TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PESSOAS

Artigo: ATPS GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ANANINDEUA – PA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Plano de Ação de Gestão de Pessoas

Trabalho entregue como quesito avaliativo parcial da Disciplina Gestão de Pessoas, orientado pelo Tutor .

ANANINDEUA – PA

22 de abril de 2014

1 INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas deve em primeiro momento avaliar seus recursos atuais e estimar as necessidades futuras da organização por cada área distinta, de forma sistêmica (visão horizontal e vertical) e assim planejar junto com cada área suas ações de treinamento para capacitação, reconhecimento, suprimento de mão de obra qualificada e outros com a finalidade de atender todas as possíveis demandas futuras da empresa, buscando atrair os melhores talentos e integrando a sua empresa.

Em segundo momento, iniciar seu plano de ação levantando as necessidades de pessoal identificando quais profissionais internos poderiam preencher as vagas; criar um "inventário" das qualificações, experiências, desempenho e potencial de cada profissional interno em busca de definir qual melhor estação de trabalho aquele profissional teria vocação e competência (conhecimento/habilidade/atitudes/valores), possibilitando obter uma visão mais abrangente e melhor para adequar quais necessidades de investimentos de cursos ou outros, criando um plano de desenvolvimento individual e assim minimizando tomadas de decisão por motivos baseados em fatos recentes.Repercutindo na obtenção do objetivo da empresa e incentivando seus funcionários criando desta forma um backup de cada funcionário.

E por último, avaliar as metas e resultados esperados e alcançados, e em cima destes dados verificar quais pontos devem ser buscado melhorias possibilitando criar uma gestão autônoma de alta competência através de gestores treinados “Coach” dando suporte e subsidio para a melhoria de competência dos funcionários e assim atingir os objetivos da empresa, tendo uma empresa enxuta muito qualificada em vez de muitos funcionários medianos .

2 ANÁLISE DA ATUAL MODERNA GESTÃO DE PESSOAS E ANTIGA GESTÃO DE PESSOAS

A moderna Gestão de Pessoas consiste em uma junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. São várias as questões que influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e outros.

Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso. Atualmente, as organizações bem-sucedidas percebem que para crescerem é necessário realizar investimentos, principalmente o dos seus colaboradores. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa.

Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro, e, sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamente aguardar ordens, mais sim contribuindo com idéias para um maior desenvolvimento onde todos ganham.

Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos atuais. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a empresa transformava o seu dinheiro em ativos fixos (uma fábrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquinas. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa, no qual só estendida ao executivo. Já nos dias de hoje, o capitalismo intelectual é diferente, pois as empresas exigem investimentos intensivos em conhecimento. Quanto mais conhecimento agregado no produto ou processo produtivo, maior o lucro. O conhecimento não se compra e não se transfere, não é insumo. O conhecimento só existe na cabeça das pessoas. Além disso, a mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias para realinhar a organização com as constantes mudanças, ou para conquistar novas oportunidades de negócios.

As organizações modernas atentam para as transformações que o mercado exige então são: mais abertas, amigável, compartilhadora, transparente e descentralizadora, deixando de ser fechada, hermética, monopolística e centralizadora.

No modelo antigo os colaboradores tinham que trabalhar no ritmo das máquinas, manuseando-a passo a passo, ritmicamente sem ter um horário para seu descanso que é um direito trabalhista, não era o homem que controlava as maquinas, mais sim as maquinas que controlavam os homens. Sem ter um descanso, o trabalho torna-se mais árduo e cansativo, mais os líderes buscavam os resultados, preocupados com a quantidade produzida, pouca qualidade, e se esqueciam dos seus funcionários, homens trabalhavam com cargas horárias extensas. Atualmente, uma empresa implanta um grau de exigência para seus funcionários, porém, há treinamentos exercer o cargo, incentivos, liderança qualificada, alem de benefícios, e isso tudo graças às leis trabalhistas, que surgiu para beneficiar cada trabalhador dentro de uma instituição. Hoje temos cargas horárias a cumprir, folgas semanais, alem de outros benefícios que cada empresa disponibiliza para seus colaboradores.

O filme Tempos Modernos, faz uma comparação sobre a estrutura entre épocas passadas e os tempos atuais.

3 EMPRESA EM ESTUDO

3.1 DADOS DA EMPRESA

Tabela 1

NOME Lojas Jomóveis Ltda. /Indústria Milênio de Estofados e Colchões ME.

LOCALIZAÇÃO Filial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com