TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática e Metodologia do Ensino da Música

Por:   •  10/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Shérlio Cabral Moreira

8043669

               Plano de aula

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Didática e Metodologia do Ensino da Música.

Brasilia – DF.

2018

                                                           Os sons

Proposta pedagógico-musical

Leva as crianças a compreender a diferença das alturas, intensidades, Duração e timbres dos sons musicais, como suas características e propriedades sonoras. Trabalhando assim o desenvolvimento auditivo na percepção  sensorial auditiva,partindo dos parâmetros dos som e suas variedades .Plano de aula baseado no método de Edgar willems usando o desenvolvimento da audição e, conseqüentemente, da formação musical através da sensorialidade auditiva da natureza humana.

Tempo necessário

 Serão 2 aulas de 1 hora

 Série

. Ensino fundamental 1 – 5ª ano

Objetivos da aula

Elevar os conhecimentos para os alunos que o som e tudo que qualsa impressão aos ouvidos que através dos sons podemos compreender as propriedades dos sons e estimulando a audição das crianças.

Conteúdo:

. Trabalha as características particulares dos sons e combinação dos sons

. Som forte e fraco

. Tempo que se prolonga um som

. Ordem dos valores.

. Sons graves, médios e agudos

Estratégias de ensino

 

Através de gravuras e sons com cd ou data show como, por exemplo, reproduzir um som de um elefante mostrando que o som do animal reproduz um som grave. E um som de um latido de um cachorro reproduz um som médio e por final um som de um passarinho que emite um som agudo assim a criança vai similar a diferença dos sons através das gravuras e áudios produzidos.

Recursos/materiais

Giz, lousa, papel, instrumentos musicais, voz.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: 

O trabalho desenvolvido ajudara ao aluno ter mais consciência sobre os parâmetros dos sons como, por exemplo, perceber afinação e freqüência de uma nota musical assim se ele sendo um instrumentista poderá perceber afinação do seu instrumento e demais outros instrumentos musicais.

Avaliação

 Será feito exercícios de audição utilizando instrumentos musicais como piano ou flauta doce onde a criança irá classificar e determinar as características do som sabendo compreender a altura dos sons que se divide em um som grave, médio ou agudo percebendo também a intensidade do som, se o som e um som forte ou fraco e atentando a duração do som sabendo o tempo que se prolonga o som. E por fim saber classifica e perceber o timbre que é as características dos sons como, por exemplo, todo som tem uma identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com