TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: O papel do professor.

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE             BRASÍLIA

                                                                                                       

ADALGISA GOMES DA ROCHA

IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: o papel do professor.

CEILANDIA – DF

2012

ADALGISA GOMES DA ROCHA

IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: o papel do professor.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Orientadora: Ms. Tatyana Nunes Lemos.

                                                                       

CEILANDIA – DF                                                                                                                  2012

ADALGISA GOMES DA ROCHA

IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: o papel do professor.

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora com vistas à obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, área de concentração: Séries Iniciais, do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília.

Ceilândia, DF ____ de _________ de 2012.

BANCA EXAMINADORA:

______________________________________________________________________

Prof. Titulação Nome do professor - Orientador

Instituto de Educação Superior de Brasília

______________________________________________________________________

Prof. Titulação e Nome do professor - Membro

Instituto de Educação Superior de Brasília

CEILANDIA – DF                                                                                                                  2012

Recuo esquerdo 10 cm

Dedicatória (curta e direta).

AGRADECIMENTOS

Teorias de Aprendizagem

Os fundamentos primordiais que permeiam o referencial teórico do desenvolvimento intelectual do homem baseado nos aspectos físicos e cognitivos são elencados e descritos por meio das teorias de aprendizagem que demarcam com clareza os passos que permitem observar e atribuir conceitos, fatos e comportamentos notórios ao homem em seu desenvolvimento.

Sabemos quão importante são os estudos de Piaget a respeito do desenvolvimento intelectual das crianças elucidando o processo de aprendizagem por meio da interação e ação das crianças com os objetos. Está interação permite a criança organizar e recorrer ao longo do tempo por meio da assimilação e acomodação das informações diversificadas inerentes aos objetos e ao meio. Ao relacionar gradativamente por meio da equilibração as potenciais dificuldades e por menores o individuo deve contrapesar a interferência do ambiente sobre a manipulação dos objetos que estão em foco.

A aprendizagem segundo Piaget e descrita por meio dos estágios de desenvolvimento da inteligência que constituem passos sucessivos de equilibração, ao decorrer da vida o individuo irá assimilar, acomodar e equilibrar gerando sucessivamente um processo de descoberta, interação e equilíbrio.

Segundo Piaget "Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar".

A outra abordagem acerca da aprendizagem intitula-se como sócio - história ou sócio – cultural, Teoria que está calcada nas pesquisas de Vygotsky. Que defende a aprendizagem como produto da interação ativa da criança com o meio social na construção de sua capacidade cognitiva envolvendo pensamento e elocução que se constitui o patamar mais elevado do processo cognitivo.

 A interação do pensamento verbal por meio da mediação simbólica ou social acarretara na criação de conceitos primordiais como o desenvolvimento proximal que se dá entre o desenvolvimento real e potencial da criança e a proximidade mediada onde o individuo necessita de um auxilio exterior para se desenvolver com plenitude. E Segundo Vygotsky "O saber que não vem da experiência não é realmente saber”.

Dificuldades de aprendizagem

Inúmeros alunos ao cursarem a educação Infantil esbaram com exigências na área cognitiva, ao apresentar inúmeras dificuldades na aprendizagem. Uma vasta demanda destes alunos que já estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem e acompanhamento psicopedagógico não conseguem estabilizar e desenvolver a alfabetização. Sem causa neurológica ou orgânica visível estes estudantes são alvos de preocupações da família, dos educadores e da sociedade, que procuram soluções a fim de superar os déficits escolares.

 Segundo Garcia (1998 p.31-32). ”Dificuldade de aprendizagem e um termo usado para se referir ao conjunto de transtornos que ocasionam percas expressivas na fala, escrita, leitura, habilidades e raciocínio lógico que ocorrem devido a fatores intrínsecos ao individuo em uma suposta disfunção do sistema nervoso central ou potencializado através de sua relação com o meio social.”

A questão das dificuldades na aprendizagem se torna complexa e elementar, pois os estudiosos e pesquisadores se questionam como e o caso do autor acima que afirma em um dado momento de sua fala que a dificuldade está inerente ao individuo e se torna irreversível e hereditário e posteriormente elucida a questão como um processo tratável que ocorre devido à dinâmica interação com o conhecimento e as variáveis da convivência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com