TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO NOVO HAMBURGO

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

CASSIANE SOARES                 7700659880

JANAÍNA ROCHA                     446278

NICOLE DA SILVA                   8346780610

RAQUEL SHONS                     7930692051

SILVANA HANHAUR         8738120111

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

NOVO HAMBURGO, JUNHO/2014.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA.
  1. QUADRO CONCEITUAL DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM
  1.  FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS.
  2. COMO ESTIMULAR A MENTE.
  3. CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁGICAS

  1. INTRODUÇÃO

     A aprendizagem significativa ainda é um elemento importante na educação hoje, acredita-se que para desenvolver a aprendizagem no aluno as propostas didáticas devem seguir o antigo padrão, propondo procedimentos e técnicas de avaliação suscetíveis de detectar o grau se significância das aprendizagens realizadas.

      Mas o conceito atual de aprendizagem sugere que o aluno é responsável pelo seu processo que aprendizagem a auto-estruturação do conhecimento faz do aluno um descobridor adquirindo o conhecimento com seus próprios meios. Essas propostas pedagógicas afirmam que o "princípio fundamenta métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção".

Assim o trabalho apresenta teóricos e suas teorias, qual a importância da psicologia na educação, a importância de um profissional da pedagogia estar ciente das teorias que podem ajudar no dia a dia de sala de aula.

        O trabalho também é composto de um tema muito importante a contribuição do jogo no desenvolvimento das criança, Não podemos ver e nem imaginada sem o jogo ou as brincadeiras, pois são as principais atividades da infância, eles suprem as necessidades que elas têm de tornar seu o mundo em que está inserida.


  1. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA.

        A Psicologia é a ciência que estuda o Homem e como define Bock, ela estuda os “diversos homens concebidos pelo conjunto social”. Sendo assim ela se divide em muitos objetos de estudo, como a psicologia jurídica, hospitalar, trânsito, clínica, escolar entre outras.

        Conforme pesquisas realizadas a maior área de atuação da psicologia é no setor clinico com cerca de sessenta por cento de atendimentos nessa área, seguido pela psicologia do trabalho com quinze por cento, e a escolar com a mesma porcentagem. A abrangência em todas as áreas é de fundamental importância para uma melhor compreensão do mundo de quem precisa dela.  

        Na psicologia escolar ela tem a função de auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Pensando e estudando a sua importância percebe-se a chegada dela na pedagogia com as teorias da aprendizagem, que se dividem basicamente em teoria do condicionamento que defende a necessidade da interação do aluno com o ambiente para uma boa aprendizagem, e teoria cognitivista que defende a interação com o mundo externo para um plano de organização do conhecimento interno.

        Conforme Bock “Aprender é um processo que se dá no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade”. Sim, aprender em qualquer idade é perfeitamente possível, mas quando se fala em psicologia na aprendizagem falamos de crianças, adolescentes e jovens, nos quais a mesma concentra seus estudos, buscando aprimorar seus conhecimentos sobre a mente humana.

        Estudando a história da pedagogia nota-se que para o seu surgimento contribuíram diversas outras ciências, desde a Filosofia até Medicina. Mas atualmente a mais atuante e que mais contribui com a Pedagogia é a Psicologia. Sabe-se que a psicologia do senso comum é a mais acessível para o ser humano, pois a mesma é praticada no dia-a-dia uma vez que permite a explicação e compreensão do ponto de vista da psicologia mesmo com conhecimento superficiais sobre a mesma.

        A psicologia busca sempre encontrar o melhor caminho para inserir no aluno aquilo que a ele queira passar, de forma perspicaz e competente, sem agressões e com discrição. Educar é um artifício em que todo o discernimento é pouco, porque é moldar a mente e o psicológico de uma pessoa para o presente e principalmente para o futuro.

        Mas a grande questão é. Como ajudar tantos estudantes em nossas escolas que precisam de uma estrutura psicológica adequada e não a encontram? Muitas secretarias de educação até disponibilizam os atendimentos e os alunos frequentam e fazem terapias com psicólogos, no entanto a grande dificuldade das famílias e das escolas são conseguir laudos que diagnostiquem o real “problema” do estudante. A psicologia está ai sim para ajudar, mas ela é de difícil acesso para as classes menos favorecidas e as pessoas que muitas vezes precisam dela.

        Atualmente tem se discutido tanto muito os transtornos de aprendizagem e a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. Sendo assim, nada mais justo que a Pedagogia e a Psicologia façam a parceria e consigam formas para fazer acontecer a aprendizagem integral de todos os alunos, respeitando as particularidades de cada um procurando um ensino sem traumas nem exclusões.

        Sabemos que a Psicologia da aprendizagem busca melhorar as formas de ensinar e facilitar o ensino junto com a Pedagogia. Segundo Iris Barbosa Goulart “A melhor forma de ensinar é aquela que se baseia numa forma particular de se aprender”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com