TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Pessoas

Ensaios: ATPS Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  6.009 Palavras (25 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TURMA 3º A NOTURNO

GESTÃO DE PESSOAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

São Bernardo do Campo

2014

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo aplicar uma consultoria na empresa “Gráfica Impress”, analisando todos os problemas relatados da organização, e estruturar um departamento de gestão de pessoas na empresa, pois ao longo do tempo foram deixadas de lado as questões humanas da organização.

Com a finalidade de mostrar para a empresa a importância de implementar um departamento de gestão de pessoas nas organizações, as empresas não crescem sozinhas, no entanto precisam de recursos, e um deles e um dos mais importantes são as pessoas, e é o departamento de gestão de pessoas que fica responsável por este recurso, implementando processos internos, administrando benefícios, avaliando desempenho e outros mais.

E a organização “Gráfica Impress” se apresenta em uma situação não muito favorável, foram utilizados conceitos teóricos para a aplicação desta consultoria.

Etapa 1 – Passo 1.

Segundo LIMA (2011) o processo de globalização, principalmente nos planos econômicos, tecnológicos e das comunicações, vem tendo diversas mudanças e aperfeiçoamento na gestão administrativa das empresas. E essas transformações devem estar claras e sustentadas por uma gestão de amplo envolvimento e participação.

Podemos afirmar que as pessoas são as chaves do sucesso ou insucesso das estratégias da organização, pois são elas que influência nos resultados; é preciso focar as relações humanas no trabalho, tornando-se possível compreender a natureza da organização e suas possibilidades de melhorar, mas sempre se baseando em um planejamento adequado.

O papel das pessoas nas organizações é preciso ser resgatado com a finalidade de torná-las competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. E assim a organização verá que seu capital humano será uma grande diferencial competitivo, por acreditar que as pessoas são essenciais para as empresas. Tendo como objetivo explicar a importância da gestão de pessoas nas organizações e o quanto elas influenciam nos resultados finais de uma empresa.

Com uma gestão de pessoas eficaz e aliada a gestão da inovação de conhecimento é garantido vantagens, e quase impossível de ser copiadas por concorrentes.

A GESTÃO DE PESSOAS COMO PARCEIRA PRINCIPAL PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL.

Segundo DALLA VALLE (2012) nas últimas décadas à valorização da figura humanas nas Organizações é de extrema importância e investimento no desenvolvimento da mesma, e satisfação dos clientes.

Hoje, o sucesso Organizacional, vem com a participação das pessoas com suas características próprias que influenciam no ambiente de trabalho. Antes o departamento de Recursos Humanos via suas tarefas de forma mecanicista, mas isso mudou com a participação, envolvimento e capacitação de pessoas onde se viu a necessidade de humanizar empresas.

Com a globalização da economia a importância de se ter pessoas inteiradas e participativas em uma Organização foi fortemente considerada, fazendo com que as empresas se adaptassem e valorizassem seus talentos evitando a rotatividade e absenteísmo.

RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS

A valorização do talento humano passa a ser o principal fator competitivo no mundo globalizado. A satisfação da figura humana dentro de uma Organização se tornou essencial para o desempenho de funções.

Com a globalização e revolução tecnológica, houve mudanças nas relações de trabalho e assim começou uma nova Gestão de Pessoas: a da competitividade, onde as pessoas passam a serem vistas com personalidades, habilidades, e percepções.

As Organizações perceberam que pessoas satisfeitas e comprometidas, criam e produzem de forma a atender as necessidades do cliente. Portanto foi dado o nome de colaboradores à essas pessoa, pois fazem parte direta de um sucesso Organizacional.

Para este sucesso, teve a necessidade de investimentos e desenvolvimento desses colaboradores, sendo este a valorização do capital humano, pois não há como uma empresa crescer e se destacar no mercado sem a participação e envolvimento de todos.

Para a busca dos objetivos Organizacionais e a valorização dos colaboradores na mesma, o desenvolvimento de suas competências, o crescimento profissional e treinamento, foram táticas e investimentos para estes colaboradores. Com essa prática eles se tornam parceiros, descobrem novas habilidades e assim atendem a necessidade desta Organização.

O sucesso de uma Organização está ligado a gestão de desempenho humano, agregando valor de habilidades e competências coletivas e motivação de pessoas.

Com este mundo tecnológico, as pessoas e colaboradores dentro de uma organização, são um diferencial para seu desenvolvimento. Pois com a habilidade, dedicação e empenho de cada um, podem ser de grande importância para o crescimento e sucesso empresarial.

Etapa 1 – Passo 2.

Slides

Etapa 1 – Passo 3.

Problemas identificados na empresa Gráfica Impress:

1. Não há um processo assertivo de Recrutamento, uma vez que, ele é sempre feito de forma informal através de indicações de colaboradores. Dessa forma não são estabelecidos critérios nem exigidos conhecimentos e habilidades necessárias, e a Seleção é feita somente pelo proprietário, não havendo uma área de RH que além de trabalhar em conjunto com o Gestor fazendo um descrição e análise de cargo necessária para captar talentos e selecioná-los devidamente de acordo com os conhecimentos necessários para as vagas, além do serviço de DP ser terceirizado;

2. Poucos vendedores;

3. Alto turnover de vendedores e funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com