANTOS

CLUBE DO LIVRO ETEP

INCENTIVANDO A LEITURA

                                         PROFESSORA ORIENTADORA

                               JOSEANE MARTINS

PORTÃO

JUNHO 2016

  1. AGRADECIMENTOS

 

Apesar de todas as dificuldades que passamos com esse trabalho, gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudar de uma forma ou outra, que disponibilizaram um pouco do seu tempo, que contribuíram com uma critica sendo ela positiva ou não, mas que nos ajudou a ir aperfeiçoando o projeto.

RESUMO

         A proposta inicial era fazer um “Mini Jornal” abordando assuntos de várias áreas como, por exemplo: entretenimento, histórias dos alunos, atualizações dos vestibulares, como também seus principais requisitos, porém devido à falta de recursos e orçamento, decidimos mudar para o clube do livro, mantendo o mesmo objetivo que é o incentivo a leitura e a prática da escrita.

Foram feitas pesquisas, análises e debates sobre a melhor forma de resolver o problema abordado no projeto e após a verificação dos dados fica eminente que a leitura faz uma enorme falta para o desenvolvimento de senso critico. Geralmente em uma conversa sobre algum assunto referente a livros, filmes, séries, percebem–se apenas dois pontos de vista: gostei e não gostei, não há debate, defesa de opinião ou comparação a outras obras parecidas, apenas “gostei” ou “não gostei”. Para desenvolver essa habilidade de conversação é preciso aumentar o conhecimento literário, visando atingir este objetivo, decidimos montar um clube do livro.              

Para dar início ao clube foi necessário fazer uma pesquisa sobre “como convencer alguém a ter interesse por algo que você goste”, onde será necessário por em prática essa pesquisa para convencer os alunos a participarem do clube e durante os encontros e também deve ser feita uma pequena palestra para que os participantes tenham esse conhecimento na hora de divulgar o livro que escolheu para apresentar na reunião.

SUMÁRIO

 

Introdução.……………………………………………………………………………..4.          

Metodologia …………………………………………………………………………...5.

Justificativa ……………………………………………………………………………6.

Problema……………………………………………………………………………….7.                                        

Hipótese………………………………………………………………………………..9.                                            

Objetivo...………………………………………………………………………….....10.                                                        

Cronograma…..................................................................................................11.

Reuniões ..........................................................................................................12.

Conclusão ……………………………………………………………………………13.  Referência…………………………………………………………………………....14.                                                

Anexos ……………………………………………………………………………….15.

  1. Introdução

Adolescentes costumam ser mais desligados quanto ao português, falam muitas vezes utilizando “gírias” e isso acaba afetando sua escrita. Muitos professores reclamam do português ruim em provas, alguns deles optam a não por questões nas quais os alunos devam explicar e colocar sua opinião sobre o assunto. Analisando com cuidado percebemos como a situação é grave, não falta apenas o conhecimento de palavras mais cultas, mas também fazer uso delas, já que muitos adolescentes que tem um vocabulário rico preferem simplificar e fazer uso de gírias, o que é errado. Com o avanço da tecnologia, textos antigos e afins, tem ficado mais acessíveis, porém falta interesse.          

A internet não pode “vender o seu peixe” sozinha, é necessário que nós, usuários, façamos o uso correto e incentivemos outros a lerem, usar nosso senso crítico para avaliar um livro ou um artigo de uma revista e depois expor nosso ponto de vista, de uma forma passiva e sempre dispostos a ouvir opiniões diferentes. Assim, não só os mais velhos, mas também os jovens se interessariam em pesquisar mais sobre determinado texto, tendo assim, contato com uma linguagem formal e aprendendo palavras novas.

  1. METODOLOGIA

Realizar uma reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões. Fazer algumas palestras sobre ações de motivação sobre a importância da leitura.

Depois de fazer pesquisas e analisar a situação do problema identificado, resolvemos criar um questionário para avaliar o nível de incentivo à leitura aqui na escola. Após o levantamento de dados, faremos um pequeno resumo com informações de pesquisas anteriores e organizaremos uma primeira reunião do clube. Nessa reunião abordaremos assuntos como “importância da leitura”, “como compartilhar seus gostos com outras pessoas”, fazendo com que os alunos pratiquem sua fala quanto à escrita.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto aborda um problema que afeta a maioria dos alunos, e que pode ser resolvido de maneiras simples. É um projeto fácil, que envolve uma grande quantidade de pesquisa e uma participação geral da escola. Foi escolhido tratar deste assunto justamente por ser algo que está presente em nosso cotidiano, nada muito extravagante, mas que pode fazer a diferença se for bem avaliado e colocado em prática.                                                                          

A simplicidade não tira o valor do projeto, ele pode ser feito com calma, muito estudo e envolver não só os criadores do projeto, mas sim os alunos da escola e os professores. O material é de fácil acesso e de suma importância para a vida profissional e pessoal de uma pessoa. O problema é algo que não pode ser ignorado e, como já foi dito, é facilmente resolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com