TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO HABIB’S, E AS 5 FORÇAS

Por:   •  3/10/2018  •  Ensaio  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

GILMAR SILVA

ESTUDO DE CASO HABIB’S, E AS 5 FORÇAS

Universidade Anhembi Morumbi

Gilmar Silva

Estudo de caso Habib’s e as 5 forças

Universidade Anhembi Morumbi

Gilmar Silva

Estudo de caso Habib’s, e as 5 forças

Trabalho apresentado ao Prof....., como parte de nota correspondente à N1.

RESUMO

Este trabalho, tem como objetivo, mostrar de forma prática as principais características das cinco forças, que devem ser observadas em estratégias de negócios, e como estas se aplicam no modelo de negócio da rede Habib’s.

As cinco forças, são de extrema importância, não só para empresas já consolidadas no mercado, como também para as novas, pois através delas, é possível traçar estratégias assertivas e maximizar o uso de recursos de maneira eficiente e eficaz.

Feita a abordagem das cinco forças, identificar o conceito estratégico usado pelo Habib’s, e mostrar quais foram suas aplicações práticas em seu nicho de mercado.

Palavras-Chave: Habib’s. Cinco forças. Estratégia.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 6

2 - QUAIS SÃO AS CINCO FORÇAS? 7

3 - AS CINCO FORÇAS NO HABIB’S (AMBIENTE OPERACIONAL) 8

4 - OS FATORES DO AMBIENTE GERAL E O GRUPO HABIB´S 10

5 - CONCLUSÃO 11

6 - BIBLIOGRAFIA 12

1 - INTRODUÇÃO

O processo de planejamento estratégico, requer uma visão geral do modelo de negócio e tendências do mercado, pois, antes de se inserir em qualquer nicho de mercado, deve-se analisar minunciosamente, todas as possibilidades de riscos e oportunidades, no presente, e principalmente no futuro. O planejamento estratégico, deve ser uma atividade bem clara e com base em informações sólidas, para que se tenha cenários alternativos, no caso da necessidade de uma readaptação, e flexibilidade para adaptações estratégicas diferenciadas, e que melhor venha a atender as tendências do mercado, caso este apresente alguma mudança atípica.

As cinco forças abordadas nas estratégias empresariais, visam de maneira geral, fazer uma análise crítica do mercado e o ambiente onde está inserida, voltando a atenção para, o ambiente, diretriz da empresa, forma de estratégia, implementação da estratégia e controle, sempre observando e adaptando cada uma das atividades, para corrigir pequenas falhas e atender melhor ao procedimento seguinte.

Em geral, o uso das cinco forças, que uma empresa deve observar, acaba definindo como estará posicionada no mercado junto aos seus concorrentes e seus parceiros, pode definir também a sua participação no mercado e lhe permite tomar decisões relacionadas a expansões, aumento de portfólio, entre outros.

No caso Habib’s, estas ferramentas podem ser observadas e exemplificadas, como parte da estratégia usada para o crescimento da empresa, e seu posicionamento no mercado.

2 - QUAIS SÃO AS CINCO FORÇAS?

As cinco forças analisadas como parte do planejamento estratégico são;

Análise de ambiente: Onde a empresa analisa todas as oportunidades e riscos do mercado, e em seu nicho, para determinar quais as alternativas que podem gerar resultados positivos, no menor tempo possível.

A análise de ambiente visa, esclarecer quaisquer problemas futuros referente ao setor de atividade da empresa, oscilações econômicas, fatores políticos, fatores legais, recursos internos e cultura organizacional.

Como benefícios, a análise proporciona integração estratégica, melhores políticas internas e ganhos em produtividade e desempenho.

Diretriz Organizacional: Define de qual forma a empresa vai se posicionar frente as características observadas na análise de ambiente, fazendo o cruzamento de dados com seus recursos e suas possibilidades de abordagem no mercado, junto aos seus concorrentes, clientes e fornecedores. Com base nas informações coletadas da análise de ambiente, é possível também traçar metas a longo prazo, e elaborar plano de negócios, visando parceiros e sociedades no futuro.

Formulação Estratégica: A formulação estratégica, aborda cada um dos planos a ser executados, de forma mais detalhada, levando em consideração cada um dos riscos existentes, qual a melhor forma de contorna-los, e como explorar ao máximo cada uma das oportunidades que o negócio oferece

Implementação: Na fase de implementação, após ter definido ponto a ponto, quais as melhores formas de abordagem e inserção no mercado, seja de novos produtos, ou serviços, a empresa parte para a implementação, levando em conta todos os tópicos abordados em sua análise de mercado, e seguindo à risca, a diretriz organizacional, e a formulação estratégica, assim, as chances de resultados positivos são maiores e a empresa pode antever qualquer adversidade que venha a causar algum tipo de estratégia diferenciada ou adaptação por um período sazonal.

Controle: A fase de controle, pode ser a mais simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com