TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL – ANÁPOLIS

PSICOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO

Professor: Olívio Israel

5° Período “A” - Noturno

Alunas

 

Anápolis – GO

- Elabore um texto sobre:

A Consciência Ética no exercício profissional do Psicólogo

Pelo termo ética entende-se que o ser humano é capaz de desenvolver princípios sobre a própria realidade, referente ao código de ética que é formado por valores universais e sócio-culturais de uma sociedade.

O compromisso fundamental de um código de ética profissional é de certificar-se dentro dos valores primordiais para sociedade e as práticas desenvolvidas, uma referência de condutas para que possa fortalecer o reconhecimento daquela (e) profissional.

Quando começa a se fazer parte de um campo profissional, é essencial conhecer todos os princípios fundamentais, as responsabilidades que estão contidas no código de ética de cada profissão, são as práticas que irá exercer ao passar por diversas situações, que o podem colocar em uma difícil ocasião.

Saber ser ético em sua profissão é atuar com responsabilidade e dignidade, deste modo lhe proporcionando alcançar uma carreira bem executada, e podendo transparecer aos seus clientes o quando é capacitado para lhe atender.

No exercício profissional do psicólogo, é fundamental que tenha consciência de todos os princípios de ética e moral, para então se disponibilizar a sociedade a prestação de serviços, em que seja com qualidade, relacionando a pratica, garantindo a integridade assegurada do cliente.

O psicólogo tem que obter todo conhecimento e compreensão, para quando tiver a prática saber que são vedados atos que negligenciem, discrimine, explorem, causem opressão a qualquer humano, é proibido utilizar da sua profissão ou cargo em que se encontra para favorecer familiares ou amigos, estes são exemplos de casos que podem ocorrer e ferir a sua ética, que supostamente obtinha.

Então, pode-se dizer que é dever de qualquer profissional, nesta ocasião referindo ao profissional psicólogo, saber e compreender tudo que contêm no código de ética de sua profissão é indispensável, logo já trazendo uma bagagem de consciência ética ao longo de sua vida, antes de se tornar um profissional, mas logo sendo capaz de executar seus atos de acordo com o tal.

- Elaborar uma história sobre uma possível falta ética cometida por um psicólogo imaginário e é claro colocar os fatos de acordo com os artigos que o suposto psicólogo transgrediu.

Marilene Souza Vieira tem 26 anos, casada, possuiu ensino superior completo em Psicologia há 2 anos. Tirou CRP nº 425187, e escolheu a área organizacional para atuar juntamente com o segmento da abordagem Comportamental. Ela trabalha a 1 ano na empresa alimentícia de médio porte Linea Sucralose, onde exerce principalmente as funções relacionadas a recrutamento e seleção e treinamentos.

Há alguns meses Marilene vem esperando que abra uma vaga na empresa na área comercial para poder colocar sua amiga Allana que está desempregada há 6 meses. Enfim essa vaga saiu e imediatamente ela ligou para ela vir até a empresa para ser feita uma entrevista e as demais etapas do processo seletivo. Ela então foi aprovada em quase todas as etapas, a última seria a aplicação de testes psicológicos onde a candidata Allana não foi bem e não atingiu as expectativas esperadas, tanto no de atenção (TAS), quanto no de produtividade e personalidade (Palográfico).

Marilene mesmo conhecendo bem o código de ética do psicólogo para não reprovar sua amiga infringiu então o Artigo 1° e o 2º e o princípio fundamental VI.

Artigo 1° - São deveres fundamentais dos psicólogos:

a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;

Artigo 2° - Ao psicólogo é vedado:

h) Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterar seus resultados ou fazer declarações falsas.

VI.  O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

Ela alterou os dois testes favorecendo sua amiga e possibilitando a entrada da mesma na empresa. Uma falta ética grave, pois infringiu o código de ética do psicólogo e seus princípios fundamentais. Allana não estavaqualificada e apta para a vaga fazendo com que Marilene alterasse o resultado dos testes que é uma técnica psicológica muito importante no processo seletivo, e consequentemente ela teve que fazer uma declaração falsa dizendo que a mesma era apta para a função.

Allana então entrou na empresa e 90 dias depois dentro ainda do seu período de experiência o coordenador do setor onde ela estava pediu seu desligamento, pois sua função não estava sendo desempenhada corretamente como esperada, consequência da falta ética da psicóloga Marilene.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com