TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/6/2016  •  Monografia  •  15.539 Palavras (63 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 63

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Idade        

Tabela 2 - Formação Acadêmica        

Tabela 3 - Experiência Profissional e Atuação no Magistério        

Tabela 4 - Estrutura física da escola        

Tabela 5 - Tempo para o planejamento das atividades disponibilizado pela escola        

RESUMO

Este estudo tem como objetivo principal analisar criticamente o processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil, bem como apresentar a análise de uma pesquisa feita em uma escola de educação infantil, junto a professores desta instituição educacional. Também, neste estudo pretende-se trazer um breve relato da trajetória histórica desta modalidade educacional no Brasil, bem como fazer reflexões a cerca do que é avaliação da aprendizagem. Para que este trabalho se efetivasse, utilizou-se como metodologia a pesquisa quantiqualitativa, com a pesquisa de campo aplicada a professores de uma instituição de educação infantil, através de um questionário fechado. Os dados da pesquisa, partir do que foi coletado entre os sujeitos envolvidos, serão tabulados e analisados à luz do referencial teórico adotado para subsidiar este trabalho. Como norte para nossas pesquisas, aportamo-nos em autores como Alves (2011), Kohan (2003), Levin (1997), Nascimento (2011), Paschoal e Machado (2009), Rego (2007) e em documentos legais, que regem a educação infantil no Brasil, como A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, a Constituição Federal de 1988, bem como em sites e revistas eletrônicas que tratem do tema avaliação da aprendizagem.

Palavras-Chave: Educação Infantil. Avaliação da Aprendizagem. Educação.

ABSTRACT

This study aims to critically analyze the process of evaluation of learning in early childhood education, as well as present an analysis of a survey in a early childhood education school, with teachers of this educational institution. Also, this study intends to bring a brief account of the historical trajectory of this educational modality in Brazil as well as make reflections about what is assessment of learning. For this work become effective, was used as a qualitative research methodology with fieldwork applied to teachers in an early childhood institution, through a closed questionnaire. The survey data, which was collected from among the subjects involved, will be tabulated and analyzed in the light of the theoretical framework adopted to support this work. As north to our research, we invested in as authors Madruga (1990), Coll (1990), Oliveira (2002), Wolf (2011), and in legal documents that govern the early childhood education in Brazil, such as The Law of Guidelines and the National Education 9394/96, the Federal Constitution of 1988, as well as websites and electronic journals that deal with the topic learning assessment.

Keywords: Early Childhood Education. Assessment of Learning. Education.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. BREVE HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL        

1.1. O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO LONGO DA HISTÓRIA        

1.2. PASSOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL        

1.3. FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA        

2. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma Ferramenta da Práxis Educativa        

2. 1. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O TEMA        

2. 2. AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA OU DIAGNÓSTICA        

2. 3. AVALIAÇÃO FORMATIVA        

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        

3.1. METODOLOGIA DA PESQUISA        

3.2. LÓCUS DA PESQUISA        

3.2. IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA        

3.3. ANÁLISE DOS DADOS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        

INTRODUÇÃO

A avaliação da aprendizagem, no seu percurso histórico, não apresenta padrões rígidos e pode ser contextualizada a partir de diferentes fatores, sobretudo pedagógicos, políticos, afetivos e, sobretudo, o social.

Embora muito se tenha escrito sobre o tema, ainda não se pode dizer que este seja um assinto que se tenha esgotado dada sua complexidade. Pelo contrário, avalição da aprendizagem torna-se um assunto emblemático e problemático, sobretudo quando vinculado à carga pedagógica que está imbricada em seu bojo.

Neste trabalho de pesquisa, pretende-se fazer uma análise crítica sobre o processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil. Também se pretende apresentar o resultado desta análise, feita a partir de pesquisa de campo junto a professores de uma escola de educação infantil do município de Santa Izabel do Pará.

A metodologia utilizada para efetivação este estudo foi a quantiqualitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados um questionário de perguntas fechadas que versam sobre diferentes aspectos dos sujeitos participantes da pesquisa, como o perfil profissional, as condições de trabalho ofertadas pela escola e a percepção dos professores sobre a avaliação da aprendizagem.

Por se tratar de pesquisa de teor qualiquantitativo, tomamos como arcabouço bibliográfico as ideias de autores e estudiosos sobre o tema avaliação da aprendizagem aportamo-nos em Alves (2011), Kohan (2003), Levin (1997), Nascimento (2011), Paschoal e Machado (2009), Rego (2007) e outros, bem como em documentos legais, que regem a educação infantil no Brasil, como A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e a Constituição Federal de 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100 Kb)   pdf (767 Kb)   docx (251.2 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com