TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Ciências Biológicas

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal da Paraíba – EAD Virtual

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Aluna: Eliane de Jesus Rocha

Polo: Camaçari.

Matrícula 91511837

Disciplina: Educ. M Amb.e Saúde nas Escolas

Professor: Joel Santos

Tutor: Francisco Neidinaldo

Avaliação de um livro didático

 Tratando-se do livro didático nas escolas, temos o mesmo como instrumento de apoio a docentes na elaboração e desenvolvimento das aulas. Este necessita que seus conteúdos estejam atualizados, corretos e isentos de preconceitos. Neste estudo foi analisado o livro de ciências utilizado nas escolas públicas no município de Camaçari, com título: Ciências Novo Pensar do 8º ano do Ensino Fundamental II, dos autores Demétrio Gowdak e Eduardo Martins, publicado pela Editora FTD, 2ª edição, são Paulo 2015. Estes foram escolhidos e avaliados por docentes da rede pública do município e subsidiarão suas aulas nos anos de 2017 a 2019. O objetivo deste estudo foi avaliar como o assunto Doenças Sexualmente Transmissíveis é tratado no livro didático citado acima.

Analisando o livro “Ciências Novo Pensar” o assunto é abordado no capítulo 8 representado pelo tema sexualidade e reprodução. Os assunto relacionado à Doença sexualmente Transmissível é abordado de forma contextualizada, porém o conteúdo é reduzido, assim podemos perceber um descaso com relação ao tema que, de acordo com os PCN, tem suma importância para a formação do indivíduo, no que diz respeito a orientação sexual. Também pude perceber um distanciamento em relação ao estudante, pois seu conteúdo e suas atividades propostas são pouco reflexivas, meramente conceituais e descritivas, como pode ser observado na seguinte atividade proposta: “Cite um método que pode ser adotado durante a prática sexual que evita gravidez e também o contágio por Doença Sexualmente Transmissível? A resposta desta questão pode ser encontrada no texto a partir de uma leitura superficial, além disso, é baseada na memorização e não estimula à reflexão pelos jovens. Este livro também não traz nenhuma abordagem crítica com relação ao assunto.

Vale ressaltar que no livro é encontrado terminologias que atualmente não é mais utilizada como por exemplo DST, que é substituída pelo termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nota-se também o descaso com relação ao problema social e preconceito vivido pelos portadores de IST, em especial a AIDS. Além disso pode-se perceber o esquecimento das abordagens com relação aos mitos que envolvem o tema citado a cima, que deve ser apresentado ao jovem nesta fase vida, com intuito de que de posse das informações, os mesmo possam questionar, discutir e refletir a respeito do tema de forma saudável, respeitando e incluindo todos os alunos.

Sendo assim, o livro didático muito usado como recurso em sala de aula, não deve ser a única fonte de conhecimento utilizado pelo docente para o desenvolvimento da sua prática. Diante do exposto, sugere-se que o docente busque outras fontes de leitura, faça uso de outros materiais e recursos, como fonte de conhecimento e embasamento, com intuito de aprimorar, melhorar e adequar o conteúdo a realidade vivida pelos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Gowdak, D. O., & Martins, E. L. (2015). Ciências novo pensar. 8º ano. 2ª edição. São Paulo. FTD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com