TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Plano de Governo Sustentável

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

[pic 4]

        

Elaborado por: Elisa Cordeiro Pereira

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Turma: 3


Carta de apresentação

 

Olá, amigos eleitores! Sou a Elisa Cordeiro Pereira e sou candidata a Prefeita de Ilha das Flores para as próximas eleições. Nasci em Ilhas das Flores, cresci e sai para estudar, porém hoje volto com esse desejo de colocar em prática minha experiencia e especialização junto do amor que tenho pela cidade. Sou formada em Logística pela faculdade de Tecnologia de São Paulo (2011), Pós Graduada em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2020).

Nos últimos 10 anos, atuei na área de logística no setor privado e na área de licenciamento urbanístico e ambiental em todo Nordeste, o que me trouxe muita experiencia em admnistração, organização e conhecimento de leis.

Desta forma, quero apresentar meu plano de governo com propostas para todos os setores de interesse e seguir com a candidatura para o cargo de Prefeita de Ilha das Flores – SE.

Em visita ao site do IBGE, é possível obter os dados de 2010 do IDH (Indice de desenvolvimento humano) num valor que nos coloca numa média ruim na classificação decrescente de aproximadamente 5500 cidades do Brasil, ou seja, significa que a qualidade de vida dos nossos conterrâneos é de ruim a péssima. O objetivo do IDH é obter um contraponto a outro indicador utilizado apenas para medir os valores econômicos PIB (produto interno bruto), com os dois índices é possível ter uma visão sobre a qualidade de vida e econômica do município.

Fica claro através dos dados observados que Ilha das Flores precisa de uma admnistração que olhe atentamente para a economia, com a finalidade de melhorar todos as áreas de interesse, bem como: Educação, empregabilidade, saúde e meio ambiente.

Assim como minha experiencia profissional casada com as necessidades da cidade alinhada a necessidade de criar ações de forma sustentável.

Art. 225.   Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Citado acima o artigo extraído do Título VIII DA ORDEM SOCIAL, CAPÍTULO VI DO MEIO AMBIENTE é o que resume meu desejo e objetivo ao administrar a cidade.

O que é um plano de governo com desenvolmento sustentável? Apesar de ser um termo muito abrangente em seu significado, há três frentes importantes crescimento econômico, progresso social e preservação ambiental, ou seja, atender as necessidades de uma população sem esgotar as fontes ou comprometê-las de forma irresponsável. Triple Bottom Line, segundo Elkington, John formulou conceito que é considerado o tripe da sustentabilidade, conhecida como pessoas, planeta e lucro, ou seja, para uma organização ser sustentável, precisa haver saúde financeira, socialmente justo e ambientalmente responsável.

Segundo site agenda 2030, a Onu juntamente de outros líderes públicos discutiu maneiras de como garantir o direito de desenvolvimento para gerações futuras, uma frente que ficou conhecida como “Rio 92”, existia entre si a concordância da promoção do desenvolvimento sustentável focado em pessoas e preservação do meio ambiente, com uma agenda para implementação até a virada do século XXI.

Em meados dos anos 2000, foi impulsionado pelos componentes do ONU e estabelecido 8 objetivos para resolver os principais problemas mundiais, denominado Objetivo de Desenvolvimento do Milenio – ODM, mais tarde, aproximadamente dez anos depois novamente o conselho se reuniu para estudar os resultados e firmar o compromisso diante dos números obtidos.

Com a finalidade de seguir com o mesmo objetivo e com aprimoração das necessidades, foi criada em setembro de 2015, a “Agenda 2030”, através desses encontros, houve uma concordância entre os participantes que a erradicação da pobreza e a pobreza extrema é o maior desafio global e, um ponto de partida importante para solução desse grande problema é o desenvolvimento sustentável.

Qual o objetivo dessa agenda 2030? O objetivo era definir, apresentar e implantar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que chamamos de ODS, onde são compostos por 169 metas, que me baseei e usarei para cada frente onde quero atuar no meu plano de governo, como citado acima

O link importante entre as 17 ODS ao meu plano de governo é que acredito que uma cidade com alto índice de pobreza, onde seus governantes e população devem juntos lutar para criar uma outra história, deve explorar o tema desenvolvimento de forma sustentável.

As ODS se entrelaçam, é quase que impossível citarmos uma sem pensar noutra, porém ainda usando a referência de busca de informação da “Plataforma Agenda 2030”, podemos dividi-la em cinco frentes: “pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias”.

Em 2015, a pobreza havia diminuído no mundo através da melhora na educação básica e oportunidade dada as mulheres, porém a erradicação da pobreza ainda é um problema porque ainda existem milhares de de pessoas vivendo com aproximadamente R$ 10.79 se trouxermos isso ao cenário de Ilha das Flores, nos baseando no site do IBGE com dados bem desatualizados (2010), a renda por habitante é de 0,562, ou seja, aproximadamente meio salário-mínimo, veja o gráfico abaixo:

[pic 5]

Imagem 1.

É um fato que nós cidadãos Ilha-flrenses, precisamos nos aliar a esses 169 objetivos, uma vez que estamos longe de municípios onde segundo Rios, Renata 2020, através do site Correio Braziliense publicou uma matéria dizendo que o Distrito Fedederal, São Paulo e Santa Catarina tem os melhores IDHM, atingindo uma marca acima de 0,8.

Melhorando a educação básica, é um ínicio importante e se alinha com a ODS 4, onde presa pela qualidade, inclusão e promoção da equitividade é um pricipio para que possamos sair de onde estamos para juntos alcançar nosso objetivo, ainda citando os dados do IBGE, a escolarização básica de crianças de 6 a 14 anos é alta, porém o que faz com que depois disso não se continuem os estudos, é uma problemática ai é que precisamos fazer com que a educação seja mais equitativa, já trazendo para a ODS 5 a igualdade de gênero, na qual consigo fazer uma relação com as possíveis gravidezes precoces e alta mortabilidade neonatal, que chega a um percentual de aproximadamente 4%. (IBGE, 2017)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (432.1 Kb)   docx (932.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com