TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  3.491 Visualizações

Página 1 de 6

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Acadêmicos¹ Ederson N. Dagnoni

Ednilson M. Fernandes

Janaina S. K.de Toledo

Luciana Schmeider

Tutor Externo²Sabrina das Neves Arins Campos

        

RESUMO

O objetivo do planejamento estratégico é voltado para o aprendizado organizacional, tendo como visão sistemática a valorização das pessoas. Surgiu no momento em que a empresa teve a necessidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e manterem-se alertas para possíveis mudanças no mercado, percebendo isto em curto e longo prazo. A empresa também investe na capacitação de seus funcionários, como cursos, treinamento e aperfeiçoamento nas áreas aplicadas no ramo de pinturas em geral. O diagnóstico empresarial, esta sendo tão importante para enriquecimento do nosso trabalho e para a nossa aprendizagem acadêmica. Temos como base do diagnostico estratégico, capacitação, treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho.

Palavras-chave: Planejamento Estratégicos, Capacitação e Diagnostico empresarial.

1. INTRODUÇÃO

Planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para ser utilizada na tomada de decisão acertada num futuro desejável. É um processo que permite um direcionamento a ser seguido pela administração da empresa, com o objetivo de manter uma boa relação com a organização e o ambiente organizacional.

Este conteúdo apresenta suas principais atividades realizadas para uma boa gestão, da como base conhecimento na função, salários, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho. Cuidando do bem-estar dos seus colaboradores, visa-se alcançar seus objetivos, uma vez que bem cuidado diminui-se o absenteísmo e a rotatividade, demonstrando interesse maior pelo trabalho que devem realizar, sentindo-se motivados com as metas que deverão cumprir.Dando uma ênfase no planejamento estratégico, visando ao futuro da empresa, ela deverá estar posicionada e estar bem realizada. Utilizando as ferramentas necessárias para uma boa gestão, dando treinamento e atendendo às necessidades específicas de ambas as partes, tudo se torna possível. Independentemente do porte da organização, o planejamento estratégico indica a direção correta.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O diagnóstico estratégico é a primeira fase do planejamento estratégico, com o objetivo de analisar a empresa interna e externamente mostrando qual a situação da empresa no momento, diagnosticando os seus pontos fortes e fracos, e oportunidades eameaças.

Através dos diagnósticos realizados na empresa Roberto Serviços de Pintura, realizados pelos autores deste trabalho, foi possível encontrar as seguintes informações abaixo:

As oportunidades e ameaças são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis e desfavoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las, sendo desta forma nem todas as oportunidades ofertadas pelo mercado que a empresa possautilizá-las.

Podemos dizer que são os fatores externos que não se podem prever, como variação de preços, catástrofes ambientais, mudança de leis peculiares ao negócio.

Em uma análise mais simplificada, as oportunidades são as ações que a empresa pode fazer para tomar a frente do mercado, pois a administração identifica, através de uma análise do mercado, onde estão situadas essas oportunidades, que pode ser um novo investimento, uma nova tendência de mercado, ou seja, é algo que o próprio mercado nos mostra que é favorável fazer.

Fischmann e Almeida (1991, p. 25) concluem que “Administração estratégica é o processo de tornar a organização capaz (capacitação) de integrar as decisões administrativas e operacionais com as estratégias […]”

Com base nesses conceitos, pode-se, pelas palavras de Wright, Kroll e Parnell (2000); Oliveira (2003); Costa (2006); Certo e Peter (1993) e Fischmann e Almeida (1991) identificar a importância da administração estratégica para uma organização, por ter um maior controle dos objetivos que foi definido pela mesma e com isso é necessário a compreensão do tema planejamento estratégico.

COSTA, 2006, p. 116,uma forma clara e pictórica de representar o resultado da análise de cada uma das dez áreas mencionadas. Trata-se de um gráfico construído de forma circular, espalhando-se de forma radial, as dez áreas mencionadas.

Para Oliveira (2006, p. 126) “A missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, porque ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá se concentrar no futuro.”.

Wright, Kroll e Parnell (2000, p. 122) ainda complementam que “Os objetivos gerais representam finalidades genéricas na direção das quais os esforços da empresa são orientados”, e com esses objetivos estabelecidos, são formulados os objetivos específicos.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Através de pesquisa realizada na empresa Roberto Serviços de Pintura, tendo o conceito principal à igualdade entre funcionários e usando critérios de promoção para os funcionários.

A empresa também investe na capacitação de seus funcionários, como cursos, treinamento e aperfeiçoamento nas áreas aplicadas no ramo de pinturas em geral.

Além disso, com base na tendência do mercado, estamos constantemente se atualizando para melhor atender o cliente e não dando margem para a concorrência, sempre investindo na gestão da marca, qualidade nos serviços que vendem.

[pic 1][pic 2]

Fonte: Roberto Pinturas, Google

Esta figura é umas das obras na qual a empresa Roberto Serviços de Pintura realizou, entre outras que a empresa vem realizando e mantendo os valores como: confiança, ética, comprometimento e inovação.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O planejamento precisa ser embasado em pesquisas com dados concretos para poder ter um resultado seguro.

Através da pesquisa e analise feito junto a empresa, precisa passar por alguns processos de mudança para continuar ativa no mercado como rever seus fornecedores, estabelecendo parcerias com mais de um fornecedor para poder ter margens de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (258.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com