TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINSITRAÇÃO ESTRATEGICA

Artigo: ADMINSITRAÇÃO ESTRATEGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 Primeiro Desafio - Administração Estratégica .......................................................5

2.1.1 Questão 1 ...........................................................................................................5

2.1.2 Questão 2 ...........................................................................................................6

2.2 Segundo Desafio - Administração de Sistema de Informação ..............................7

2.2.1 Questão 1 ........................................................................................ ..................7

2.3 Terceiro Desafio - Gestão de Negócio ..................................................................8

2.3.1 Questão 1............................................................................................................8

2.3.2 Questão 2 ...........................................................................................................9

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O mundo hoje vive uma constante competição de mercado, uma luta constante de querer crescer mais que o outro. A concorrência tem feito os administradores trabalharem constantemente em cada setor das empresas visando um lucro maior, uma qualidade de atendimento melhor e um faturamento final de excelência.

Para isso Os gestores tem se atentado colocando em pratica a Administração Estratégica, a Gestão de Negócios e principalmente investindo cada dia mais no Sistema de Informação.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

2.1.1- QUESTÃO 1.

Embora seja difícil saber com certeza se uma empresa esta seguindo a melhor estratégia, é possível reduzir a probabilidade de se cometer erros. A melhor maneira de escolher a estratégia da empresa de forma cuidadosa e sistemática, além de acompanhar o processo de administração estratégica.

O processo de administração estratégica é conceituado em um conjunto seqüencial de analises e escolhas que podem aumentar a probabilidade de que uma empresa escolherá uma boa estratégia que gere vantagens competitivas e se divide em cinco partes:

1- Análise do Ambiente: monitoramento do ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras.

2- Estabelecer as diretrizes organizacionais que significa as metas da empresa ou organização se subdividindo em: missão, objetivo e visão.

3- Formular a estratégia: que nada mais é que projetar e selecionar estratégias que levem as organizações à atingirem seus objetivos.

4- Implementar as estratégias: colocar em ação as estratégias que surgirão de etapas anteriores ao processo de administração estratégica.

5- Controlar as estratégias: é um controle organizacional especial que se concentra em monitorar e avaliar o processo da administração estratégica com o intuito de melhorar e assegurar um funcionamento adequado.

PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.

O planejamento estratégico tem como objetivo principal nortear decisões e ações das empresas, como também estudar os dois ambientes das empresas.

1. Ambientes Externos/Macroambiente- fatores externos à empresa sobre os quais ela não tem nenhum ou muito pouco controle.

2. Ambientes Internos/Microambiente- fatores internos onde ocorrem as análises, como o nível de qualificação dos profissionais, a capacidade financeira, o modelo de gestão, o processo decisório e as próprias características da companhia.

2.1.2 QUESTÃO 2.

MATRIZ SWOT é uma técnica de analise dos ambientes internos e externos, comumente empregada para avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição. As iniciais correspondem a sigla das palavras inglesas: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Segundo (MARTINS, 2006):

“a análise SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando”.

Ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir).

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; Factores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa).

2.2 SEGUNDO DESAFIO - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

2.2.1 QUESTÃO 1.

O valor das informações para as organizações está diretamente ligado a como elas auxiliam os tomadores de decisão a atingir seus objetivos organizacionais.

“A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem à possui, seja pessoa, seja instituição, pois está presente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com