TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA SOCRATES

Por:   •  2/5/2022  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o texto “O problema do conhecimento: Sócrates: ironia e maiêutica” baseado na obra “O método socrático” de Olga Pombo.

No texto “O problema do conhecimento: Sócrates: ironia e maiêutica”, o autor disserta sobre a missão e os métodos de Sócrates, e em como ele desejava que o homem agisse de acordo com seus valores, dando a entender que a sua “missão” era a de educador da Cidade.

Sócrates tinha como meio, o diálogo, sempre começava fazendo perguntas ao interlocutor e assim obtendo opiniões, que ele aparentemente aceitava, fazendo com que assim a pessoa começasse a expressar opiniões originais e assim o fazendo perceber que seu ponto de vista era equivocado e contraditório, destinando o indivíduo à convicção do erro, esta primeira parte do método ficou conhecida como ironia. Logo após, baseado na primeira opinião do interlocutor fazia nascer a verdade e a arte de nascer novas ideias, segunda parte do método conhecida assim como maiêutica.

O método socrático tinha como característica levar cada indivíduo a refletir acerca dos seus deveres. Sócrates começava por chamar a atenção de cada um para os seus interesses pessoais, interesses domésticos ou pessoais, educação dos filhos, problemas da vida da cidade, questões relativas ao saber.

Concluímos que os ensinamentos de Sócrates tinham dois propósitos. O primeiro era de demonstrar que o conhecimento era a base de toda a ação virtuosa. O segundo, indicar que o conhecimento devia ser desenvolvido pelo próprio indivíduo, de sua própria existência, por meio do método dialético, porém Sócrates não acreditava que o indivíduo conseguisse descobrir o conhecimento sem instrução, instrução esta que viria por meio da dialética, fazendo com que somente assim o cidadão pudesse buscar pelas verdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com