TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PESSOAS

Casos: ATPS GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato "Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações".

"A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: 1. As pessoas como seres humanos; 2. As pessoas são como mero recursos (humanos) organizacionais; 3. As pessoas como parceiros da organização". Gil define que "Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais". Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processo internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.

A gestão de pessoas é representada por organizações e pessoas. As organizações são constituídas de pessoas e dependem dela para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais. (Chiavenato).

Segundo Chiavenato (1996, p. 24), “mudança é a passagem de um estado para outro. É a transição de uma situação para outra situação diferente. Mudança representa transformação, perturbação, interrupção, fratura”.

Chiavenato (1996) divide as mudanças organizacionais em quatro tipos:

(1) físicas, incluindo instalações e equipamentos, métodos e processos de trabalho, produtos ou serviços; (2) lógicas, incluindo missão, objetivos e estratégias organizacionais, além de novas soluções; (3) estruturais, relacionadas às estruturas de cargos, níveis hierárquicos e redes de comunicação empresarial; e (4) comportamentais, referentes às atitudes das pessoas, aos conhecimentos e habilidades dos colaboradores, às relações interpessoais e sociais, e aos paradigmas organizacionais.

A maneira de administrar passou por muitas mudanças ao longo dos anos. O século XX foi marcado por três eras organizacionais distintas: Era da industrialização clássica, Era da industrialização neoclássica e a Era da informação, que vivemos até hoje, a principal característica dessa nova era são as mudanças que se tornam muito rápidas e imprevistas, ela é indispensável nas organizações, neste momento o capital financeiro deixa de ser o recurso mais importante, cedendo lugar ao conhecimento, as pessoas, que eram tratadas como recursos, hoje são pessoas carregadas de conhecimentos e habilidades, indispensáveis para a rentabilidade dos outros recursos, como mão de obra, capital, etc. Para Chiavenato (2010 p.42) “na Era da Informação, lidar com pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações. Deixou de ser um desafio passou a ser a vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas”. Estas três eras trouxeram diferentes abordagens de como lidar com as pessoas dentro da organização. Para o grupo a moderna gestão de pessoas valoriza os profissionais e o ser humano, diferente do Departamento De Pessoal que visa à técnica e o mecanicismo do profissional, o investimento é no capital intelectual. Antes a atuação era mecanicista, o empregado obedecia e executava a tarefa, e o chefe controlava de maneira centralizada, hoje o cenário é completamente diferente, os empregados passaram a ser colaboradores e os chefes passaram a ser gestores.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »