TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  2/5/2021  •  Seminário  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANHGUERA – CAMPUS SANTO ANDRÉ UNI-A

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Prof. Me.  WILSON NASCIMENTO ALMEIDA JUNIOR

NOME: DENISE MACHADO DA SILVA RIBEIRO

 

Com base no caso relatado, comente a respeito dos diferentes aspectos que podem influenciar e/ou dificultar a escolha profissional de muitos jovens.

R: Os fatores que influenciam ou dificultam as escolhas dos jovens são os fatores políticos, econômicos, sociais, familiares e psicológicos.

Como a orientação profissional pode auxiliar a escolha profissional?

R: Através de  testes vocacionais ou orientação profissional na Psicologia geralmente é feita ao longo de diferentes sessões, que incluem uma entrevista, uma série de testes e, por fim, um delineamento do perfil dos pacientes, feito pelo(a) psicólogo(a).

O processo permite que o indivíduo não apenas conheça os cursos e profissões mais adequados para o seu perfil, mas também que se conheça melhor, tendo mais consciência dos seus interesses e aptidões. Ou seja, a orientação profissional contribui ainda para o autoconhecimento e pode favorecer o desenvolvimento pessoal.

Quais os tipos de orientação profissional em Psicologia?

 R: Orientação profissional, Orientação profissional em clínica, Orientação profissional nas organizações, Atendimento de orientação profissional: individual x grupo.

Na sua opinião (ou do seu grupo de trabalho), você acredita que a dores sentidas por Paula, antes de prestar o vestibular podem ter relação com os conflitos relacionados a escolha profissional? Justifique a sua resposta.

R: Sim. O vestibular trouxe conflitos, entre sua escolha e a escolha de seus pais.  Paula sofreu com estresse e ansiedade que pode ser o motivo que ocasionou as dores de cabeça e as dores no corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com