TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Pessoas

Monografias: ATPS Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS –Plano de Ação

Disciplina: Gestão de Pessoas

Tutora a Distancia Jurema Tussi Cunha

Josaphat Almeida – 5560125115

Rocilândia Rodrigues – 5560122841

Belo Horizonte / MG

2013

INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato, a gestão de pessoas é uma área muito sensível á mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras varáveis importantes.

Essa área vem passando por mudanças, umas das grandes transformações foram principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

A gestão de pessoas inclui seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

Gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O gerente ou líder tem o dever linear e direto, pela direção de seus subordinados. Por essa razão, existe o principio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.

Na área de ARH predomina uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação de serviço para as demais áreas empresariais. E nisso ARH era essencialmente exclusivista e até hermética. A prestação de serviço do staff prevalecia sobre a responsabilidade de linha dos gestores da empresa, pois o staff é quem tomava as decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.

A gestão moderna é descentralizar as decisões de ARH. Quando a ARH é descentralizado o órgão de ARH perde suas fronteiras e limites, dispersam entre unidades estratégicas, perde visão das práticas de RH e passa a ter necessidade de terceirização das atividades burocráticas.

1. Paralelo Atual

O filme tempos modernos aborda vários assuntos que marcaram a historia dos Estados Unidos. Na época em que a crise de 1929 atingiu a população levando muitos ao desemprego e a fome.

O filme é também uma critica a modernidade e o capitalismo, que representado pelo modelo de industrialização engoli o operário com suas exigências que não favoreciam o trabalhador nem o seu trabalho, mas o levava a pessoa ao cansaço.

Relata também a realidade do poder capitalista que agia com desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, aquela mesma sociedade valorizava a burguesia, era um poder que agia seus próprios interesses, com suas próprias ideias sem valorizar os operários que trabalhavam duro e davam o seu melhor em suas industrias.

O filme foi proibido na Alemanha de Hitler por ser considerado socialista, ou seja foi contra aqueles que tinham interesses nas próprias ideias subversivas, que deixarão o operário sem nenhum valor.

A historia também deixa claro que o poder se importava apenas com a industrialização e auxilio para as grandes empresas, sem mostrar nenhum interesse naqueles que estavam na miséria, desempregado e com fome. A industrialização estava muito preocupada em crescer e desenvolveras maquinas que esquecerão de valorizar o importante trabalho do ser humano que prestava uma mão de obra importante para seu desenvolvimento.

O capitalismo sabia que as pessoas precisavam do emprego, por isso exploravam o seu trabalho e não lhes dava nenhum beneficio.Mas pelo contrario exigia do empregado um trabalho além de suas capacidades.Como por exemplo que o mesmo trabalhasse na velocidade em que as maquinas estavam trabalhando.Sem contar que a velocidade da maquina era aumentada constantemente.

O chefe estava em frente as câmeras, mas não era para segurança pessoal ou da empresa mas para “vigiar” os funcionários.

Porém atualmente, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica.

Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros cada qual contribuindo com alguns recursos.

Cada um dos parceiros da organização contribui com algo na expectativa de obter um retorno pela sua contribuição de novos e diferentes parceiros para conciliar e fortificar seus negócios e expandir suas fronteiras através de aliança estratégica.

As pessoas devem ser visualizadas como parceiros das organizações. Elas são fornecedores de conhecimento, habilidades, competências e, sobretudo, a mais importante parte para as organizações: A inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significados e rumo aos objetivos globais.

Neste sentido as pessoas constituem parte integrante do capital intelectual da organização. As organizações bem sucedidas se deram conta disso e trata seus funcionários como parceiros de negócio e fornecedores de competências e não mais, como simples empregados contratados.

2.Teoria e Prática no Mercado

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com