TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Final de Filosofia

Por:   •  27/3/2016  •  Exam  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)        CURSO: Psicologia

COMPONENTE: Introdução à Filosofia                PROFESSORA: Jeane Torres

ACADÊMICO(A): SOFIA ELENA C. BARROS

 

PROVA

Responda as questões abaixo, conforme as orientações solicitadas em cada questão. Você deve criar o tema das suas dissertações a partir do conteúdo solicitado, sua resposta deve ser elaborada em forma de texto dissertativo, contendo no mínimo 25 linhas e no máximo 35 linhas.

1 – (5 pontos) Com base no estudo do texto “As idéias movem o mundo” de Mendonça, e as reflexões filosóficas do pensamento clássico (filosofia antiga) apresentadas por Danilo Marcondes, faça uma dissertação sobre a natureza humana com ênfase nas dimensões da racionalidade, experiência e sentimentos.

A filosofia, a racionalidade e a necessidade de esclarecimento das idéias Ao pensar o homem como ser racional, vemos a necessidade do mesmo de tentar explicar o mundo que o cerca. Primeiramente, com os pré-socráticos, com idéias centradas no mundo exterior e os elementos naturais e logo depois, com Sócrates, que entra como divisor de águas, com suas idéias voltadas mais para as questões ético-políticas, e o homem e seu papel como cidadão da polis.

O homem passa então, a interpretar o mundo num âmbito mais social de forma mais racional, mas também de forma empírica, ou seja, baseado em suas próprias experiências, considerando um mundo de infinitas possibilidades, pensamentos e idéias. Estas, tendo grande peso no mundo moderno, já que a sorte da humanidade se dá entre o debate de opostas linhas ideológicas.

Vale ressaltar que a filosofia não é um conjunto de ideais abstratos, mas exalta e propõe ao homem o exercício da sua racionalidade plena. Por isso, podemos afirmar que o ‘ser’ vale mais que o ‘ter’ para a filosofia, indo na contramão do que se prega no mundo moderno, onde o ‘ter mais’ geralmente significa ‘poder mais’, como foi problematizado por Aristóteles, em relação aos valores que envolvem a contradição entre essas leis: a riqueza material e o saber.

O mundo das idéias abrange várias dimensões da nossa natureza humana, como o sentimento, que, pode ou não variar de acordo com a idéia que fazemos dele. Como por exemplo, o amor. Para sentirmos ‘amor’, precisamos primeiramente, ter uma noção do que seja o amor.

Considerando, também, as muitas concepções que temos do amor e da prática do mesmo, que pode variar de uma cultura pra outra, e∕ou outros fatores. Assim como a vontade, que está relacionada às nossas concepções e idéias (como a idéia do bem e do mal, por exemplo) e ao desejo de realizá-las.

A idéia determina a vontade e a vontade leva ao ato. “A idéia do bem é sempre um obstáculo à prática do mal”, segundo Tomás de Aquino. E a clareza dessas idéias determina a concretização das ações humanas. Para pensar o mundo e a nossa realidade, é que se faz necessária a filosofia, que procura esclarecer essas idéias, vendo-as como o único e efetivo meio para solucionar os problemas a que estamos inseridos como sociedade

2 – (5 pontos) Com base no estudo do texto “Realidade, ou alucinação coerente” de Mendonça, e os argumentos da física quântica apresentados no filme “Quem Somos Nós”, disserte sobre as relações humana consigo mesmo (mente), com a sociedade e o mundo em que vivemos, dando ênfase as contingências e possibilidade da vida humana.

A realidade como fenômeno, a subjetividade humana e as possibilidades.

Em algum momento da vida, o homem já sentiu, ou sente a necessidade de questionar a veracidade do mundo a sua volta. Tudo aquilo que vemos, nossas concepções de mundo, nossas crenças e ideologias e se de fato, conhecêmo-nas além das nossas impressões isoladas, ou seja, se as impressões que temos da nossa realidade está, de fato, coesa com a ordem existente no real ou está sendo constituída de forma subjetivada às nossas considerações pessoais, vislumbrando uma impressão fantástica do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com