TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e clima organizacional

Por:   •  12/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE PITÁGORAS DO MARANHÃO

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À MISSÃO, VALORES, NORMAS E AMBIENTE DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA FACULDADE PITÁGORAS DO MARANHÃO.

São Luís-MA

2015

MARICÉLIA LOPES DE SOUSA

POLIANA VIEIRA SILVA

SUNAMITA DE JESUS DE ALMEIDA SILVA

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À MISSÃO, VALORES, NORMAS E AMBIENTE DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA FACULDADE PITÁGORAS DO MARANHÃO.

Projeto apresentado à disciplina de metodologia Científica lecionada pela Profª Andressa Veras Bacelar, para obtenção da nota do 2º semestre de 2015 do curso de CST Gestão de Recursos Humanos.

São Luís-MA

2015

Introdução

         O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmica, elaborado para entender os instrumentos que contribuem para a melhoria da educação nas Instituições de ensino superior, com isso tem se utilizado de forma pertinente a investigação da Cultura e clima organizacional da mesma. Para que assim a IES identifique de forma precisa o clima do ambiente interno e possa corrigir suas possíveis falhas.

         O problema a ser respondido é: de que forma a cultura e o clima organizacional da IES interfere na vida acadêmica de seus alunos? E quais os fatores envolvidos no processo ensino-aprendizagem? Com o objetivo de responder o problema levantado se fez a utilização de coleta de dados no meio acadêmico e pesquisas em artigos científicos.

          A investigação realizada sobre a instituição é com intuito de mostrar aos gestores da mesma, a percepção e as expectativas dos discentes em relação a ela como educadora, essa pesquisa é um instrumento válido para identificar as percepções e opiniões dos sujeitos que a compõem, permitindo assim um diagnostico sobre a realidade universitária.

         Com base no referencial teórico, defendem-se as teorias de que a cultura organizacional tem uma forte influência sobre o clima da instituição, o aluno é o principal agente do processo ensino-aprendizagem enquanto o professor é o facilitador/orientador. Consequentemente as metodologias aplicadas foram à empírica e exploratória embasada em bases acadêmicas. Conclui-se então que pesquisas sobre cultura e clima organizacional é uma eficiente alternativa para identificar a qualidade das instituições de ensino superior.

         

         

         

Justificativa

         A pesquisa se justifica pela necessidade de averiguar a percepção dos alunos em relação à instituição, sua cultura e clima organizacional: Missão, valores, normas e ambiente de ensino. Com isso mensurar o índice de satisfação dos mesmos através de pesquisas, possibilitando assim a identificação dos pontos fortes e fracos da IES, observando a relação entre professor-aluno e a metodologia aplicada em sala de aula, pois apesar de limitada por um programa, um conteúdo, um tempo predeterminado, normas internas e pela infraestrutura da instituição, é a interação entre docente e discente que vai dirigir o processo educativo, sendo imprescindível que o professor compreenda as suas responsabilidades como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. E conhecendo os interesses e necessidades dos alunos os professores podem criar situações de ensino que atendam as características de aprendizagem dos estudantes.

         Avaliar é em essência fazer um julgamento sobre as condições da qualidade e a utilidade de algum bem ou serviço. A avaliação é um instrumento necessário para se mensurar os esforços da organização, sua qualidade, excelência, utilidade e relevância. Qualidade requer constante atenção e compromisso de todos e em todos os níveis da instituição, é um processo continuo que nunca acaba.

         A investigação realizada sobre a instituição é com intuito de mostrar aos gestores da mesma, a percepção e as expectativas dos discentes em relação a ela como educadora, pois a Instituição de Ensino Superior tem um papel de grande relevância e sua missão é a formação do ser humano em termos profissional, científico e cultural. A pesquisa sobre cultura e clima organizacional é um instrumento válido para identificar as percepções e opiniões dos sujeitos que a compõem, permitindo assim um diagnostico sobre a realidade universitária.

Problemática

Processo de Investigação sobre a Cultura e Clima Organizacional da IES através de pesquisas realizadas sobre a instituição. Com isso chegar a um diagnostico sobre a realidade universitária da Faculdade Pitágoras do Maranhão e responder a seguintes perguntas: De que forma a cultura e o clima organizacional das instituições de ensino superior interfere na vida acadêmica de seus alunos? E quais os fatores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem?

Objetivo geral

É analisar a percepção dos alunos em relação à cultura e o clima organizacional das instituições de ensino superior do Maranhão, tendo por base a coleta de dados através de pesquisas realizadas no meio acadêmico.

Objetivos específicos

  • Examinar a percepção dos alunos em relação a: missão, valores, normas e ambiente de ensino da Faculdade Pitágoras do Maranhão;
  • Avaliar a relação entre professor-aluno;
  • Verificar o processo de ensino-aprendizagem;
  • Compreender as expectativas dos alunos em relação à IES;
  • Identificar os pontos fortes e fracos da IES;
  • Promover e discutir melhorias.

Referencial Teórico

         Segundo Dutra, Velozo, Fischer & Nakata (2009) cultura organizacional se refere à estrutura profunda da organização, fundamentada nos valores, crenças e suposições de seus membros. É um conjunto de características chave que a valoriza e a diferencia das demais. Contanto o clima é considerado relativamente temporário, sujeito ao controle direto, e amplamente limitado pelos aspectos do ambiente social que são conscientemente percebidos pelos profissionais da organização. Ele se refere a uma situação e suas conexões com pensamentos, sentimentos e comportamento organizacional. Assim o clima é subjetivo e normalmente sujeito à manipulação por pessoas de poder e influência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com