TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Nome: WANDERSON LUIZ TIMÓTEO OLIVEIRA

RA: 2082100

Ano 2020/2

Polo SERRA/ES

Prática de Ensino :Observação e Projeto

O trabalho abaixo refere-se a observação de uma determinada localização para identificar locais relacionados há ambientes escolares e ambientes não escolares, visando como ambientes não escolares podem ser transformados e utilizados para promover a educação.

A) LOCALIZAÇÃO:

A partir do ponto de localização situado na Avenida Jacunén, s/n, Bairro Mata da Serra, Serra-Espirito Santo, foi observado que na redondeza há muitas residências, bar, restaurante, academia, igrejas, escola pública, creche da prefeitura e particular, praças e ginásio de esporte.

B)  Ambientes escolares observados:

Numa distância de 300m há uma EMEF de Ensino Básico da rede pública fundada desde o ano de 1980 onde dispõe de uma estrutura com 26 salas de aula, sala de diretoria, sala de professores, secretaria, laboratório de ciências, laboratório de informática, banda larga, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de fornecer alimentação escolar para os alunos, refeitórios, pátio coberto e quadra de esportes e ginásio escolar.

Ao lado da EMEF fica a Creche da Prefeitura da Serra com atendimento voltado para crianças de 2 a 5 anos com uma infraestrutura nova, a creche foi inaugurada em 2013, além de atender crianças do bairro(prioridade) ela também oferece atendimento para mais um bairro vizinho, possui atendimento matutino e vespertino, salas climatizadas, refeitórios, alimentação com orientação de nutricionista, além de sala de vídeo, sala de brinquedoteca e parque.

Próximo ao ponto de partida temos uma Creche Particular com atendimento de 6 meses até 5 anos, seu ponto forte é o atendimento ao berçário por ser oferecido em tempo integral, possui uma infraestrutura muito bem localizada, com salas climatizadas, refeitórios, parque e berçário.

C) Ambientes não escolares observados:

O local escolhido da observação é uma área urbana com pouco movimento por ser um bairro pequeno fundado em 1978, mesmos com 42 anos de existência é um bairro pequeno e de pouco acesso onde ao redor podemos encontrar:

1) Residências- todas bem estruturadas com rede de esgoto, água, iluminação pública, ruas calçadas, possui também a maior parte de moradores idosos que foram os fundadores do bairro.

2) Bares e restaurante -pouco frequentados, o público alvo deles é através do fornecimento de alimentação para empresas que estão localizadas em bairros vizinhos durante o dia e a noite fornecem lanches com atendimento na maior parte por delivery.

4) Academia particular que oferece aulas de musculação, dança, karatê e crossfit, etc.…

5)  Igrejas locais, dentre elas uma Igreja Católica e as demais Igrejas são Cristã Protestantes onde se predomina o maior número de pessoas frequentadoras. Algumas dessas igrejas fornecem assistência social com trabalhos voluntários como arrecadação de alimentos, bazar, fornecimento de alimentação para moradores de rua, oferecem também oficinas de corte e costura, confecções de flores, cursos gratuitos de instrumentos musicais voltado para a comunidade e bairros vizinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com