TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE GESTÃO DE PESSOAS

Ensaios: ATPS DE GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  7.110 Palavras (29 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 29

CURSO GESTÃO DE PESSOAS

3 SEMESTRE

Claudia Severo Pimentel RA: 412710

Clebia Severo Pimentel RA: 412715

Wandeson dos Santos Aquino RA: 413115

Vânia de Aquino Neves RA: 426019

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

GESTÃO DE PESSOAS

PROFESSOR-TUTOR EAD:

MSC Mônica Satolani.

Aprovada em 07 de abril

FEIRA DE SANTANA/BA

GESTÃO DE PESSOAS

2014

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

‘Atividade Pratica Supervisionada apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Feira de Santana, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância : MSC Mônica Satolani

FEIRA DE SANTANA/BA

2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03

1.0 GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIAZACIONAIS ....04

1.1 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS...........................................................05

1.2 FILME TEMPOS MODERNOS X MODERNA GESTÃO DE PESSOAS ..... 06

1.3 HISTORIA DA EMPRESA ............................................................................... .08

1.4 PLANO DE AÇÃO PARA A EMPRESA ...........................................................09

1.5 RECRUTAMENTO E SELAÇÃO......................................................................11

1.6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ................................................................. 17

1.8 PLANEJAMENTO DO PLANO DE ACÃO ......................................................18

BIBLIOGRAFIA ..........................................................................................13

ANEXO ..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo observar a Gestão de Pessoas, que hoje faz parte de uma importante área para uma empresa utilizar em seu planejamento, estratégias e objetivos, buscando atender melhor seus clientes externos e internos, aprimorando suas competências e habilidades. Estuda-se inicialmente, os conceitos de Gestão de Pessoas para o ambiente moderno, avaliando o que é mudança organizacional e as melhorias que se pode obter.

Aplicam-se estas ferramentas de Gestão, para modernizar sua produção, a qualidade dos produtos, considerando o melhor desempenho de seus colaboradores, concedendo a eles autonomia para tomada de decisões, que possam realizar as alterações necessárias para determinas funções, de forma que se torne melhor aproveitado seu tempo e o desenvolvimento dos produtos ou serviços. O estudo visa fazer uma análise do que é preciso para que a área de Gestão de Pessoas possa desempenhar bem seu papel dentro da organização e apresentar o processo de motivar as pessoas e assim a trabalhem melhor.

A Gestão de Pessoas acontece com a participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de colaboradores de uma organização, e a área tem por objetivo humanizar as organizações. O setor possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da organização, e do próprio profissional.

Antigamente a atenção era voltada apenas para as necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam ser motivadas, para melhor produzirem. O Colaborador satisfeito tende a ser mais produtivo, o insatisfeito tende a desligar-se da empresa, se ausentar frequentemente e a produzir com pior qualidade.

Veremos também o que vem a ser Mudança Organizacional, seus benefícios e o que esta mudança pode causar nos colaboradores.

Outro ponto abordado será o Plano de Ação, observando qual pode ser o mais adequado para a empresa pesquisada.

Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

Gestão de Pessoas

A definição “gestão” vem do latim gestione – ato de gerenciar, administrar.

Gestor é o “administrador” com um novo aspecto, pois, devido à velocidade das mudanças do mercado, o administrador teve um avanço significativo de suas responsabilidades que vieram para complementar suas funções, e essas devem sempre estar de acordo às necessidades e exigências da atualidade. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestão de Pessoas são políticas e práticas importantes definidas dentro de cada organização, para orientar o comportamento dos colaboradores e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. O contexto da Gestão de Pessoa é composto por pessoas e organizações.

“A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspetos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.” (Chiavenato, 2004, p. 04)

A Gestão de Pessoa possui seis processos básicos, que são: Processos de agregar pessoas, Processos de aplicar pessoas, Processos de recompensar pessoas, Processos de desenvolver pessoas, Processos de manter pessoas, Processo de monitorar pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com