TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC PARA MELHORIA NO PROCESSO DE SMD

Por:   •  19/3/2016  •  Artigo  •  6.904 Palavras (28 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 28

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC PARA MELHORIA NO PROCESSO DE SMD.

APPLICATION OF THE METHODOLOGY FOR IMPROVING THE DMAIC PROCESS SMD.

1Paulo Barbosa Monteiro Junior – UFAM –paulo.bm21@gmail.com

2Leandro Aparecido Leite – UFAM –leandro.aparecido@gmail.com

Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo, em que a cada minuto surgem novas tecnologias, as empresas de manufatura buscam otimizar suas produções mantendo os mais altos padrões de qualidade. Entretanto, nenhum processo está livre de falhas, por isso métodos de identificação e análise são bastante úteis. A gestão de projetos nas grandes empresas é uma atividade de elevada importância, pois torna possível a implementação de decisões que normalmente abrangem diversas áreas e demandam significativo volume de recursos. Este trabalho objetiva apresentar a aplicação da metodologia de gestão de projetos DMAIC, que foi a ferramenta utilizada para resolução de problemas em uma empresa de eletroeletrônicos do polo industrial Manaus (PIM). Após a revisão bibliográfica é apresentado um Estudo de Caso na indústria eletroeletrônica, no qual é descrita a aplicação da metodologia e verificados seus resultados preliminares. Conclui-se que a utilização da metodologia DMAIC foi importante para a adoção de uma abordagem científica estruturada na condução do projeto, ficando confirmada a sua robustez e possibilitando ao projeto alcançar seus objetivos de uma forma organizada e econômica.

Palavras-chave: DMAIC, SMD, Gestão de processos, Gestão da Qualidade

  1. Introdução

O estado do Amazonas tem como fonte principal da sua economia o Polo Industrial de Manaus (PIM). As vantagens fiscais garantidas em leis que vigoram para o polo irão até 2073. Esse complexo de indústrias é uma medida econômica para impedir a exploração irracional dos recursos naturais do estado. O PIM possui 600 (seiscentos) indústrias gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares, de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros (SUFRAMA, 2014).

No atual contexto de competitividade e crescente busca por melhorias, fazem-se necessárias algumas mudanças organizacionais, as quais necessitam de gerenciamento. A Gestão de Mudanças tem como foco o aumento da assertividade das organizações segundo os objetivos pretendidos. O método DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control) apresenta-se como um dos principais instrumentos utilizados na Gestão de Mudanças e solução de problemas atuais (CLETO, QUINTEIRO, 2011).

O DMAIC é um método de resolução de problemas dividido em cinco etapas: Define (Definir), Measure (Medir), Analyze (Analisar), Improve (Melhorar) e Control (Controlar). Começou a ser difundido pela Motorola na década de 80 do século passado e foi massificado pela GE dentro do Programa Seis Sigma, que forma especialistas (conhecidos como Black e Green Belts) empenhados em atacar problemas de maneira organizada, e com apoio de ferramentas de qualidade e estatísticas mais complexas. A metodologia DMAIC está focada na robustez e simplificação dos processos, de forma a assegurar a redução do nível de defeitos, o aumento da satisfação dos clientes e da lucratividade da organização. Esta metodologia apresenta variações de empresa para empresa, porém, todas trabalham de forma semelhante.

O presente trabalho, propõe a utilização da ferramenta de controle DMAIC, que é o roteiro mais aplicado para melhoria de processos. Esse roteiro fornece uma meta-rotina que os colaboradores das organizações seguem para resolver problemas e melhorar os processos. Seguir um método estruturado, evita que se tirem conclusões precipitadas, não baseadas em fatos, e ajuda na pesquisa de soluções alternativas para os problemas ( Schroeder, 2008 ). Essa abordagem conduz o processo geral da escolha do projeto de melhoria baseando-se nos objetivos de negocio da organização, selecionando e treinando as pessoas certas para obter resultados. Os projetos de melhoria seguem um processo disciplinado, definido pelo conjunto das cinco fases macro do ciclo DMAIC.

  Primeiramente, será realizada uma revisão da literatura sobre os temas tratados no decorrer do desenvolvimento projeto. Em seguida, explora-se o processo de SMT (Surface Mount Tecnology), onde o roteiro DMAIC foi aplicado, com o objetivo de diminuir o índice de defeitos detectados no ICT gerados no processo de SMT numa indústria de eletroeletrônicos do PIM.

  1. Referencial Teórico

  1. Falhas nos processos produtivos

Considerando a grande mutabilidade vivida, através das inovações e criações que surgem a todo instante superando antigos padrões e exigindo melhores resultados, não há espaço para falhas. É necessário minimizar ao máximo a ocorrência de erros transmitindo confiança ao cliente, mantendo o prestígio e obtendo vantagem no mercado. A antecipação a ocorrência da falha torna-se diferencial competitivo para a empresa.

Todos os esforços devem ser voltados para a prevenção de falhas, evitar que elas ocorram  e antecipar os erros. No entanto, não há garantia 100% de que nunca ocorrerão falhas. É preciso admitir que as falhas são inevitáveis, inerentes ao sistema produtivo, apesar das tentativas de preveni-las. Apesar disso, simplesmente aceitar sua ocorrência é completamente diferente de ignorá-las. É necessário perante essa situação que se tenha estratégias para minimização das falhas (POSSAMAIet al., 2001).

Manter a qualidade do produto ou processo não é tarefa fácil. Todo fluxo de produção possui variáveis que em algum momento podem sofrer alterações comprometendo o resultado do conjunto. Segundo Slack (2009) diversos fatores causam falhas na produção: funcionários mal treinados, matéria-prima defeituosa, máquinas e equipamentos desregulados, e muitas vezes eles comprometem toda a cadeia. Em todos esses casos, as falhas irão influenciar diretamente o processo produtivo.

A ocorrência de falhas afeta a confiabilidade do cliente sobre o produto ou processo. A confiabilidade é uma dimensão da qualidade. Ela tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores, pois a falha, causa uma insatisfação ao consumidor que foi privado de utilizar um produto ou serviço mesmo que por um determinado intervalo de tempo. Além disso, cada vez mais são lançados produtos em que determinados tipos de falhas podem ter consequências, tais como aviões e equipamentos hospitalares nos quais o mau funcionamento pode significar até mesmo um risco de vida ao usuário (TOLEDO & AMARAL, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (567 Kb)   docx (601.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com