TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estrategica

Artigo: Administração Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Política Salarial

É o conjunto de decisões organizacionais tomadas a respeito de assuntos relacionados com a remuneração e benefícios concedidos aos funcionários. O objetivo principal da remuneração é criar um sistema de recompensas que seja equilibrada tanto para a organização como para os funcionários.

Uma política salarial deve atender simultaneamente a sete critérios para ser eficaz:

1. Adequada: a compensação deve se distanciar dos padrões mínimos estabelecidos pelo governo ou pelo acordo sindical.

2. Eqüitativa: cada pessoa deve ser paga proporcionalmente de acordo com o seu esforço, habilidades e capacitação profissional.

3. Balanceada: salário, benefícios e outras recompensas devem proporcionar um pacote total de recompensas que seja razoável.

4. Eficácia quanto a custos: os salários não podem ser excessivos, mas em função do que a organização pode pagar.

5. Segura: os salários devem ser suficientes para ajudar os empregados a se sentirem seguros e ajudá-los a satisfazer as suas necessidades básicas.

6. Incentivadora: os salários devem motivar eficazmente o trabalho produtivo.

7. Aceitável para os empregados: as pessoas devem compreender o sistema de salários e sentir que ele representa um sistema razoável para eles e também para a organização.

Remuneração Fixa entendemos os valores pagos a título de Salário Base, e, ainda os itens referentes a Política de Benefícios.

Remuneração Variável enquadram-se os valores pagos à titulo de Participação nos Lucros - PLR; Bônus por Alcance de Resultados; Comissões; Participação Acionária, entre outros.

Para o sucesso de planos de remuneração variável, entretanto, são importantes alguns aspectos, tais como:

» Garantia de alinhamento dos objetivos departamentais, grupais e indivíduais aos objetivos e metas estratégicas da empresa;

» Definição de Metas com Indicadores de Performance objetivos, que garantam clareza no processo de avaliação dos resultados alcançados;

» Transparência no processo de gestão e apuração dos resultados alcançados;

» Gestão dos processos de comunicação voltados ao plano.

De inicio, é importante esclarecer que, quando falamos em Competência, estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada, que pode ser assim resumida: "Competência como o conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probalidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades."

Ao longo das várias mudanças ocorridas, as empresas implementaram readequações em diversos âmbitos de seus processos, as estruturas organizacionais passaram a ter número menor de níveis hierárquicos, de forma a possibilitar redução de custos aliada a maior agilidade na cadeia de decisão; os quadros de pessoal de uma forma geral, na busca de alternativas para redução de custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com