TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  14/3/2017  •  Abstract  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

 

  • Comente sobre o significado e a relação de Filogênese, Ontogênese, Sociogenese e Microgenese.
  • Esclareça do que trata a Psicologia do desenvolvimento.
  • Fale sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano.
  • Comente os princípios do desenvolvimento humano.
  • Qual a importância do estudo do desenvolvimento humano?
  • De acordo com a aula em sala explique a relação entre idade cronológica e idade de desenvolvimento?

COMENTE SOBRE O SIGNIFICADO E A RELAÇÃO DE FILOGÊNESE, ONTOGÊNESE, SOCIOGENESE E MICROGENESE.

Filogênese – É a história da evolução de uma espécie ou qualquer grupo hierarquicamente reconhecido (Costa e Melo, 1999).

Ontogênese – É o desenvolvimento do indivíduo de uma determinada espécie.

Em cada espécie o ser tem um caminho de desenvolvimento, nasce, se desenvolve se reproduz e morre num ritmo determinado de desenvolvimento. E esse plano genético esta muito ligada à filogênese, porque os dois são de natureza biológica dizem respeito à pertinência do homem e da espécie.

Sociogênese - É a história da cultura onde o individuo está inserido, as formas do funcionamento cultural interferem no pensamento psicológico, define de certa forma o funcionamento psicológico.

Microgênese - Aspecto mais específico do desenvolvimento, diz respeito ao fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria historia. Por isso é micro, não no sentido de pequeno, mas como foco bem definido. A micro é saber uma coisa e não saber.

ESCLAREÇA DO QUE TRATA A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Estuda o homem e sua personalidade na perspectiva de seu desenvolvimento e de seu aprendizado.

Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.

FALE SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO.

O desenvolvimento humano se estabelece através da interação do indivíduo com o ambiente físico e social. Se caracteriza pelo desenvolvimento mental e pelo crescimento orgânico.

Hereditariedade - Cada criança ao nascer herda de seus sais uma carga genética que estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Estas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos advindos do meio ambiente.

Crescimento orgânico - Com o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é permitido ao indivíduo comportamentos e um domínio de mundo que antes não eram possíveis.

Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, o aluno para ser, adequadamente, alfabetizado deve ter condições de segurar o lápis e manejá-lo com habilidade, para tanto, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança de 2 anos ainda não possui.

Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo. Uma criança muito estimulada para a fala pode ter um vocabulário excelente aos 3 anos e não subir escadas bem porque não vivenciou isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com