TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN

Por:   •  5/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01 - CONFORME PARECER DOS AUTORES, EXISTEM SITUAÇÕES EM QUE AQUISIÇÕES DE PRODUTOS CONGELADOS NÃO FORAM PREVISTAS PELO DEPARTAMENTO DE COMPRAS E TODAVIA, PRECISAVAM SER REALIZADAS DURANTE AS OPERAÇÕES. QUAL É A OPERAÇÃO REALIZADA PELO CD PARA ATENDIMENTO A ESTA CONTINGÊNCIA E QUAIS SÃO OS RISCOS DESTA OPERAÇÃO?

Para atendimento a essa contingência utiliza-se a operação de Cross-docking. Segundo os autores, nesse tipo de operação os produtos não passam pelo processo de armazenagem, mas permanecem no CD temporariamente até que possam ser embarcados para as lojas de destino. O principal risco dessa operação está na manutenção da temperatura ideal para os produtos congelados e/ou resfriados, uma vez que os caminhões que atendem à rede de supermercados contam apenas com o sistema de resfriamento, ou seja, tanto produtos resfriados e congelados serão mantidos nas mesmas temperaturas durante o transporte. Outro agravante dessa operação está relacionado ao tempo máximo em que esses produtos podem permanecer fora das condições ideias de temperatura, que é no máximo 3 horas. Portanto, o Cross-docking não é indicado para esse tipo de produto.

QUESTÃO 02 – AO LONGO DO ESTUDO DE CASO, PERCEBE-SE UMA DISTINÇÃO ENTRE A ARMAZENAGEM E A DISTRIBUIÇÃO NO QUE TANGE AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS PARA ATENDER ÀS ESPECIFICIDADES E CUIDADOS ESPECIAIS NECESSÁRIOS PARA PRODUTOS CONGELADOS. DESCREVA 3 SITUAÇÕES PREJUDICIAIS A IDENTIFICADAS NO ESTUDO DE CASO QUANTO A DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS?

Dentre as situações prejudiciais identificadas no processo de distribuição dos produtos congelados podemos destacar:

1. Os veículos utilizados para o transporte de produtos congelados e produtos resfriados são os mesmos e não existem áreas com temperaturas diferentes no interior dos caminhões para cada produto;

2. Não existe um padrão na paletização dos produtos durante o carregamento dos caminhões, o que pode propiciar condições que favoreçam o aparecimento de avarias nas cargas;

3. A rota a ser seguida pelos veículos é definida pelos motoristas dos caminhões, sendo que existem apenas 3 caminhões para atender 12 lojas. Cada caminhão atende 4 lojas, onde as mercadorias entregues nas últimas lojas permanecem em média 6 horas fora das condições ideais de temperatura, sendo que, segundo o fabricante, os produtos congelados podem permanecer no máximo três horas em temperaturas que atendam a produtos resfriados.

QUESTÃO 3 – DE ACORDO COM OS AUTORES, OUTRO INDICADOR QUE GANHA IMPORTÂNCIA É O TEMPO DO CICLO DE RECEBIMENTO DOS PEDIDOS NA LOJAS, POIS A MOROSIDADE NESSE PROCESSO PODE ACARRETAR EM ATRASOS E PREJUÍZOS PARA O PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO. PARA EVITAR QUE PRODUTO CHEGUE AO SEU DESTINO FINAL DESCONGELADO, COMENTE UMA AÇÃO PREVENTIVA CITADA PELOS AUTORES.

A medida identificada pelos autores consiste na programação especifica para abastecimento das lojas com produtos congelados. Essa medida implica na redução do tempo de transporte desses produtos e, consequentemente, na redução dos riscos de perda de mercadorias, uma vez que os produtos dificilmente ficaram em trânsito por um tempo superior a três horas (segundo o fabricante, tempo máximo de manutenção desses produtos em temperatura de resfriamento). Esse planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com