TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - GESTÃO DE PESSOAS

Artigo: ATPS - GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  8.747 Palavras (35 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 35

Tema 01 - Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

Conteúdo

Nessa aula você estudará:

• O Contexto da Gestão de Pessoas.

• Conceito de Gestão de Pessoas.

• Objetivos da Gestão de Pessoas.

• Processos da Gestão de Pessoas.

• A Estrutura do Órgão de Gestão de Pessoas.

• ARH como Responsabilidade de Linha e Função de Staff.

Habilidades

Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

• O que é Gestão de Pessoas e quais são suas características principais?

• Em que contexto funciona a Gestão de Pessoas?

• Quais os Objetivos da Moderna Gestão de Pessoas?

• O que as empresas bem-sucedidas estão fazendo?

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

A iniciação da moderna gestão de pessoas está ligada às organizações bem estruturadas, com visão de crescimento e desenvolvimento, organizações com tendência e crescimento contínuo e desejo de obter a sobrevivência. O crescimento da organização requer maior complexidade de recursos para movimentação de suas transações, esse fator requer também aumento de capital, inserção de tecnologias eficientes e eficazes, desenvolvimento de pessoas, organização de setores e atividades de apoio. O aumento de pessoas é uma consequência desse desenvolvimento que tende a qualificar e ampliar seus conhecimentos a respeito dos assuntos que envolvem a empresa. Focar nas habilidades e agilidades dos colaboradores será indispensável para ganhar na competitividade do negócio ou até mesmo estar à frente do segmento determinado pela empresa.

As organizações estão modificando os conceitos e alterando suas práticas para movimentar as pessoas e utilizá-las totalmente nas atividades que se proporam a desenvolver. Para obter melhores estratégias as organizações procuram o setor de recursos humanos para auxiliar no desenvolvimento de pessoas e ganhar ou manter uma vantagem sustida da organização em relação à concorrência que está disputando o mesmo segmento no mercado, essas estratégias que as empresas estão inserindo é com objetivo de que as pessoas possam fazer adequadamente missão da organização.

Segundo Chiavenato (2004), o contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As organizações necessitam das pessoas para desenvolverem seus trabalho e obter resultados para que possam continuar se mantendo no mercado, gerando receitas e lucros para todos envolvidos no processo, em contra partida as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, dispondo de seu tempo para adquirirem renda e manter suas despesas pessoais. Além da parte financeira, as pessoas estão interessadas em crescimento pessoal, profissional, competitividade, reconhecimento e posicionamento social.

Nesse sentido, as pessoas dependem das organizações para obterem sucesso tomando certo tempo de suas vidas e esforços necessários para alcançar o sucesso. Assim também ocorre como as organizações que dependem dos colaboradores para o mesmo motivo, alcançar o sucesso, para isto ela dispõe de recursos e estratégias a fim de atingir seu propósito, uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.

Desta forma, como afirma Chiavenato (2004), o contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e sem pessoas não haveria a gestão de pessoas. Isso porque as organizações são constituídas de pessoas e precisam delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, as pessoas são o principal motivo de sua existência, são para elas que as empresas criam os produtos e serviços existentes em todo lugar no universo, o foco são sempre as pessoas e seu bem-estar, comodidade, vaidade, necessidade entre outros. Para o autor as organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto, sem organizações e sem pessoas com certeza não haveria gestão de pessoas.

Conceito de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um processo contínuo que requer muito discernimento e mentalidade para desenvolver, gerir, acompanhar, monitorar as pessoas, conduzi-las para o trabalho em equipe na qual cada uma dispõe de algo e contribuem com suas qualidades, as empresas oferecem a empregabilidade. Os parceiros também investem seus recursos na medida em que obtêm retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos, esses até então eram os maiores beneficiados. Ocorre que o parceiro mais próximo da organização é ofuncionário, ele está dentro da organização e tem a possibilidade de acompanhar todo processo de perto, contribuir com ele, faz parte dele. Com isso, o parceiro faz com que as coisas aconteçam, tome vida e consiga resultados, eles fornecem conhecimento, habilidade, competências, know how e, sobretudo, o mais importante, contribuição para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos globais. Inteligência chamada de capital intelectual, as empresas que reconhecem esse capital deixa de enxergar o colaborador como simples empregado e passa a vê-lo como parceiro do negócio, a organização que sabe explorar esse capital de seus colaboradores tendem a serem mais bem posicionada no mercado e estar à frente de seus concorrentes, por poder contar com todo seu grupo para contribuir com os objetivos organizacionais.

Os Processos de Gestão de Pessoas

Para Chiavenato (1999), a moderna gestão de pessoas consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar. O administrador também desempenha funções administrativas que constituem o processo administrativo, cabe ao administrador planejar, organizar, dirigir, e controlar, para essa função ele contará com o auxilio do RH, assim o administrador poderá desempenhar todas essas funções já descritas.

A Área de Recursos Humanos (ARH) existe para empregar as políticas práticas fundamentais para administrar o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com