TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina de Gestão de Cadeia de Suprimentos

Por:   •  22/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida – UVA
Disciplina de Gestão de Cadeia de Suprimentos
Curso: Logística
Campus Polo Caxias
Professora Célia Lima Paradela
Leticia Ariel Macedo Do Espirito Santo
 20222300485
Disciplina de Gestão de Cadeia de Suprimentos


ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS PARA A EMPRESA ARTE BANIWA

Um dos maiores problema entre vários outros encontrados na gestão de cadeia de suprimentos da arte baniwa no meu ponto de vista no meu ponto de vista é o transporte, pois os baniwa fazem parte de um aglomerado de diversos povos indígenas, que estão localizados na região norte do Brasil presentes exatamente na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela. . Eles apresentam enorme dificuldade em transportar suas mercadorias que saem das comunidades do Rio Içana ate Manaus e de lá para São Paulo, podendo levar ate duas semanas de viagem ou mais. Além disso, encontram diversos problemas que dificultam o comércio dos produtos, como cachoeiras (ou corredeiras fortes), que dificultam todo o transporte. Em meio a tantas dificuldades, dessa forma, foi possível observar os principais problemas da cadeia de suprimentos tais como: Competitividade, ao sistema geral de informação e á sustentabilidade.

1° Competitividade 
Há uma longa distancia entre a fabricação e a chegada dos produtos ate o publico alvo, consumidor final, e essa empresa depende essencialmente da qualidade do prazo da entrega de seus produtos e serviços ofertados ao consumidor

2°Sistema Geral de informação 
Ao que parece os Baniwa tem acesso às informações através de vários dispositivos, não está totalmente isolada do que acontece no brasil, porem o conhecimento parece estar restringido a poucos. Havendo uma carência de todos estarem bem informados para participar deste processo de produção.

3°Sustentabilidade
Não há existência de uma consciência de sustentabilidade, em relação a preservação de seu estoque e a renovação de sua matéria prima . Um exemplo e um material chamado Jacitara e breu que não tem na região deles, os mesmos são trazidos de Igapó, ate a comunidade dos Baniwa, para realizar o acabamento dos cestos.


Problema Observado


Proposta de solução


Justificativa

COMPETITIVIDADE:

Transporte de produtos

Acabados precários, elevando o tempo de entrega das encomendas.

Reduzir os variados tipos de transportes utilizados. E planejar uma possibilidade de transporte aera da capital mais próxima a capital de entrega mais próxima.

Diminuir os custos com transportes podendo beneficiar fazendo as entregas mais dinâmicas e ágeis, tornando assim o preço mais competitivo, e trazendo mais rotatividade ao produto.

Sistema geral de informação:
Por ser uma tribo indígena, não ficou claro o uso de tecnologia nas atividades da empresa, tudo muito manual. Isso impacta diretamente nos sistema geral de informação.

Investir em tecnologia que impacte diretamente  nos processos da empresa.

Buscar recursos públicos que possibilite a compra de maquinários que auxilie na produção e inspeção das

cestarias. Definir organograma da empresa com os respectivos cargos e atribuições

Utilizar equipamentos adequados aumenta consequentemente à produção de produtos e reduz os acidentes de trabalhos manuais. Capacitando mais artesoes para realizar o trabalho

Desmatamento em massa e falta de reutilização da matéria-prima extraída

Impor um limite para a extração de matéria-prima, respeitando o tempo de reposição da mesma pela natureza.

Por mais que seja uma tribo indígena os baniwa não tem uma preocupação em relação ao meio ambiente. É interessante que cultivem o replantio da matéria-prima extraída e conscientizar quanto ao descarte dos insumos, isso resolveria o desmatamento e preservação do meio.

Ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com