TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS psicologia da Aprendizagem

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.822 Palavras (16 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

NOME COMPLETO DO ALUNO  RA:

NOME COMPLETO DO ALUNO  RA:

NOME COMPLETO DO ALUNO  RA:

NOME COMPLETO DO ALUNO  RA:

NOME COMPLETO DO ALUNO  RA:  

CIDADE

Junho /2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Adriana Pereira da Silva RA: 6703325052

                                          Eliana Raimunda da Silva RA: 6989438027

Juliana Pereira Cassemiro RA: 67033225052

Nidiedja Rodrigues de Souza RA: 6543265667

 

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Gisele Costa Lima.

São Caetano do Sul

Junho /2014

SUMÁRIO

  1. Introdução----------------------------------------------------------------------------------------2
  2. Contribuições da Psicologia para a educação-----------------------------------------------3
  3. Quadro de Teorias da Aprendizagem--------------------------------------------------------5
  4. Como estimular a mente----------------------------------------------------------------------11
  5. Quadro de jogos-------------------------------------------------------------------------------13
  6. Conclusão--------------------------------------------------------------------------------------
  7. Referências Bibliográficas--------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

            Sabemos que a Pedagogia possui antigas e estreitas raízes com a Psicologia, apoiando-se em muitos conhecimentos desta área no fazer cotidiano da prática pedagógica, bem como na definição de diretrizes de políticas educacionais mais amplas. Podendo ser verificado nas inúmeras pesquisas e publicações nacionais e internacionais que são realizadas com base na articulação dessas duas grandes áreas das Ciências Humanas.

          Este trabalho está baseado em bibliografias e tem como propósito: Entender que  é necessário conhecermos  algumas das principais contribuições da Psicologia sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana, seus alicerces teóricos e metodológicos.

           O que pretendemos neste trabalho é entender sobre as teorias do desenvolvimento e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, bem como sua contribuição para a educação.        

        

 Etapa 1        

Psicologia e Educação

Neste breve relatório  abordaremos a importância da Psicologia para a Pedagogia:

A Psicologia é a ciência que estuda a forma como nos desenvolvemos, então ela exerce um papel de mediadora, porque é através dos estudos feitos por ela, que procuramos entender as manifestações do nosso inconsciente, ela estuda mais detalhadamente o ser humano, estuda o nosso comportamento, ela nos faz entender que cada ser é único, que cada pessoa tem suas particularidades.

Através da Psicologia o professor poderá desenvolver competências de acordo com a série do educando, fazer observações, intervir quando necessário, fazendo com que a aprendizagem ocorra de modo satisfatório, prazeroso e assim cumprir o seu papel que é de formar cidadãos críticos, comprometidos com a transformação social.

A Psicologia como contribuição para a prática educacional, segundo Cláudia Davis e Zilma de Oliveira: Deverá analisar três vertentes que compõem a Psicologia como forma de contemplação da ação proposta para o desenvolvimento, onde este é o processo através do qual o indivíduo constrói ativamente nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características, ao contrário de outras espécies, as características humanas não são biologicamente herdadas, mas historicamente formadas. De geração em geração, grau de desenvolvimento alcançado por uma sociedade, vai sendo acumulado e transmitido, indo influir, já desde o nascimento, na percepção que o indivíduo vai construindo sobre a realidade, inclusive no que se refere as explicações dos eventos e fenômenos do mundo natural.

Há dois aspectos importantes nas contribuições da psicologia para a educação:

Primeiro: O estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano.

Segundo: O estudo da aprendizagem e das condições que tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno. A contribuição da Psicologia para a educação é fornecer subsídios para o desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola, nas várias modalidades de ensino que são: Na Educação Infantil, no Ensino Básico Fundamental, da 1ª a 8ª série, no Ensino Médio, na Educação Especial Inclusiva e no EJA.

Na Educação Infantil: ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases. Na fase sensório - motor: Fase da formação da inteligência prática se refere à manipulação de objetos, à percepção e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico de forma a ter um desenvolvimento sadio.

Na fase sócio-afetiva – Compreender que é relevante que a criança tenha uma auto- imagem positiva de sua identidade própria e que seja sempre valorizada  e estimulada em suas atividades, no seu processo de interação e socialização no seu grupo social.

Na fase simbólica – Reconhecer que a linguagem é a forma de expressão individual e como sendo fundamental no processo de socialização da criança.

Na fase cognitiva – considera que a criança conhece e constrói conceitos à medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo físico.

A escola tem um papel na construção intelectual dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (391.9 Kb)   docx (616.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com