TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO PEDAGODIA

Por:   •  6/10/2019  •  Bibliografia  •  4.423 Palavras (18 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO PEDAGODIA

JANAÍNA LEIRIANE PIMENTEL

TRABALHO PRÁTICO FTMH

POMPÉU

2019

JANAÍNA LEIRIANE PIMENTEL

HISTÓRIA E CULTURA  AFRICANA E ÍNDIGENA NA ESCOLA

Trabalho apresentado na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológico da História, modalidade EaD.

Orientador: Poméia Genaio

Pompéu

2019

SUMÁRIO

                                                                                                                 

INTRODUÇÃO .................................................................................3

OBJETIVO ........................................................................................3

DESENVOLVIMENTO ......................................................................3

CONCLUSÃO  ..................................................................................4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................5

ANEXOS............................................................................................6

INTRODUÇÃO:

A lei de 10.639/03 de 9 de janeiro de 2003, torna obrigatoria nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio público e privado, o estudo da História e cultura afro–brasileira, e índigena e com esse reconhecimento, a lei 10.639/03, passa a fazer parte da politicas públicas do Estado Brasileiro.

O presente trabalho tem por finalidade resgatar as nossas origens, procurando sensibilizar a comunidade escolar, sobre a importância na sociedade que a cultura africana e índigena, teve ao longo dos tempos.

Foram entrevistados 8 pessoas ( 2 homens e 6 mulheres), com idades de 17,30,37,38,39,55,60,61 anos, 7 moradores de zona rural e 1 moradora de zona urbana, com as seguintes profissões: 1 estudante, 2 aposentados, 1 autónomo, 1 professora, 1 costureira, 1 empregada doméstica, e 1 agente de saúde.

OBJETIVO:

         Promover acões na Escola, que resgatam a cultura e a história dos povos africanos e índigenas, fazendo uma contextualização entre realidade nacional e realidade local, e promover também a cidadania e a questão da igualdade entre povos.

DESENVOLVIMENTO:

          Na comudnidade de alberto isaacson-MG, e Itaúna-MG, não existem instituições voltadas para africanidade, e nenhum dos entrevistados já participaram de instituições, ou movimentos ou projetos voltados  para a questão da africanidade e/ou relacionados à questão indígena. Em relação às localidades, 7 entrevistados apontaram que não, existem remanescentes de quilombos, e 1 entrevistado disse que não sabia. Referente à existência de Movimento Negro, nas localidades abordadas,  8 dos entrevistados, disseram que  não existem  movimentos existentes na sua comunidade. Concernente à existência de comunidades indígenas, 7 entrevistados, disseram que não havia nenhuma em  situada na comunidade de Alberto Isaacso-MG, e 1 entrevistada alegou que não sabia se havia existencia de comunidades índigenas em Itaúna –MG. E por último todos os 8 entrevistados disseram que existem  terreiros de Candomblé e/ou Umbanda em suas comunidades.

Tocante às manifestações de racismo, 4 dos entrevistados presenciaram  esse tipo de agressão, onde foi as pessoas envolvidas foram discriminadas pela cor. Idem para as manifestações de intolerância religiosa 1dos entrevistados presenciaram discriminação sobre as religião.

            Na comunidades de  Alberto Isaacson-MG, na escola municipal registra-se uma pequena presença de pessoas afrodescendentes, e na comunidade de Itaúna foi relado pela entrevistada que onde havia maior presença de pessoas afrodescendentes e/ ou indígenas, era tambem nas instituições de ensino.

CONCLUSÃO:

            A força da cultura de índigenas e negros pode ser vista em vários momentos da vida, como na forma de andar, falar, comer, orar, etc. É através destas formas cotidianas, que estão as marcas civilizatorias desses povos. Ao longo dos anos, essa herança histórica vem sendo esquecida, e precisamos cada vez buscar essa parte da história de mera importância para a identidade brasileira.

   

          A educação tem um papel muito importante na construção da identidade  do afro brasileiro e índigena, tornando assim necessário que a escola crie formas de abordar sobre esse tema na sala de aula com as crianças e adolescentes., independentemente de seu pertecimento étcnico, e da localização geográfica do seu país. “O aprendizado da história é influenciado pelo ensino da história” (Jörn Rüsen)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.scielo.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00189.pdf

http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-e-cultura-africana-e-indigena-nas-escolas

ANEXOS:

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PROJETO DE EXTENSÃO

IDENTIFICANDO AFRICANIDADES E ELEMENTOS INDÍGENAS NOS MUNICÍPIOS

FORMULÁRIO DE PESQUISA

I – IDENTIFICAÇÃO:

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História

Professor responsável: Poméia Genaio     Aluno: JANAÍNA LEIRIANE PIMENTEL

II - APRESENTAÇÃO: A educação das relações étnico-raciais, o tratamento de temáticas e questões que tangem aos afrodescendentes e indígenas, preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais vem sendo discutidas na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História, através deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com