TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anamnene e Diagnostico Capilar

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

ANAMNESE E DIAGNOSTICO CAPILAR

Antes de efetuar qualquer tratamento/procedimento capilar, o (a) profissional cabelereiro (a) precisa preencher uma ficha de anamnese para garantir a sua/seu cliente um tratamento seguro e com um melhor resultado.

A anamnese é uma entrevista onde a (o) profissional irá coletar informações e descreve-las tudo em uma ficha, nela irá conter: dados pessoais, históricos de doenças, alergias, doenças na família e também um histórico dos fios (se usa ou se já fez uso de químicas, tinturas, há quanto tempo utiliza produto químico etc.).

Ao preencher todas as informações necessárias na ficha de anamnese, o profissional cabelereiro irá fazer um diagnostico capilar, pois a análise da haste capilar é de muita importância, e através deste diagnostico é que se vai determinar qual o estado do córtex, a porosidade (alta ou baixa) e se até possui alguma alergia ou sensibilidade alérgica a determinado produto. Antes de fazer os testes é necessário analisar a rugosidade e a suavidade, e para isso é necessário saber se estão:

  •         Suave e brilhantes: cutícula é densa e forte,
  •         Ligeiramente áspero: quando é normal e saudável;
  •         Áspero: extremamente poroso (cutícula aberta)
  • Muito áspero quebradiço ou seco: haste capilar muito danificada, que pode ter sido o resultado de muitos trabalhos térmicos.

Depois de analisar é necessário ainda fazer os testes que são: teste de porosidade, diâmetro, elasticidade, alergia e incompatibilidade e de sais metálicos.

O teste de porosidade consiste na capacidade da haste capilar absorver a humidade. Uma haste capilar porosa é altamente danificada, suas camadas de cutículas estão abertas expondo ao córtex interior. O seu estado será com aspecto baço (sem brilho), seco e pode ser muito quebradiço. Com uma haste capilar muito porosa, o tratamento terá efeito mais rápido, os fatores que o fazem poroso são:

  • Processos químicos mal executados;
  • Falta de cuidados pós-química;
  • Uso excessivo de secadores, pranchas, etc.

O teste de diâmetro fornece informações para saber se a haste capilar precisa de um tratamento de reparação. O que determina muito um diâmetro da haste capilar é a textura, os fios grossos tem um diâmetro redondo (mongoloides), os fios médios tem diâmetro ovalado (caucasoides) e os fios finos e extrafinos tem forma achatada (negroides) e também é muito fácil de ter excesso de oleosidade, os fios grossos demoram mais tempo para reagir a um tratamento. Geralmente ao tocar a haste capilar, o(a) profissional já saberá o seu diâmetro.

O teste de elasticidade é o que pode determinar o córtex, uma haste capilar bem hidratada é elástica, ela ira esticar cerca de 1/3 a mais do que seu comprimento, mas ira voltar ao tamanho original, já uma danificada não volta ao seu tamanho original totalmente, os secos e quebradiços podem partir quando colocado em tensão.

O teste de alergia é uma reação alérgica que pode ocasionar vermelhidão, inchaço, bolhas. O teste deve ser aplicado 48 horas antes de executar o tratamento químico, ele deve ser feito mesmo se a/o cliente já tenha feita a coloração antes, o tempo de duração do teste é em torno de 45 minutos, após este tempo deve-se remover com agua tépida (morna). Este teste não é uma garantia vitalícia (que dura muito tempo), então é sempre recomendado que faça este teste antes de qualquer tratamento.

O teste de incompatibilidade e de sais metálicos esta associado à falta de compatibilidade entre processos químicos, é principal causa de danos capilares em uma coloração, onde se pode causar uma queda ou ate mesmo a quebra de fios. Muitas das vezes podem–se ter produtos que a/o cliente usou que se esquece de informar ao seu/sua cabelereira (o), isso pode reagir desfavoravelmente a alguma química realizada no salão, muitas vezes é encontrada restauradores de coloração que podem deixar resíduos químicos de sais metálicos, onde facilmente fica verde, húmido e quebradiço, se usado junto com o peróxido de hidrogênio (agua oxigenada). Para realizar este teste é necessário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com