TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória de um Trans - Um Estudo de Caso

Por:   •  14/9/2018  •  Artigo  •  9.528 Palavras (39 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 39

TRAJETÓRIA DE UM TRANS: Um estudo de caso[1]

Cristiani Carvalho Rodrigues Netto[2]

Msc. Beatriz Hering Faht[3]

RESUMO

A transexualidade tem sido bastante discutida nas mídias e na sociedade em geral, porém, ainda é influenciada por tabus culturais, o que esbarra com preconceitos e injustiças por parte de pessoas que não aceitam aquilo que fuja do politicamente correto, ou que foi pré-estabelecido transgeracionalmente. O artigo tem como objetivos específicos: descrever as experiências e expectativas vividas por um indivíduo trans e as suas perspectivas diante da sociedade; entender o quanto a família está influenciada ou não na decisão e na visão do trans em tornar pública sua escolha. O caminho metodológico foi classificado como abordagem qualitativa, seus objetivos como exploratórios, e o procedimento técnico é um estudo de caso, que por meio de uma entrevista semiestruturada áudio gravado, foi possível realizar a análise de conteúdo dos dados obtidos. No decorrer da entrevista foi possível observar através dos relatos da entrevistada, o sofrimento para se adequar ao meio social que marginaliza e exclui. Ainda, a falta de compreensão e aceitação da família influencia significativamente na dor psíquica do indivíduo. As crenças e os valores refletem na maneira de perceber as pessoas transexuais, e um novo olhar é preciso existir para que esses indivíduos possam ser respeitados, independentemente de suas escolhas.

Palavras-chave: Transexual. Gênero. Psicologia.

PATH OF A TRANSSEXUAL: A case study

ABSTRACT

Transsexuality has been widely discussed in the media and in society in general, however it is still influenced by cultural taboos, coming up against preconception and injustice of people who do not accept what is not politically correct nor that has not been pre-established through generations. The article has as main goals: to describe experiences and expectations lived by a transsexual individual and their perspectives before the society; to know if the family has influenced the decision and judgment of the individual in making their choice recognized. The methodological path has been classified as a qualitative approach, explanatory purpose and technical procedure of a case study. Through interviewing and recording, it was possible to perform the analysis of the obtained data. In addition, the lack of understanding and acceptance of the family compromise the individual mental health. The society beliefs have a strong influence on the way people see transsexual people. A new point of view needs to exist so that these individuals can be respected, independent of their choices.

Keywords: Transsexual. Gender. Psychology.

1 INTRODUÇÃO

Embora seja um tema bastante discutido na atualidade, a transexualidade representa uma máscara sutil, sendo abordada de maneira superficial pelas mídias e sociedade em geral, ainda visto como tabu numa cultura que apresenta dificuldades de questionar algo que saia dos padrões e que é naturalizado há tanto tempo como a diferença entre os sexos masculino e feminino, até mesmo no meio científico existe a falta de consenso dos pesquisadores.

Com o avanço tecnológico, consequentemente a medicina vem contribuindo significativamente para difundir o tema, com seus tratamentos hormonais e as cirurgias de mudança de sexo biológico voltadas para esse público.

A psicologia tem um trabalho de acolhimento voltado para o público transexual, com um olhar ampliado em relação ao sofrimento humano, e vêm contribuir para auxiliar esses indivíduos nas suas complexidades, pois além das questões biológicas e jurídicas, existe a subjetividade por trás de um manto de preconceitos e cobranças nas quais passam aqueles que desde cedo não se adequam numa sociedade que tem como definição o sexo feminino e o masculino. E quem não se encaixa nesses requisitos se sente perdido no próprio corpo? Será que existem profissionais preparados para discutir esse tema?

O interesse em tratar o tema surgiu em decorrência da vivência da acadêmica em questão, no estágio específico supervisionado do curso de Psicologia, a qual realizou atendimentos com um indivíduo transexual. As situações de desconforto e sofrimentos físicos e psíquicos vividas no núcleo familiar ou no convívio social em geral que são apresentadas por esses indivíduos nas sessões de psicoterapia e o desejo de obter ajuda para amenizar suas dores por meio do acolhimento desses pacientes trans, diante das expectativas e contradições de pensamentos que eles mesmos criam para si, despertou a necessidade de pesquisar e conhecer melhor o mundo e o contexto onde estão inseridos.

Diante de uma visão distorcida e preconceituosa frente aos conceitos naturalizados e enraizados na cultura, têm sido assistidos nas mídias em geral, casos evolvendo violência e agressividade em relação às pessoas trans, que acabam não conseguindo conviver com a cobrança não só da sociedade, mas também deles próprios que se cobram por não se adaptarem a uma cultura que impõem existir apenas dois sexos, excluindo tudo que possa ser diferente do binarismo, que não se encaixe nesse conceito, e muitas vezes de forma preconceituosa e violenta marginalizam aqueles que se opõem ao limite imposto culturalmente.

Enquanto que na maioria das pessoas existe uma correspondência entre o corpo anatômico e a representação psíquica desse corpo, com os transexuais as coisas são diferentes. Embora reconheçam possuir um corpo anatômico de homem (ou de mulher), esses sujeitos experimentam uma profunda estranheza, um mal-estar em relação a esse corpo: O corpo próprio parece-lhes estrangeiro; não lhes pertence (CECCARELLI, 2008). Trans é o indivíduo que nasce com o corpo de homem e se considera mulher, ou nasce com corpo de mulher e considera-se homem.

A leitura de artigos e livros que abordam o tema demonstra a importância de se desconstruir a visão fechada que se têm sobre o conceito de gênero. Como trouxe também a necessidade de buscar mais clareza e compreensão de como esses indivíduos se percebem e quais suas perspectivas diante de uma sociedade, que vem perpetuando o preconceito em relação a casos que saem do padrão considerado “correto”, que vem sendo imposto transgeracionalmente.

         Nesse sentido o artigo traz como objetivo geral compreender o processo psicológico pelo qual vivencia um indivíduo que se descobre transexual. Para atender esse propósito foram elaborados os seguintes objetivos específicos: descrever as experiências e expectativas vividas por um indivíduo trans e as suas perspectivas diante da sociedade; conhecer o quanto a família está influenciada ou não na decisão e na visão do trans em tornar pública sua escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.9 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com