TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Aprendizagem a Serem Pensadas com o Professor

Por:   •  27/8/2018  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

 Estratégias de aprendizagem a serem pensadas com o professor.

  Inicialmente deve-se levar em conta o histórico do aluno Felipe, nas séries anteriores e os procedimentos adotados para suprir as dificuldade do mesmo.

  Este levantamento levara o professor a saber o que o aluno consegue fazer e o que ele ainda precisa aprender. Adaptações no currículo serão necessárias para atender as necessidades individuais do alunos.

  Com essas informações, vamos iniciar o trabalho em sala de aula e nos demais ambientes da escola, pois a socialização e inclusão deve acontecer com todos os agentes do processos educativo (professores, alunos, inspetores, pessoal da limpeza, bibliotecária, secretario, coordenadores, etc.).

  A partir desse primeiro levantamento deve-se dar ênfase as principais dificuldades visualizadas ao analisarmos o aluno Felipe, que seriam:

- Passividade;

- Dificuldade de Aprendizagem;

- Falta de Concentração.

  Estratégia para lidar com a passividade em sala de aula;

- O objetivo é que, através de atividades pensadas para ele, fazer com que o aluno interaja com os colegas de sala como; leitura e reconto de histórias pelos alunos, jogos didáticos, desenhos livres, poesias e músicas, brincadeiras de roda, em que se pode trabalhar a oralidade e a interação com o outro.

  É importante lembrar que, mesmo lançando mão destes recursos o objetivo é socializar o aluno Felipe, trazer ele ao convívio harmonioso de forma que se sinta acolhido pelo professor e colegas. Nas brincadeiras livres, incentivar os colegas a chamarem o aluno Felipe para a brincadeira, quando possível o professor da sala ou o de educação física participar, segurando a mão do alunos, mostrando como se faz, pois o simples gesto de chutar a bola, que é tão simples, para Felipe pode ser algo complexo devido as suas limitações motoras. Essas atitude devem trabalhados de forma gradativa respeitando as limitações e a aceitação do aluno a aquilo que está sendo proposto.  

   Estratégias para lidar com a Dificuldade de Aprendizagem;

- A dificuldade na aprendizagem pode ser devido a vários fatores tanto externos quanto a vários tipos de transtornos como, dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; mas como não é a função do professor e do coordenador dar algum diagnostico, vamos nos concentrar em desenvolver um trabalho pedagógico voltado para as possibilidades de aprendizado do aluno.

- Nesse ponto podemos utilizar para trabalhos com escrita, fichas ilustradas para que o aluno possa associar nome ou letras as figuras, fichas de leituras com nomes ou frases prontas, trabalhos manuais com barbante, colagens sobre letras desenhadas no sulfite, jogos pedagógicos de formação de palavras.

Estratégias para lidar com a falta de concentração;

- Com o intuito de melhorar a concentração em sala de aula serão utilizados quebra-cabeça, jogos de memória. O aspecto funcional da sala de aula também será avaliado, disposição de mobiliário como armários, lousa, prateleiras, o aluno Felipe se sentara próximo ao professor, para que tenha clareza do conteúdo e possivelmente mantenha o foco nos conteúdos, tirando do seu campo de visão objetos que possam desconcentrá-lo. O professor pode também sugerir pequenas tarefas ao Felipe, como distribuir as atividades aos colegas. O professor deve deixar bem claro a rotina da sala e a sequência em que as atividades acontecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com