TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academia Via Forma

Casos: Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 4

2.2 MARKETING II 4

2.2.1 Público-alvo de uma academia 4

2.2.2 Definição de “SERVIÇO” 5

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços 6

2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços 6

2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços 7

2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia 7

2.3 PESQUISA DE MERCADO 7

2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 7

2.3.2 Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios? 8

2.4 NEGOCIAÇÃO 8

2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Academia Via Fácil, tem como sócios, Andréa e Zico, onde o começo de tudo foi no ano 2003, decidindo abrir uma academia no principio era só Ronaldo como empreendedor.

Sendo um cirurgião oncológico, Ronaldo o proprietário onde decidiu realizar uma idéia antiga tornar-se realidade montando assim uma academia que seria o mesmo ramo de antes na área da saúde.

Hoje para que um empreendedor deseje abrir o seu próprio negócio e necessário conhecer o ramo que deseja aprimorar, para que assim futuramente não venha sofrer com problemas que poderiam ser resolvidos no presente. Com estudo desse caso, veremos cada processo que a empresa precisou passar para chegar, e assim fazer com fosse reconhecida em todo país.

Na realização desse conteúdo, teve como fundamento para o aprimoramento dos conteúdos de Fundamentos em Marketing, Pesquisa de Mercado e Negociação, visando em foco para o estudo do caso Academia Via Fácil.

Por fim, veremos que cada tema abordado no decorrer do texto, tem sua finalidade em casa questão apresentada no assunto sobre Academia Via fácil.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

Uma “Academia de ginástica” deve oferecer a seus clientes um local adequado à prática de exercícios físicos, por meio de diversas modalidades de aulas monitoradas por instrutores com formação em educação física, tais como: jazz, aeróbica, dança rítmica, alongamento, musculação, artes marciais, natação, entre outras; disponibilizando materiais necessários às praticas esportivas – tatames, luvas, protetores, bem como equipamentos para fortalecimento muscular e condicionamento físico. Também é comum que estas empresas comercializem roupas de ginástica e acessórios, além de lanches, sucos naturais, energéticos etc.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público-alvo de uma academia

A resposta para o título desde artigo de uma questão que em marketing conhecemos como Posicionamento Mercadológico. Este conceito se refere ao lugar que o nosso produto, o nosso negócio e o nosso ocupam na mente do consumidor. Tem a ver com o que fazemos, como fazemos e como comunicamos o que fazemos.

Quando vendemos somente 30 minutos de atividades físicas duas vezes na semana, estamos orientando nosso posicionamento mercadológico para as pessoas que desejam fazer alguma atividade física pelo menor tempo possível.

Estamos nos posicionando dando uma solução para essa necessidade não atendida pela sociedade. Estamos dizendo aos clientes que conseguiremos dar conta do recado com a nossa técnica, como o nosso produto e com o nosso serviço.

Quando dizemos que a academia é específica para mulheres, estamos afirmando que as conhecemos, sabemos tudo que precisam e todos os produtos estão adequados para elas, ou seja, estamos posicionando. Estamos dizendo que em nossa academia as mulheres serão mais valorizados do que numa academia normal e, por isso, por isso podemos reputar mais valor ao produto.

Definir o público-alvo passa por identificar a necessidade da sociedade que ainda não estão completamente atendidas.

Temos muitas mulheres que ainda não praticam atividade física e poderiam estar praticando? Temos muitos homens? Temos muitos homens e mulheres que não têm tempo? Ou o contrário, temos homens e mulheres acima dos 50 anos e com muito tempo?

Todos estes posicionamentos representam estratégias diferenciadas para as quais devemos nos posicionar e desenvolver um conjunto de produtos e serviços.

O primeiro critério que utilizar é descobrir o que estes clientes desejam. Somente depois que descobrirmos o que eles desejam é que podemos nos comunicar com a sociedade.

Digo sociedade porque a academia a atende como um todo; desde crianças recém-nascidas até pessoas com 150 anos, independente do gênero. O Posicionamento Mercadológico nos ajuda a ter maior eficácia na comunicação. Por isso, escolher o público-alvo significa eleger o problema que vamos resolver de um grupo específico.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

O termo serviço designa um tipo específico de bem com características de intangibilidade, isto é, sem existência física. Distingue-se, portanto, do produto, o qual apesar de ser também um bem, é um bem tangível. Outra forma de caracterizar um serviço (e de distingui-lo de um produto) é pelo fato deste não poder ser armazenável, isto é, apenas é possível de ser consumido no momento em que está a ser produzido.

Exemplos de serviços são as atividades de transporte de pessoas e produtos, comércio de produtos, comunicações e telecomunicações, fornecimento de energia elétrica, apoio jurídico, apoio à gestão, atividades de educação, atividades de saúde e uma variadíssima gama de serviços pessoais. Ao conjunto de todos fornecedores os serviços é dada a designação de sector terciário.

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com