TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO.

Raquel Sá Mello de Olivera

raquelsamello@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho foi realizado como pré-requisito parcial da disciplina Estágio Curricular Supervisionado de Matemática III, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no período de 20 horas, sendo 10 horas de observação e 10 horas de colaboração, no ano de 2018. Neste relato encontram-se as experiências adquiridas durante o estágio de observação, realizado nos primeiros anos do ensino médio, no Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes. A disciplina de estágio proporciona ao discente poder colocar em prática tudo aquilo que vem aprendendo na vida acadêmica antes de adentrar ao mercado de trabalho, tais experiências são de suma importância para o professor ainda em formação, pois assim, lhe propicia a oportunidade de refletir a melhor maneira que deve realizar seu trabalho e possibilita ao mesmo detectar suas falhas. As experiências das disciplinas de estágio complementam a formação acadêmica do licenciando.

Palavras-chave: Observação. Colaboração. Estágio Supervisionado. Experiência. Matemática.  

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de relatar observações e experiências vivenciadas no Ensino Médio. As turmas em que o estágio de observação foi realizado, foram as turmas de 1º ano dos turnos matutino e vespertino, no Colégio Juiz Jorge Faria Góes, situada na rua Mogi das Cruzes, bairro São João, Feira de Santana, Bahia durante o período de maio a julho de 2018, sendo realizadas atividades de observação e colaboração, na disciplina de Matemática.

O Estágio Curricular Supervisionado é um importante período na vida dos licenciandos, pois para muitos é o primeiro contato com a sala de aula. É o momento em que o aluno pode aprender e fazer um paralelo entre os estudos teóricos dentro de sala de aula e os saberes práticos. A observação permite ao aluno analisar as situações que são postas durante o dia a dia em sala de aula, para assim, criar experiências na hora de colocar em prática os conceitos que adquiriu durante as aulas na sua formação acadêmica, aprender coisas novas, ter uma noção de como será o futuro dentro de sala de aula e começar a ter ideias sobre o tipo de profissional que deseja ser. Também permite que o aluno vivencie situações reais que irá encontrar no momento da docência e reflita se realmente deve seguir aquele caminho.

O Estágio Curricular Supervisionado é um direito e um dever do professor na sua formação docente, como podemos conferir na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; Brasil, 1996) no seu artigo 65, quando ela diz que “A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”. Segundo a lei n. 11.788/2008 assinado pelo antigo Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva o “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular [...]”.

Este relatório apresentará as experiências, visões e esperanças em relação ao estágio realizado.

  1. HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O componente curricular Estágio Supervisionado III foi realizado no Colégio Juiz Jorge Faria Góes. A mesma pertence a rede estadual de ensino e se encontra na rua Mogi das Cruzes, bairro São João, Feira de Santana, Bahia. A escola funciona em período integral nos períodos matutino e vespertino, com aulas de 50 minutos de duração, e conta com ensino fundamental e médio.

O prédio tem dois pavilhões e se dividem entre eles 11 salas de aula, biblioteca, sala de professores, cantina, sala de vídeo, secretaria e uma ampla área arborizada. A área comum dos alunos é composta de um espaço grande, divididos entre a quadra e os ambientes comuns da escola, como o refeitório; existem muitos banheiros espalhados pela escola. O espaço é grande e comporta 338 alunos, divididos em 219 no ensino fundamental e 119 no ensino médio. O prédio é um pouco antigo e precisa de reformas, mas nada que atrapalhe o funcionamento do mesmo. As salas têm cortinas blackout para o momento do uso de data show, as carteiras não são novas, mas tem bom funcionamento. 

O colégio funciona de maneira diferente. Ao invés de cada turma ter a sua sala, as salas são dos professores e os alunos vão trocando de sala conforme o quadro de horários do dia. Como cada professor possui o seu ambiente, as salas são cheias de armários, prateleiras, cartazes, tudo de acordo com a disciplina a qual pertencem. Os armários e prateleiras possuem diversos materiais pertinentes para as aulas. As carteiras são postas em grupos de 4, e os alunos estudam em grupos.

Ao todo, a escola conta com 62 funcionários, entre eles professores formados, estagiários, diretora, vice-diretora, secretárias, pessoal da limpeza, merendeiras, seguranças e outros. A maioria dos professores são concursados pelo estado, existem professores pelo REDA e estagiários.

O quadro administrativo da escola é composto pela diretora Flávia Araújo, o vice-diretor Felipe. A professora da turma em que a observação foi realizada é Maria do Carmo graduada em Ciências Contábeis pela UEFS, a professora trabalha exclusivamente na escola.

  1. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

A prática do estágio supervisionado é de grande importância no processo de formação docente. Permite ao licenciando ter uma prévia daquilo que o espera no futuro, assim como tentar colocar em prática tudo que aprendeu dentro da academia, unindo os conceitos teóricos e práticos. Permitindo-o aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, já que o mercado de trabalho requisita cada vez mais profissionais capacitados e bem preparados.

         A observação é uma experiência que proporciona ao estudante licenciando a tentar entender como lidar com as mais diversas situações que podem acontecer no ambiente escolar, além de que lhe proporcionar uma reflexão em torno das suas considerações exprimidas no momento de sua própria prática docente, fora do componente curricular, pois segundo Paulo Freire (1987, p.8) “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

Nessa perspectiva, como afirma Pimenta e Lima (2011, p.219) a finalidade do Estágio Curricular Supervisionado “(...) é colaborar no processo de formação dos educadores, para que estes, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação, possam proceder a uma inserção profissional crítica, transformadora e criativa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com