TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME SOCRATES

Por:   •  9/5/2017  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  7.572 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA TÉCNICA

Sócrates é uma coprodução italiana, francesa e espanhola, lançada em 1971. O filme foi dirigido pelo consagrado cineasta Roberto Rossellini, um dos maiores nomes do neorrealismo italiano.

O filme tem duração de 120 minutos, com trilha sonora de Mario Nascimbene, tras em seu elenco principal os atores Jean Sylvère (Sócrates), Beppe Mannaiuolo, Anne Caprile (Xantipe), Antônio Medina, Ricardo Palácios, Júlio Morales, Emilio Hernández Blanco e Emilio Miguel Hernández.

Esta superprodução Europeia é a cinebiografia de Sócrates (470 - 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade.

RESENHA DO FILME SOCRATES

O filme de Roberto Rossellini fala de algumas passagens da vida do filosofo Sócrates, em Atenas. O filme conta desde om período de dominação da cidade por Esparta até a morte do filosofo.

O filme deixa claro que para Sócrates, o único bem era a sabedoria e o único mal era a presunção do saber.

Sua tese era nunca fazer o contrário daquilo que pensava. Devido as suas ideias, Sócrates atraía a admiração principalmente dos jovens, vivia rodeado por seus discípulos, entre eles Platão.  Sócrates nunca cobrava por seus ensinamentos, pois acreditava que o conhecimento não tinha preço e que era algo que ninguém tiraria de você, ou seja, a sabedoria não podia ser vendida. Para Sócrates, a pessoa sábia teria que ser simples e humilde isso há tornaria mais sábia ainda.  Ele tinha como objetivo encontrar a verdade sobre tudo, desde a origem das coisas até o que viria no futuro.

Sócrates não concordava com o modo em que as pessoas eram castigadas naquela época, para ele as pessoas que praticavam esses castigos eram consideradas tiranas (loucas), acreditava que a maldade vinha da ignorância.

Por causa de seus ensinamentos, foi proibido pelo poder superior de Atenas a se dirigir aos jovens e acusado de corromper a mocidade, de desrespeitar os deuses e da prática de inovações religiosas. Diante do tribunal popular, foi julgado, considerado culpado e preso por seus ensinamentos e pregações, que foram considerados inúteis e incabíveis diante à sociedade.

Em sua defesa, disse que estava sendo acusado por Meleto de algo que o próprio não sabia explicar o que era, pois não sabia definir com clareza o que era bom ou mau para os jovens.   Mesmo assim foi julgado e condenado a pena de morte. O sistema usado na época era fazer com que o condenado bebesse um veneno fatal.

Sócrates aguardou um tempo preso, nesse tempo ele apenas tranquilizava seus amigos, os quais sempre lhe foram muito fiéis e nunca duvidaram de sua inocência, esses amigos queriam que ele fugisse, mas Sócrates não aceitou, afirmava que: mesmo que sua condenação fosse injusta ela vinha de uma corte verdadeira, a qual ele deveria obedecer. E assim foi feito... morreu deixando seu grande ensinamento e sua filosofia que é apreciada até os dias de hoje.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com