TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Marketing

Por:   •  26/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Agosto/2021

[pic 4]

[pic 5]

Elaborado por: Suzana Missias da Silva

Disciplina: Marketing

Turma: 0721-1_21


Introdução

Objetivo do plano é apresentar a NETFLIX, uma empresa de serviços de Streaming por assinatura, que foi criada em agosto de 1997, de uma ideia de locação de DVD por correios, sem um local físico, que após lançou o primeiro site com foco em venda e locação de DVD’s. Em 1999, foi lançado o serviço de assinatura mensal de locação, sem data de devolução, multa por atraso e acesso ilimitado ao arsenal de filmes e séries na plataforma. Em 2002 foi aberta ações na bolsa (IPO), com valor de venda de US$1,00 por ação na NASDAQ. Hoje a empresa possui diversos prémios, bem como produções originais, com mais de 208 milhões de assinantes.

A cada ano a Netflix, foi se reinventando, expandindo os acessos pelos países, no Brasil chegou em setembro de 2011 e vem atualizando seus serviços conforme as necessidades de seus usuários iam surgindo.

A NETFLIX vem se reinventando ao longo dos anos, desbancou as locadoras de DVD como a Blockbuster, com serviço de streaming e compete de igual para igual, com as gigantes do mercado como, a Amazon Prime, Apple TV+, Disney+, Globo Play, HBO Go, entre outros.


Desenvolvimento

Análise Ambiental

Fatores positivos

Fatores negativos

Fatores
internos

Strengths
(força)

Weaknesses
(fraquezas)

  • Utilização a qualquer momento em qualquer dispositivo;
  • Fácil utilização;
  • Variedade de conteúdo
  • Necessita boa conexão;
  • Possuir aparelho compatível com a plataforma;
  • Possui melhor preço se comparado às TV's por assinatura;

Fatores
externos

Oportunities
(oportunidades)

Threats
(ameaças)

  • Com as novas produções originais, apresenta grande crecimento no mercado de entretenimento;
  • Disponível para acesso offline, de qualquer lugar sem conexão com internet;
  • Visibilidade para arrecadação com propagandas e patrocinadores;
  • Concorrentes, com preços mais acessível;
  • Perda de acesso aos filmes de produtoras que abriram seu próprio streaming, como o caso da Disney+;
  • Perder a variedade de filmes, ficando somente com os conteúdos que possuem contratos vigentes e/ ou produções originais;

Pesquisa de Mercado e possíveis resultados

De acordo com a pesquisa realizada pelo site Reclame aqui dos últimos 6 meses, 100% das reclamações voltadas à Netflix foram respondidas, com um índice de solução de 84,1% e voltariam a fazer negócios chega a um percentual de 83%.

Com mais de 27,8 milhões de seguidores no Instagram oficial e o nacional conta com 25,7 milhões de seguidores.  

No Linkedin, possui quase 8 milhoes de seguidores e conta com mais de 13 mil funcionários.  

Análise competitiva

A missão da Netflix é entreter o mundo, com disponibilização do serviço em mais de 30 idiomas em 190 países e para isso possuem projetos de sustentabilidade para que o mundo fique habitável. Possui uma cultura altamente diversificada na organização, liberdade para tomada de decisões e evitam regras, os valores que eles acreditam são: discernimento, comunicação, curiosidade, coragem, paixão, generosidade, inovação, inclusão e impacto. A Netflix vem trabalhando para aumentar a inclusão e diversidade no setor de música e som, ajudam a ampliar o acesso de estudante negros ao mundo da tecnologia.

Se preocupam também com os impactos climáticos ambientais do streaming, e qual a emissão de carbono que foi possível identificar a quantidade desses gases são emitos através de ferramentas desenvolvidas por pesquisadores da Universidade de Bristol. Após entenderem melhor como esses gases são emitidos, será possível focar e desenvolver formas para reduzir essas emissões no mundo.

Proposta de comunicação de marketing

No último dia 22 de julho de 2021, a Netflix anunciou o aumento da mensalidados da plataforma, visando a rentabilidade, o que acabou gerando diversas reclamações por parte dos clientes, com a falta de sensibilidade, onde o Brasil passa por um momento crítico devido a pandemia, desde a redução de salário a perda de emprego. No Twitter, o assunto mais comentado foi “Adeus Netflix”, causando inclusive abertura para as concorrenter aproveitarem o momento para atrair novos clientes.  Entretanto, a Netflix se posicionou se comprometendo a “entregar uma experiência ainda melhor aos assinantes”.

De acordo com a matéria publicada pelo site InfoMoney a netflix continua sendo a melhor plataforma de streaming, e com relação ao preço, se comparado às TVs por assinatura, continua valendo a pena manter assinatura da Netflix.

Com o aumento recente na mensalidade da plataforma da Netflix, concorrendo com os preços agressivos das concorrentes, a proposta do plano é trabalhar na comunicação voltada a reforçar o custo x benefício que a plataforma traz.  

E apresentar as melhorias, para que seja perceptível as benfeitorias que ocasionaram o reajuste de preço. Propagandas com apresentação dos novos filmes e séries que serão lançados, otimização do layout, que inclusive, não temos como questionar, que a plataforma da Netflix é muito mais dinâmica e de fácil utilização do que ao das concorrentes, falo isso por experiência própria. Parcerias com influenciadores digitais no Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, YouTube, para aumentar o engajamento, e-mail marketing para os assinantes e prospect, que entram no site, mas não concluem as assinaturas, Google Ads, antigo Google AdWords, para alcançar novos clientes, promoções com incentivo de dividir a conta com um amigo, mensalidade com desconto de 50% para aniversariantes do mês, cartão fidelidade de pré-pago, após 5 recargas, ganhe um grátis. Inclusive uma das medidas que a Netflix irá adotar para atrair novos públicos, é a oferta de vídeo-games na plataforma já no próximo ano bem como lançamento de uma loja online para novas fontes de receita para venda de mercadorias de suas produções originais, como por exemplo “Stranger Things”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (347.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com