TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional

Por:   •  1/5/2017  •  Ensaio  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

1. Elabore um texto sobre a importância da Ética para o Profissional da Informática.

A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à ética. No trabalho não pode ser diferente, especialmente pela supervisão constante de chefes, líderes e companheiros de equipe, é preciso refletir e pôr em prática a ética profissional independente de sua área. Apesar de tudo isso ser um pouco óbvio, ainda pode restar alguma dúvida sobre o que é exatamente ética profissional. Podemos defini-la como um conjunto de valores e normas que direcionam as condutas do indivíduo para que este preserve uma reputação positiva fora ou dentro do ambiente de trabalho.

A ética seria uma espécie de filtro que não permite a passagem da fofoca, da mentira, do desejo de prejudicar um colaborador, entre outros aspectos negativos. O profissional ético é, naturalmente, admirado, pois o respeito pelos colegas e pelos clientes é o que dá destaque a esse colaborador. Infelizmente pessoas podem passar a não gostar de você pelo mesmo motivo, por pura inveja e incompetência de desenvolver positivamente seu lado profissional e ético.

2. Qual a diferença da norma ética para a norma jurídica como forma de controle social?

O objetivo da Norma Jurídica é regrar a conduta social, visando à ordem e o bem comum. Por este motivo, ele irá disciplinar apenas os fatos sociais mais relevantes para o convívio social. Ele irá disciplinar, principalmente, as relações de conflitos e, quanto às relações de cooperação e competição, somente onde houver situação potencialmente conflituosa. A necessidade de uma convivência ordenada impõe-se como condição para a subsistência da sociedade. A Norma Jurídica corresponde a essa exigência ordenando as relações sociais através de normas obrigatórias de organização e comportamento humano.

A Norma Ética ou regra de Trato Social são padrões de conduta ditados pela própria sociedade, com o propósito de tornar mais agradável, ameno, o ambiente social, como, por exemplo: a cortesia, a etiqueta, a linguagem, o decoro, o companheirismo, etc. A Norma Jurídica é totalmente imposta e controlada pelo Estado, sendo coercitiva e imperativa, diferentemente da Norma Ética, apesar de positivadas em códigos e estatutos para a regulamentação de determinadas atividades pelos seus respectivos órgãos colegiados.

3. Discorra doutrinariamente sobre a Ética como conhecimento humano, (conceito, importância, histórico e objetos de estudo).

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade conduta que pode ocorrer: no trabalho, em instituição de ensino e nas relações interpessoais. A ética é muito importante, pois busca um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de busca de uma sociedade mais justa. A ética pode se apresentar de uma forma mais ampla ou também de uma forma mais específica como, por exemplo, a ética dos médicos (ética medica) e o código de ética do hospital onde a ética da classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com