TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deformação Inelástica E Processo Irreversível

Por:   •  9/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL EC

DOCENTE: Prof. Dr. Maurisan Alves Lino

PRÁTICA 1 – DEFORMAÇÃO INELÁSTICA E PROCESSO IRREVERSÍVEL

Ana Victória de Sousa Carvalho

Gabriel Melo Castro

Maria Eduarda Silva de Moraes

Teresina

2023


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        4

MATERIAIS UTILIZADOS        5

PROCEDIMENTOS        6

RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O estudo da deformação elástica e processo irreversível é de extrema importância na física experimental. Deformações elásticas ocorrem quando se aplica uma força em um material que o faz se deformar momentaneamente e, ao retirá-la, o material volta à sua forma original. No entanto, os processos irreversíveis ocorrem quando o material não volta à sua forma original após a força ser retirada, ou seja, há uma deformação permanente. Compreender esses processos é fundamental para diversos campos da engenharia, como na construção de pontes, na fabricação de aviões e na produção de componentes eletrônicos, dentre outros.

A deformação inelástica pode ocorrer em diversos tipos de materiais. Na física experimental, muitos estudiosos se preocupam com a tensão e deformação explícita de um material ao ser submetido a uma carga. Um exemplo clássico disso é o ensaio de tração, onde um material é submetido a uma força que o estica até que ele se rompa. A análise da relação entre a tensão e a deformação resultante dessa aplicação é essencial para o estudo da deformação inelástica.

Já o processo irreversível em física é uma mudança permanente ou uma mudança que não pode retornar ao seu estado original. Muitos processos irreversíveis ocorrem naturalmente em objetos, como a perda de calor de um ambiente para o outro. Se a energia térmica é transferida de um ambiente mais quente para um mais frio, este processo é irreversível e não pode ser desfeito. Na física experimental, a análise da irreversibilidade é essencial para entender os comportamentos de materiais em diferentes condições, como cargas aplicadas ou em temperaturas elevadas.

Neste relatório, será apresentado o estudo experimental da deformação elástica e processo irreversível em uma gominha e borracha, utilizando técnicas de medição de deformação e força. Serão analisados resultados desse experimento, e verificados os coeficientes de elasticidade e as deformações máximas suportadas por esse material. Além disso, serão identificados os limites de elasticidade e as deformações irreversíveis encontradas no experimento.


  1. OBJETIVOS

Analisar experimentalmente o comportamento da deformação inelástica e processo irreversível em uma gominha de borracha, por meio de um estudo que envolve a aplicação de cargas no corpo de prova e a medição das deformações.


  1. MATERIAIS UTILIZADOS

  • Duas gominhas de borracha;
  • Base;
  • Haste de sustentação;
  • Régua milimetrada;
  • Suporte;
  • Objetos com massa de, aproximadamente, 50g.

  1. PROCEDIMENTOS

 Preparou-se a instrumentação a ser utilizada no experimento. Separou-se as duas gominhas de borracha, os discos de metal com massa de 50g e o suporte para os discos de metal para a realização do teste de elasticidade e deformação.

Incialmente, posto a primeira gominha de borracha na haste do suporte, dez discos de metal de 50g e dois discos de metal de 100g foram reservados. Utilizou-se dois suportes para anexar todos os discos reunidos, formando um conjunto com 700g no total. Encaixou-se na gominha de borracha os 700g, verificou-se na régua milimetrada a primeira deformação e, em intervalos sucessivos de 20 segundos, anotou-se as deformações ocorridas até que se notasse uma estabilização do sistema.

Posteriormente, pegou-se a segunda gominha de teste. Apoiou-a na haste e anexou-se, na gominha de borracha, os suportes vazios para os discos. Dessa forma, mediu-se o marco zero, ou posição inicial, na régua milimetrada e acrescentou-se 100g por vez, anotando a deformação correspondente até completar os 700 gramas totais, respeitando o tempo de estabilização da deformação, obtido no primeiro experimento. A medição foi realizada, também, para a descarga, obtendo a medida de retorno da gominha de borracha conforme ia diminuindo os esforços de solicitação.

Elaborou-se os gráficos da distensão total da gominha de borracha para a carga e descarga. Calculou-se o trabalho realizado no alongamento, tanto de carga como descarga e estimou-se, pelo trabalho resultante, a quantidade ligações quebradas durante o processo.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Efetuando-se o primeiro procedimento de verificação do alongamento máximo da gominha quando submetida a um carregamento de 700g e o tempo total para a estabilização do sistema, observou-se que a gominha, submetida ao carregamento de 700g, obteve um alongamento máximo de treze centímetros em um período de 60 segundos.

Iniciando o procedimento seguinte, para testar o alongamento da gominha de borracha conforme o aumento gradativo da carga, colocou-se os primeiros 100g, aguardou-se o período de 60 segundos (período de estabilização do alongamento obtido na primeira parte do experimento) e catalogou-se os resultados. Realizou-se este procedimento até atingir a carga máxima de teste de 700g. O gráfico da figura 5.1 (Força X Distensão) representa, com exatidão, a curva corresponde ao alongamento da gominha conforme o aumento de carga.

[pic 2]

FIGURA 5.1: Gráfico Tensão X Deformação Processo de Carga

Pode-se observar que, conforme o aumento da força aplicada, maior é o alongamento da gominha de borracha. Nota-se, também, que esse alongamento, aplicada as primeiras forças, tem um comportamento quase próximo da linearidade. Isso, porque quando uma força é aplicada a um corpo de prova, como a gominha de borracha, a sua forma e tamanho variam. Essas variações são chamadas de deformação. Estas deformações podem ser elásticas ou plásticas. A deformação elástica, a título de conhecimento, precede a deformação plástica, é reversível e desaparece quando a tensão é removida, sendo assim, é caracterizada por um comportamento linear, como citado anteriormente, pois a deformação aumenta com o aumento da força e diminui conforme o carregamento é retirado. Já a deformação plástica é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade. É um processo reversível, pois ocorre o deslocamento permanente dos átomos com respeito às suas posições de equilíbrio. Ocorrida a deformação plástica, esta não desaparece quando a tensão é removida, existe um retorno correspondente à fase elástica, porém, não volta completamente ao seu estado original, evidenciado por comportamento curvo no gráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (335.4 Kb)   docx (455.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com