TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA DE FRANKFURT

Por:   •  4/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Escola de Frankfurt trouxe um modo de pensar que fugia dos pensamentos iluministas e positivistas, tendo como foco mudar a sociedade, chegando a até atualizar o marxismo para que ele continue como algo tão importante quanto já foi; já o festival de Woodstock fora um evento que veio a trazer aquilo que a maioria da sociedade não aceitava, mostrando algo diferente, para assim ser mais aceito.

Quebra de Página

A ESCOLA DE FRANKFURT

A Escola de Frankfurt era uma escola voltada para a análise de pensamentos filosóficos e sociológicos, tendo principal ênfase na releitura do marxismo, a mesma surgiu em 1923, na Alemanha, sendo originalmente um anexo da universidade de Frankfurt.

Os pensadores desta escola não acreditavam nas teorias iluministas e positivistas, porque as mesmas teriam falhado, visto que defendiam a ideia de que conforme o avanço do conhecimento científico e filosófico, a moral da sociedade aumentaria, no entanto, isso não ocorreu durante o nazismo, sendo as câmeras de gás um regresso social de acordo com eles; então, criaram-se a ''teoria crítica'', a mesma visava examinar, criticar e mudar a sociedade, a procura de uma sociedade racional e livre, defendendo que o conhecimento era o poder, e que com ele seria possível combater e evitar situações de opressão (que não deixariam de existir, pois a moralidade não diminuiria conforme o conhecimento). Além disso, também acreditavam-se que o marxismo estava deixando de ter tanto impacto na sociedade como antes, e assim estavam à procura de analisá-lo para assim poder o atualizar de modo a se encaixar ao século XX.

Dentre alguns dos pensadores desta escola, temos: Erich Fromm, Friedrich Pollock, Max Horkheimer, Axel Honneth, Oskar Negt, Franz Neuman, e muitos outros.

FESTIVAL DE WOODSTOCK

O evento de Woodstock fora um dos maiores festivais musicais da história, sendo um movimento de contracultura que representava o movimento hippie (majoritariamente), aconteceu em meio a Guerra Fria, nos dias 15, 16 e 17 de 1969. Foi um evento onde o protesto foi feito a partir das músicas, performances e feitos que não eram bem tolerados, como o Rock n' Roll, o sexo e o uso de drogas; o evento alcançou milhares de pessoas, tendo os principais representantes do rock daquela época, tendo cerca de 400 mil pessoas, um número tão alto que a cidade onde estava sendo feita estava sem condições de atender a demanda, sendo obrigada a pedir ajuda à cidades vizinhas.

Quebra de Página

CONCLUSÃO

A teoria crítica da Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com