TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual - FGV

Por:   •  19/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual

Estratégia corporativa e de negócios

0722-2_17

Gestão e Estratégia de Negócios

Planejamento Estratégico

Desenvolver o planejamento estratégico dos próximos cinco anos da empresa Ponto&Vírgula, visando aumentar a participação de mercado, de modo a ter um direcionamento para decisões mais assertivas para o futuro.

A Ponto&Vírgula é uma startup voltada a oferecer capacitação e direcionamento no ramo da tecnologia.

O objetivo da empresa é ensinar de forma prática e moderna, com aulas online e ao vivo, para que os alunos tenham acesso e uma capacitação eficaz e produtiva.

Além aulas a Ponto&Vírgula oferece consultorias para empresas, com foco em automação e simplificação de processos utilizando softwares com operação de MACRO, VBA e códigos em SQL e Script (via SAP).

A Ponto&Vírgula foi criada para difundir análise de dados e gestão estratégica de uma forma prática, moderna e descomplicada.

Os cursos foram desenvolvidos pensando na carência das pessoas em como desenvolver o raciocínio lógico para tomadas de decisões concretas e embasada em dados. Muito mais do que apenas fórmulas e comandos, a P&V espera que nos alunos aprendam a como dominar as ferramentas e transformar dados em informações concretas e claras.

Os principais pilares são: modernidade, praticidade e objetividade. Cursos compactos, rápidos e intensivos.

Os valores são: ética, transparência, inovação e empatia.

Barreiras a Entrada: O mercado atualmente encontra-se saturado de aulas de excel virtuais gravadas, escolas tradicionais e consolidadas, dificultando a entrada de novos concorrentes no segmento, com isso a P&V possui um grande desafio para se estabilizar e ganhar espaço no setor.

Poder de barganha dos fornecedores: Permanecendo no ramo de treinamentos e consultorias exigindo exclusivamente de uma agencia de marketing para divulgação, o poder de barganha com seu fornecedor torna-se baixo, uma vez que possui uma grande quantidade de opções disponíveis para exercer o mesmo serviço.

Poder de barganha dos compradores: Devido a elevada concorrência e opções de estudos na internet, os compradores possuem alto poder de barganha para tomada de decisão no investimento.

Grau de rivalidade entre os concorrentes: Com o mercado saturado, as diversas empresas buscam apresentar experiencias para os seu publico de diversas formas e cujo a diferencial associado as metodologias de ensino.

Produtos substitutos: Atualmente o excel é a melhor ferramenta de mercado para tratamento de dados, as demais opções não entregam a mesma performance para os consumidores.

  • Para trazer uma experiencia única ao cliente, planejar uma proposta de estudos contínuos para comercialização de pacotes e fidelização dos consumidores, garantindo uma estabilidade financeira para a P&V e a satisfação do cliente na absorção de conteúdos e respectiva aplicação em suas rotinas.

  • Aplicação de Teste de nivelamento na identificação do interesse;

  • Criação de Plano de Aprendizado contínuo e individualizado;

  • Proposta de exercícios de fixação após a conclusão do módulo;

  • Sugestão de intervalo entre os módulos para garantir a absorção do conteúdo;

  • Ebook ou aula instrutiva de organização de estudos;

  • Relatório de Progresso com insights de pontos fortes e oportunidades de melhoria para alavancar a fixação;

  • Call de dúvidas para que os clientes possam trazer situações do cotidiano e trocar informações com os professores e alunos, gerando uma rede de network.

  • Criação de Portal de Aluno diretamente no site da P&V.

  • Link das aulas online e chat-box;

  • Página do aluno com cursos, status, notas e acompanhamento financeiro;

  • Sugestões de conteúdos adicionais como livros, softwares e etc;

  • Videoaulas adicionais com dicas básicas (reels);

  • Materiais de apoio das aulas contratadas, disponibilizada com antecedência.

  • Pesquisa com consumidor referente à sugestão de cursos, buscando ampliar portfólio de serviços;

  • Definição de publico alvo e veículos de comunicação nas mídias socias para atingir um maior número de clientes potenciais;

  • Levantar empresas potenciais para apresentar propostas:        

  • Automatização de processos operacionais diretamente com a consultoria;

  • Capacitação de colaboradores em seus respectivos níveis;

  • Teste de nivelamento para definição de turmas;
  • Aplicação do curso;
  • Desenvolvimento de indicadores pelos próprios colaboradores, afim de garantir a fixação do conteúdo, criação de valor para empresa e desenvolvimento de Key-Tallent.
  • Investir na participação de feiras de workshops, se antecipando as tendencias de mercado para levar propostas de ensino inovadoras;

  • Mapear consumidores com preferencia em aulas presenciais, locais de trabalho e residências, para avaliar localidade para abertura de escola;

  • Avaliar dificuldades de pessoas com doenças cognitivas e buscar um método de ensino para desenvolver um curso focado nestes consumidores.

O mapa estratégico mostra os objetivos que farão com que a visão e metas da Ponto&Virgula sejam conquistadas.

Nas estratégias econômicas-financeiras, deve ter uma maior competitividade, bem como um crescimento de receita, gerenciando-se custos para poder praticar preços mais atrativos, alavancando as vendas.

Na área de clientes, oferecer uma experiencia única e personalizada é de grande importância, pois atualmente é um segmento de mercado com muitas opções de escolas e aulas gratuitas no Youtube.

Nos processos internos, muitas estratégias podem ser aplicadas, desde na parte operacional, inovação e até mesmo atuar junto à públicos que necessitam de acessos e oportunidade para se profissionalizar.

Já na parte de aprendizado e crescimento, segmenta-se o mapa estratégico atuando em: recursos humanos, com plano de carreiras para os professores da Ponto&Vírgula e capacitação dos mesmo para novas ferramentas. como o Google Planilhas e engajando assim a equipe, tecnologia, com o aprimoramento do site e infraestrutura,

com a abertura de um espaço físico para clientes que optarem por aulas presenciais.

Após todas as análises realizadas, concluiu-se que a Ponto&Vírgula, possui um desafio muito grande para alavancar em um mercado altamente saturado, para isso necessitam focar em um atendimento que apresente uma experiencia única e personalizada para seus clientes, bem como cursos novos, visibilidade nas redes sociais como em anúncios, campanhas de publicidade bem administradas e assertivas para maior alcance de potenciais clientes, capacitar os funcionários para novas ferramentas, como o Google Planilhas, pois trata-se de uma opção online o que é uma tendência no mercado nas grandes empresas.

Portanto, a estratégia apresentada foi a de diferenciação, com todas medidas totalmente implementadas, espera-se que a Ponto&Vírgula alavanque suas vendas, ganhe novos e fieis clientes e se consolide no mercado.

RODRIGUES, M. Gestão Estratégica. Rio de Janeiro, FGV, [s.d]

ROVINA, Jackson. Aprenda a fazer um mapa estratégico em 5 passos. Eaux Consulting, 2020. Disponível: https://www.euax.com.br/2020/01/mapa-estrategico/. Acesso em: 03 set. 2022.

PORTER, MIchel E.Vantagem Competitiva. Campus: Rio de Janeiro, 1996. 8° reimpressão.

“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada,

ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”

Albert Einstein

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com