TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise filme Quase Deuses

Por:   •  31/7/2017  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  3.747 Visualizações

Página 1 de 4

Ivan Diego Moraes de Sousa

Análise Filme: Quase Deuses

O filme baseado em fatos reais se inicia no ano de 1930 na cidade de Nashiville, onde este narra a história de Vivien Thomas que perde seu emprego como carpinteiro por conta da crise econômica de 1929, e pouco tempo após este fato, ele consegue um novo emprego num laboratório Cirúrgico Experimental ondeo médico responsável Dr. Alfred Blalock testa suas teorias na tentativa de descobrir novas técnicas cirúrgicas, assim com este também avalia teorias pressupostas por outros médicos.

Ele começa a trabalhar como zelador, mas logo depois este se torna auxiliar técnico de Dr. Alfred.  No laboratório eles realizam pesquisas médicas, onde estes fazem testes de suas técnicas cirúrgicas em cachorros de rua, onde novas ideias não convencionais relacionadas ao processo cirúrgico eram testadas, ideias tais que eram contrarias ao que era recomendado por peritos na época. O processo de realização dos testes erametódico, e após cada teste, todos os dados eram armazenados em tambores registradores, que eram equipamentos onde o doutor armazenava todos os dados para a sua pesquisa. Dr. Alfred consegue obter êxito com uma nova técnica para o tratamento de choque traumático, a qual foi muito utilizada por outros médicos durante a segunda guerra mundial salvando milhares de vidas.

A história avança, em meados de 1945, Dr. Alfred Blalock se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins que era uma referência em técnicas cirurgias na época,assim como Dr. Alfred, Vivien o acompanha para auxiliá-lo nos laboratórios.

Durante seu trabalho, Dr. Alfred recebe uma proposta de pesquisa da Dra. Taussig para o mesmo, que era para realizar uma pesquisa para o tratamento da Tetralogia de Fallot conhecida como síndrome do bebê azul. Logo Dr. Alfred assume a missão de pesquisar uma solução para esta doença, manifestada por um problema cardíaco.

Logo Dr. Alfred e Vivien pensam em soluções para a realização de uma cirurgia coronária (cirurgia realizada no coração), que não existia até então. Esta proposta de cirurgia era vista com certo ceticismo por outros médicos e especialistas na época, pois até então era vista como impossível. Como Dr. Alfred estava sempre muito ocupado realizando cirurgias em pacientes do Hospital Universitário John Hopkins, Vivien acabou sendo responsável por grande maioria das pesquisas e experimentos. Para tentar encontrar uma cura para a doença do bebê azul, eles encontraram seu primeiro obstáculo, que consistia em criar uma forma de induzir essa anomalia em um cão para apenas após issotentar encontrar uma saída. Para reproduzir o quadro dos pacientes nas cobaias utilizadas nos testes, estes utilizaram de diversas técnicas cirúrgicas já estabelecidas e reconhecidas na comunidade médica até encontrar alguma que fosse capaz de recriar o quadro clínicos dos pacientes no laboratório. Como no hospital universitário carecia de alguns equipamentos, Vivien teve que improvisar alguns equipamentos para a realização dos testes. Eles não obtiveram sucesso por um certo tempo utilizando as técnicas empregadas, até que Dr. Alfred sugeriu que Vivien utilizasse uma técnica cirúrgica chamada de fistula parcial, com a qual eles conseguiram reproduzir o estado desejado nas cobaias de laboratório criando assim um modelo para os testes.

Após pesquisas, eles pensaram em um jeito para resolver este problema, o qual consistia em aumentar a oxigenação no coração do bebê, ligando a artéria sistêmica a artéria pulmonar chamada de bypass, a qual já existia e era reconhecida na época, após tentativas nos animais do laboratório Dr. Alfred e Vivien conseguiram obter “sucesso” na operação de um cachorro, após esse sucesso ele começou a verificar a possibilidade de realização dessa cirurgia em um bebê, quando acabou por ocorrer uma complicação pós cirúrgicana cobaia em que o teste cirúrgico foi realizado, mas logo após eles descobriram o que haviam feito de errado no procedimento cirúrgico. Após descobrirem o erro, sugeriram uma nova abordagem para a realização da cirurgia em outro cachorro de laboratório, o qual foi operado por Vivien com supervisão do Dr. Alfred, na qual a cirurgia foi realizada com êxito. Com este resultado positivo Dr. Alfred resolveu que poderia operar o bebê, para isso, ele precisaria de uma equipe para auxilia-lo na operação, o que ele conseguiu com certa dificuldade, pois cirurgias no coração não eram muito bem aceitas na medicina naquela época, por isso ele teve certas dificuldades em encontrar outros cirurgiões que estivessem dispostos a fazer parte de uma cirurgia no coração até então algo que era considerado um tabu entre os médicos da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com