TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: ATPS GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

Etapa 1

Passo 1 - Definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão de Pessoas

É o conjunto de habilidades e métodos definidos de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o crescimento organizacional, esse processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão, com a finalidade de proporcionar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com a organização, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

Mudanças Organizacionais

Processo de mudar o que está feito com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e caminhar para alcançar seus objetivos, agregação de valor ao resultado do negócio, através da orientação da organização para o aprendizado contínuo e melhoria do desempenho e aumento da produtividade dos negócios.

Na busca por eficiência e eficácia as organizações precisam compreender o ambiente de tal forma que possam modificar seus processos sempre que necessário para que os resultados desenvolvidos consigam ser alcançados com a mesma velocidade que o ambiente se desenvolve. Enfim toda mudança deve ser definida e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o estado da organização e qual tipo de mudança foi almejada e resultados alcançados.

Passo 3 – Elaborar um relatório retratando um paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas.

O filme de Charles Chaplin – Tempos Modernos – retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela época em seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e a máquina nos anos 30. As organizações daquele período não tinham foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizam uma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados. Assim, a Administração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30) tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção na instituição. Hoje em dia a situação é diferente as organizações focam nas pessoas. Elas capacitam e desenvolvem seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e proficiências em um mundo de mudanças e desafios. Pois com as massas de atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tendem a tornarem-se mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades no que fazem além da criatividade e comprometimento com a instituição.

Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área de Recursos Humanos bem estruturada e alinhada como as de nossa atualidade. Hoje as preocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, e sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus colaboradores para que tal política seja realmente aplicada e, consequentemente, benéfica a elas.

Antigamente os gestores (gerentes, supervisores, chefes de setor, entre outros) eram somente responsáveis pela sua atividade não interessando gerir as pessoas com quem eles formavam seus grupos, interessando-lhes somente ordenar demandas e mais demandas e se estavam fazendo certo ou errado a produção de tal bem.

Presentemente temos essa realidade diferente, porque todo e qualquer gestor de qualquer seção ou departamento é também um gestor de pessoas, pois com as ocorrências e variações pertencentes à nossa atualidade o gestor tem de saber comunicar-se com sua equipe e ter ciência do que ocorre com seus parceiros. Todavia isto hoje ocorre somente por causa da descentralização da administração de recursos humanos, deixando-a assim mais flexível e com maior agregação de valor para a tomada de decisão. Contudo não podemos deixar de notar que as diferenças entre tempos são muito grande, com proporções de conteúdo diferentes e imensuráveis, mas desde os tempos passados algumas pessoas já pensavam na importância de seu capital intelectual, como por exemplo, Henry Ford, que dizia em uma de suas diversas frases o seguinte: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.” E a partir das necessidades e declarações de insatisfações, que muitos hoje têm uma melhor gestão e é mais bem gerido dentro das organizações.

Etapa 2

Passo 1 – Leitura do Artigo: Recrutamento e Seleção de Pessoal: O que a Análise do Comportamento tem a dizer.

Passo 2 - Identificar uma organização na qual a equipe de trabalho possa desenvolver a atividade proposta.

Empresa: Gandara Mecânica Ltda.

Passo 3 - Elaborar um questionário diretivo e aplicar ao Gestor a fim de identificar qual é o modelo de Gestão que é utilizada na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.

Questionário sobre modelo de Gestão:

1. Como a organização trabalha com o sistema de Recrutamento?

R: Divulgo as vagas em aberto através de nossos funcionários e clientes. Os interessados nos trazem curriculum para análise.

2. Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com