TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional com proposta de melhorias

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 REFERENCIAS.......................................................................................................11

        


INTRODUÇÃO

        

Este trabalho tem como objetivo apresentar o diagnóstico organizacional do Projeto Social o qual se denomina Centro de Referência para Juventude Espaço Prima Jovem, localizado na cidade de Primavera do Leste - MT, que tem como ramo de atividade, o atendimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica. Apesar de pouco tempo de atividades vem se mostrando bastante inovador e alcançando o objetivo proposto dentro do município

Hoje em dia, fala-se constantemente em planejamento estratégico e até mesmo em uma unidade publica da assistência social. Para que isso seja uma realidade é necessária uma auto avaliação. Desta forma apresentamos este diagnóstico com a apresentação da empresa, Perfil Organizacional e Gestão de pessoas.

Será apresentado da empresa, a razão social, endereço e natureza da atividade desenvolvida, sua missão, visão, valores e políticas. Os objetivos e metas definidos; sua origem e as principais mudanças que ocorreram nos três anos de existência do Projeto.

Será colocado em evidencia o Perfil Organizacional, falando de seus setores, sobre sua capacidade de atendimento e as características de suas instalações, além de relacionar o perfil da equipe de trabalho, e o público atendido.

Por fim, falaremos principalmente da Gestão de pessoas e tudo o que é relacionado às pessoas que ali trabalham. Suas facilidades e dificuldade, bem como apresentar possíveis melhorias para uma situação encontrada dentro da unidade que precisa ser corrigida.

DESENVOLVIMENTO

A Empresa escolhida para o diagnóstico foi o Centro de Referência Para a Juventude Espaço Prima Jovem, uma unidade da Secretaria de assistência Social do município de Primavera do Leste.

O Projeto foi fundado no dia 12 de maio, 2011, coordenado pela Fundação Cargill, revitalizou um prédio cedido pela Prefeitura de Primavera do Leste. A edificação recebeu melhorias estruturais, feitas pela prefeitura, e investimentos de aproximadamente R$ 700.000,00, feitos pela Cargill, para a ambientalização e compra de mobiliário. A Fundação Itaú Social também contribuiu com a estrutura do local por meio da aquisição de computadores e mobiliário específico para a sala de informática.

O local é composto por áreas para o desenvolvimento de expressões artísticas e culturais, salas para orientação psicológica, além de ambientes para aulas, palestras, debates, workshops entre outras atividades. O entorno do prédio também será aproveitado para disseminação de conceitos e atividades socioambientais.

O espaço funciona em dois turnos (período da manhã e da tarde) e serão oferecidos cursos culturais, educacionais e profissionalizantes, tais como formação musical, dança, teatro, informática, idiomas, educação ambiental, técnicas de assessoria administrativa, saúde e segurança no trabalho, entre outros. A gestão do Espaço Prima Jovem é feita pela prefeitura do município e conta com a parceria de universidades, empresas e entidades locais

 O objetivo do Espaço Prima Jovem de Primavera do Leste, que atende jovens de 10 a 29 anos, é preparar profissionais para o mercado de trabalho e formar jovens conscientes, capazes de modificar a sociedade em que estão inseridos. São mais de 500 alunos inscritos, onde 350 participam de maneira rotineira em diversos cursos nas áreas esportiva, Dança, Artes Plásticas, Informática, Teatro, Pequeno agrônomo e jovem biólogo, Grafite, Escultura, Ginástica para o cérebro, Canto, Teclado, Música Desenvolvimento de Web site, Serigrafia, Esculturas, Liderança e Designer.

Todos os cursos serão certificados por modalidade, permitindo que o aluno saiba o início e término de cada modalidade e escolha o que quiser participar.

Sem nenhum custo para os participantes, alguns cursos contam com a parceria de empresas da iniciativa privada como a UNIC, Agrológica, e contam com transporte escolar gratuito saindo de vários pontos da cidade.

Os principais objetivos da unidade. "Criar jovens proativos e formadores de opinião, e tem como missão, desenvolver sua capacidade intelectual, tornando-os protagonistas de sua própria história, e por fim sua visão é possibilitar aos jovens, oportunidades para que estes possam modificar o ambiente que está inserido.

A equipe do Espaço Prima Jovem, conta com 15 funcionários em diferentes funções, professores, instrutores, administrativo, monitores sociais, serviços gerais e coordenação.

A coordenadora ocupa o posto de maior autoridade dentro da unidade e é dela que parte as ações voltadas à gestão. Ela é graduada em Marketing e estudante de Serviço Social. A equipe conta com dois universitários que atuam como monitor social, assistente de coordenação, estagiária e auxiliar administrativo, professor de educação física, artes, música, agronomia, instrutores de dança, artesanato e informática, de nível médio, e de ensino fundamental e serviços gerais. Os funcionários são concursados e seletivados.

A gestora do Espaço Prima Jovem não tem formação na área somente cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura do município. Sua postura com seus subordinados é de liderança e todos respeitam a hierarquia estabelecida.

As funções são muito bem divididas e cada profissional recebe também a função de orientador social além de sua qualificação profissional, uma vez que todos trabalham diretamente com um público de jovens em vulnerabilidade.

O horário de trabalho é das 07h00min às 11h00min das 13h00min às 17h00min de segunda à sexta feira. E em situações extraordinárias, onde os alunos são convidados para apresentações e necessitam do acompanhamento de seus professores e coordenação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com