TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO LÚDICO

Por:   •  2/10/2015  •  Monografia  •  11.611 Palavras (47 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 47

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO a DISTANCIA

CURSO: PEDAGOGIA

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO LÚDICO

MARIA DAS DORES GONÇALVES ALVES

IGUAPE S/P

2014

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO a DISTANCIA

CURSO: PEDAGOGIA

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO LÚDICO

MARIA DAS DORES GONÇALVES ALVES

Monografia apresentada à UNIP- Universidade Paulista de Educação a Distancia como requisito parcial para obtenção do título em Pedagogia Licenciatura Plena.

Orientador: Profª. Elaine Nunes de Andrade

IGUAPE S/P

2014

Agradecimentos

Minhas palavras de agradecimento são ao meu Deus que me deu a benção de vivenciar essa etapa na minha vida acadêmica.

Ao meu esposo que me incentivou em todos os momentos tornando possível a realização deste sonho.

Aos meus colegas de curso.

Aos professores que me orientaram em todos os momentos do curso.

Resumo

O lúdico é um tema bastante atual para aqueles que estão envolvidos no processo de aprendizagem, os jogos e brincadeiras se constituem como uma importante atividade para o desenvolvimento humano e para a construção da autonomia, podendo ser utilizado pelo professor de formas variadas, visando o prazer e tendo como consequência a aprendizagem de quem o executa. Para tanto, o presente trabalho busca refletir sobre sua prática nas instituições educacionais, demonstrando de maneira inovadora a importância das atividades lúdicas  no processo de aprendizagem tendo como referencial a abordagem construtivista de Jean Piaget. A evolução da leitura e da escrita, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de alfabetização. Jogar e brincar são atividades que, bem orientadas, certamente, contribuirão no desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar. Coletando dados e referenciais teóricos expressivos, a proposta dessa pesquisa, é demonstrar a importância do lúdico na aprendizagem da criança.

Palavras-chaves: Lúdico; Educação infantil; desenvolvimento.

Sumário

-Introdução......................................................................................................................6

1- O que é o Lúdico?.......................................................................................................8

        1.1- O Lúdico para Piaget....................................................................................10

           1.2- A relevância do Lúdico..................................................................................13

           1.3- O Jogo e a Brincadeira.................................................................................14

           1.4-O Lúdico e a Construção do Conhecimento..................................................18

2- Desenvolvimento e Aprendizagem da criança............................................................21

        2.1. A criança e o Brincar......................................................................................28

3- A atuação do Educador...............................................................................................36

-Considerações Finais.....................................................................................................40

-Referencias Bibliográficas..............................................................................................42

Introdução

        Vivemos em tempos em que diversão, lazer, entretenimento apresentam-se como condições muito perquiridas pela sociedade. E por torna-se a dimensão lúdica alvo de tantas atenções e desejos, faz-se necessariamente e fundamental resgatar a sua essência.

        Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo, mas, sobretudo, que somos parte desse conhecimento prático e que essas reflexões são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico e ativo.

        Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa as atividades lúdicas, que se reduziram apenas em atividades infantis. Freinet (1998) denomina "práticas lúdicas fundamentais" como o não exercício específico de alguma atividade, pois, ele acredita que qualquer atividade pode ser corrompida nas suas essências, dependendo do uso que se faz dela.

        Na atividade lúdica o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de resignificação e percepção.

        Ao brincar a criança interage com os brinquedos, ela manuseia, compara, escolhe, enfim, ela recria a realidade conseguindo assimilar melhor os fatos ao ambiente onde ela está inserida, transformando a brincadeira em um novo saber. A criança tem necessidade de se envolver num contexto em que possa compartilhar de vários tipos de brincadeiras compatíveis com sua idade, ela sente-se realizada para representar o seu papel. É importante adequar o brinquedo e a brincadeira a faixa etária da criança para que ela possa compreender melhor o significado do seu aprendizado e poder inferir seus conhecimentos prévios enriquecendo ainda mais os que já foram adquiridos.  

        A atividade lúdica satisfaz a criança e a torna mais sociável, pois quando brinca ela interage com todo contexto em que ela está envolvida.

        A escola deve facilitar a aprendizagem, utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição da linguagem escrita. A alfabetização deve ser um processo dinâmico e criativo. Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.1 Kb)   pdf (330.5 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com