TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO

ATPS –     PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM  

Tutor Presencial: Beatriz Dantas de Melo Lula

 

                                    433714 – JOSÉ IVANILDO SILVA

                           

       440901 – MARIA LUCINEIDE ALVES PEREIRA

CURRAIS NOVOS/RN

2014


 

433714 – JOSÉ IVANILDO SILVA

 

                         440901 – MARIA LUCINEIDE ALVES PEREIRA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem “.     Sob orientação do professor-tutor presencial Beatriz Dantas de Melo Lula.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

 


SUMÁRI0

Sumário

 INTRODUÇÃO1

 ETAPA1:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO2

 ETAPA2:ASPÉCTOS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PARA O AMBITO EDUCACIONAL 3

 ETAPA3:DESENVOLVIMENTO HUMANO4

 ETAPA4:A IMPORTANCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DA CRIANÇA5

 CONCLUSÃO 6

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................................................7


INTRODUÇÃO

Partindo do pressuposto que a Psicologia da Educação é uma disciplina fundamental para a formação de professores das séries iniciais, o presente trabalho é um aprendizado, ou seja é um processo que está sempre em construção.

Buscamos a compreensão da psicologia em reconhecer a sua importância na educação para o desenvolvimento do País, com cidadãos capazes de se informar, de ampliar e analisar informações na formação de indivíduos que sejam capazes de situar-se no mundo do trabalho com ética e responsabilidade social.

Pois a psicologia na educação estuda de acordo como os seres humanos se adaptam e aprendem em seus ambientes educativos a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. Sua contribuição para a pedagogia, é o aprendizado no planejamento e organização das atividades e   compreender o comportamento humano.

         ETAPA1:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

Quanto ao papel da psicologia na área educacional é por si buscar e compreender o comportamento humano, levando em conta a verificação dos fatores que levam a pessoa a se comportar de tal maneira, principalmente quando o indivíduo consegue compreender e explicar tal comportamento ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. A psicologia é a ciência que     estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.

Apresenta-se a contribuição de cada teórico da psicologia para a história da educação:

  • Para sknner: consistia em propor e aprimorar suas análises direcionadas ao comportamento principalmente a sobrevivência da cultura.
  • Para Freud: seu foco principal é de que o indivíduo tem um desejo que precisa ser satisfatório e o professor deve ser menos repressor e a aceitar que ao atuar em sala de aula ele vai estar diante de diferentes subjetividades, pois logo os seus resultados esperados não serão de maneira alguma uniformizados.
  • Para Piaget: que revolucionou o modo de encarar a educação das crianças ao mostrar que elas não pensam e não agem como os adultos, mas constrói seu próprio aprendizado.
  • Para Wallon: teórico que colaborou com a história da educação, mostrando que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, ele abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.
  • Para Vygotsky: que sempre valorizava as relações sociais, onde o indivíduo aprende com a interação com o outro, pelo contato, pela linguagem, que aliás, para ele e o canal de desenvolvimento do pensamento, pois é a partir do momento que a criança começa a desenvolver alguma linguagem ela constrói também   o seu pensamento.com a ZDP o professor é o mediador
  • Para Bruner: a ideia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental em sua teoria, o ensino eficiente precisa de esforço do professor, para organizar a matéria de maneira eficiente e significativa, preocupando-se em especial com sua estrutura. Wallon acreditava também que a motivação é um fator preponderante no processo de ensino –aprendizagem, de modo que o aluno “deseje” aprender.
  • Para Rogers: em suas abordagens ele acreditava nos cursos de formação de professores do nível médio e superior, principalmente com a teoria behaviorista, que na sua visão humanista ele propunha uma nova visão da pessoa e das relações interpessoais.
  • Para Larocca:que propõem uma redefinição das contribuições a psicologia na educação, propondo que os estudos sejam repensados sob a ótica do materialismo dialético levando em consideração que a educação que deve definir qual psicologia é necessária e que “suas reais possibilidades de contribuição situam-se em sua vinculação as questões econômicas políticas e sociais.

Conclui-se portanto que a psicologia da educação é uma ciência que acompanha todo o processo de ensino na formação física, social e afetiva da criança.

Ficando provado aí que todos os teóricos tinham em comum um único objetivo: em estudar, explicar e compreender os processos de mudança comportamental propondo novos métodos para auxiliar nas tarefas e atividades educativas na área educacional e social na formação do ser pensante e formador de opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com