TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Franquias - Processos Gerenciais

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO:

A proposta deste trabalho é analisar o planejamento de funcionameto de uma franquia, para que possa se expandir no mercado e também aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas deste semestre.

A palavra franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de lincença na qual o fraqueador cede ao fraqueado o direito de uso da sua marca, patente, infra-estrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços. A empresas precisam responder de forma rápida e eficaz as exigêngias de seus consumidores devido ao ambiente competitivo em que estão inseridas.

Oganizações devem entender que um bom desempenho em serviços reforça a competitividade e estabelece um relacionamento com o cliente, consolidando a marca, a comunicação com o mercado, as vendas e as políticas de preço. Ter uma empresa franqueadora pode ser mais complexo do que parece. Franquear um negócio vai muito além de ceder marca e produto. Trata-se de ceder um know how de gestão de marca e desenvolver de forma continuada o modelo de negócio do franqueador. Num mercado em que produtos mudam rapidamente que consumidores chegam já informados e que empreendedores precisam estar sempre atualizados, possuir um processo de aprendizado constante nas redes de negócios é um bom planejamento vital para quem quer crescer.

DESENVOLVIMENTO:

Franquias de sucesso com o objetivo de se manterem e expandirem os negócios dos franqueados, realizam ações de maketing. O primeiro passo para quem está começando um negocio é investir em propaganda, tendo ela já toda sua estrutura planejada. Essas ações são conjuntas atedem as necessidades de toda a rede e são campanhas promocionais ou institucionais que juntas formam o Marco de Marketing que visa a visibilidade nacional da franquia e adotar as ações de Marketing que sejam compatíveis com a imagem e o posicionamento da marca que identificam a rede e da forma que seja autorizada pelo franqueador.

As franquias se baseam no público-alvo geral, sem especificar as diferenças regionais de cada unidade. As técnicas, ferramentas e intrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como rede de revendas de representantes comerciais, de assistencias técnicas, de distribuidores e outros.

O marketing de relacionamento tem a finalidade de criar valor e satisfaçao ao cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes, técnicas de manuntenção da fidelização dos clientes que atualmente constituem um departamento de fundamental importância em qualquer empresa que exigem ferramentas de marketing adaptadas. A maior função da fidelização é a retenção de clientes, com ações que evitem a perda deles para concorrência e ao mesmo tempo, aumentem o valor dos negócios que eles proporcionam a fidelidade dos clientes trazendo muitas vantagens financeiras as empresas. Franquias em expansão precisam focar o objetivo em se materem e expandirem os negocios dos franqueados que é manter empenho em realizar ações de marketing. O principal foco para a atração e fidelização de clientes é voltada ao atendimento e a qualidade do produto oferecido. O cliente quando é bem atendido e fica satisfeito com a qualidade do produto ou serviço, na grande maioria das vezes sempre voltará, podendo trazer alguém mais junto a ele na próxima visita e por notar a qualidade do produto que foi adiquirido. Estas ferramentas são essesnciais para que a empresa deslanche no mercado de trabalho e obtenha o sucesso desejado. A fidelização acontece quando mostramos o cliente os pontos positivos de estar comprando. O principal foco para a atração e fidelização de clientes é voltada ao atendimento e a qualidade do produto oferecido.

A empresa que tem o objetivo de satisfazer seus clinentes, buscar atender as necessidades, e mante-los satisfeitos somado ao respeito é uma das principais maneiras de fidelizar o clinente e alcançar o sucesso esperado. Para isso grandes empresas trabalham com o CRM

(Costumer Relationship Management) que nada mais é um conjunto que possui estratégias para a fidelização onde ela habilita a empresa a não perder os clientes. Estabelecer indicadores e como analisá-los são uma das grandes dificuldade que muitas empresas têm em fazer esse demonstrativo. Algumas premissas são levadas em consideração e uma delas é compreender os indicadores, que quanto mais ágil for esse processo, mais tempo sobra para a análise dos pontos de desempenho para o sucesso do negócio, tendo em vista que devem ser simples de serem interpretados e coletados. Outra preposição é entender quais indicadores são realmente significativos para serem acompanhados.

A função maior da fidelização consiste em manter os clientes, com ações que evitem a perda para a concorrência e ao mesmo tempo, aumentem o valor dos negócios que eles proporcionam a fidelidade dos clientes traz muitas vantagens financeiras então usar a teoria da curva ABC (Custo Baseado em Atividades) ou dos 80/20 é recomendável. Segundo a Lei de PARETO, que foi criada pelo Italiano VALFRID PARETO, segundo o economista italiano 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessaos. 80% da poluição é causada por 20% dos paises ou que 80% da receita de uma empresa provem de 20% do clientes. E o que ela nos diz é que vale analizar se realmente vai valer a pena se dispor em investir nessa porcentagem dos 20% dos clientes, onde se gasta tempo, produtividade e investimento para atrair essa outro nicho de clinentes. Outra sugestão é começar com poucos indicadores e, a partir da experiência, ampliar o número deles. Quando se tenta medir tudo pode se acabar não medindo nada. O segredo é ter foco e concentrar os esforços naquilo que realmente importa em termos de resultado. A empresa deve saber exatamente qual cliente ira atingir, não se restringindo apenas em ter vantagens competitivas por ser uma marca já conhecida.

Como um todo, a emrpesa deverá ter ciência que o local para onde vai expandir poderá não ter o retorno esperado, uma vez que pode-se notar fazendo uma análise antecipada. Ter profissionais qualificados nas áreas tanto de marketing quanto no atendimento são estratégias fundamentais para a empresa, e também é aconselhavel implementar ferramentas que buscam clientes para gerar seu crescimento.

A empresa que tem o objetivo de satisfazer seus clinentes, buscar atender as necessidades, e mante-los satisfeitos somado ao respeito é uma das principais maneiras de fidelizar o clinente e alcançar o sucesso esperado. Para isso grandes empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com