TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE NO MUNICÍPIO DE URUBURETAMA

Por:   •  26/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

Equipe[a]

Everest

PROJETO

ISTITUTO ARGO[b]

IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE NO MUNICÍPIO DE URUBURETAMA - CE 

Abril 2022

  1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROJETO

Nome do Projeto

Instituto Argo

Ano

2022

Região

América do Sul

País

Brasil | BR

Estado

Ceará | CE

Empreendimento

Fábrica de Curativos Uruburetama

Patrocinador

Argo Menthor

Contato do Projeto

Henrique Lage[c]

Isleia Oliveira

Jéssica Abrão

Mônica Machado

Roseann Kennedy

Tiago Kruschewsky – tdantasack@gmail.com

Metas

Formação de mão de obra qualificada e promoção da diminuição das desigualdades.

  • Objetivo 4 – Educação de qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • Objetivo 10 – Redução das desigualdades: Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

Visão geral do projeto

Projeto destinado a implantação de uma escola técnica e profissionalizante no município de Uruburetama no Estado do Ceará, para garantir uma educação de qualidade e a igualdade de oportunidade para os jovens mais pobres da população.  

Resumo do Projeto

O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio das escolas municipais e estaduais de Uruburetama-CE, a oportunidade de cursarem gratuitamente, e simultaneamente, um curso técnico profissionalizante. Sendo que o aluno estará no curso profissionalizante no turno oposto ao seu curso regular.

Os estudantes uruburetamenses além de estarem matriculados na rede de ensino municipal ou estadual devem apresentar média de notas nas disciplinas escolares superior a 8,0 para ser credenciado a participar do projeto.

O processo seletivo desses estudantes para participar do projeto será conduzido pelas Secretarias Municipal e Estadual de Educação, porém deve ser auditado pelo “Instituto Argo”.

Os cursos serão ministrados pelo corpo docente do SENAI/CE que trará para o projeto todo o seu conhecimento de anos no serviço de aprendizagem industrial.

A definição dos cursos deve ser feita em trabalho conjunto entre “Instituto Argo”, SENAI/CE e representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, no entanto devem ser elencados apenas cursos voltados para área industrial, com base em dados e informações do mercado de trabalho e economia local.

O SENAI/CE será responsável pela metodologia de ensino e pela sistematização dos dados da demanda potencial, para definição do número de turmas/turno para cada curso.

No intuito de promover a cultura da sustentabilidade na comunidade, todos os cursos devem obrigatoriamente conter a disciplina “Princípios de ESG/ASG”, com isso os jovens alunos poderão ter conhecimento das boas práticas na condução dos aspectos ambientais, sociais e de governança das organizações.

Para viabilizar esse projeto a ARGO MENTHOR deverá disponibilizar toda infraestrutura necessária para implantação da escola técnica e profissionalizante, tais como, mas não se limitando a, edificação para salas de aula, laboratórios, biblioteca, equipamentos de informática, mobiliário, materiais didáticos e alimentação.

Justificativa

Uruburetama é um município localizado a 110 quilômetros de distância de Fortaleza (Ceará – CE) e cortado pela BR-402 e pela Rodovia Estadual CE-243. É um dos maiores produtores de banana do estado e tem como uma das principais atividades econômicas a indústria de transformação, principalmente a fabricação de sapatos.

A Argo Menthor em seus testes laboratoriais constatou que compostos bioativos encontrados na casca da banana apresentou boa eficácia na cicatrização e tem a intenção de investir na extração e beneficiamento desse produto.

A casca da banana é um resíduo pouco explorado, sendo normalmente utilizado no processo de compostagem.

Dessa forma, a Argo Menthor possui interesse em instalar uma fábrica em Uruburetama, no entanto o município não dispõe de mão de obra qualificada para trabalhar nesse novo empreendimento.

A cidade de Uruburetama dispõe de uma Escola Estadual de Educação Profissional inaugurada no ano de 2018 pelo governo do estado, porém os cursos ofertados não contemplam a formação de mão de obra para suprir a demanda de trabalho na indústria de transformação.

Por tanto, este Projeto visa preencher essa lacuna educacional e reverter o problema social, promovendo a formação de mão de obra industrial qualificada para que possa ser absorvida tanto pela nova fábrica da Argo Menthor a ser instalada, como também pelas demais industrias de transformação existentes no município de Uruburetama.

Avaliação das partes interessadas

O projeto se destina aos jovens, com idade entre 16 e 19 anos, estudantes regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio das escolas municipais e estaduais de Uruburetama-CE.

No entanto foram identificadas as demais partes interessadas:

  1. Argo Menthor;
  2. Secretaria Municipal de Educação de Uruburetama;
  3. Secretaria Estadual de Educação do Ceará;
  4. SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial;
  5. Industrias de Transformação localizadas na região;
  6. Empresas de Agronegócio, principalmente produção de banana;

Parceiros do Projeto

  • Secretaria Municipal de Educação de Uruburetama
  • Secretaria Estadual de Educação do Ceará
  • SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com